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Tecnologia 24 de setembro de 2018

Albert Heijn e Refresco tornam a cadeia de suco de laranja transparente

A rede de supermercados holandesa Albert Heijn e a Refresco tornaram transparente a cadeia de suprimentos da marca própria de suco de laranja da Albert Heijn, usando a tecnologia de blockchain. A Refresco fornece à Albert Heijn o suco, originado pelo negócio de sucos da Louis Dreyfus Company (LDC). Pela primeira vez, os consumidores podem acompanhar a cadeia de um produto como o suco de laranja dessa maneira. Eles podem ver, através de um código QR, qual rota as frutas percorreram até o suco estar em uma garrafa na prateleira da loja. Com essa rastreabilidade completa, um próximo passo é dado na transparência para os consumidores.

Marit van Egmond, diretor comercial da Albert Heijn: “Fornecemos a milhões de clientes boa comida e bebida diariamente. Isso traz uma grande responsabilidade, e queremos contribuir ativamente com os temas atuais do mundo ao nosso redor. Estamos tornando nossos produtos mais saudáveis, trabalhando na redução do desperdício de alimentos e analisando como reduzir nosso impacto no meio ambiente. A importância da transparência na cadeia de suprimentos continua aumentando. Conhecemos todas as etapas da cadeia de suprimentos de nossos produtos, para garantir que eles sejam produzidos respeitando as pessoas, os animais e o meio ambiente. E queremos mostrar essas etapas aos nossos clientes também, para sermos abertos e transparentes”.

A Albert Heijn tem relações de longa data com produtores e fornecedores fixos para os 11 mil produtos de marca própria. Em alguns casos, um processo de produção pode tornar-se transparente com relativa facilidade, por exemplo, com frutas e legumes da Holanda. É mais difícil para outros produtos, porque eles têm uma cadeia mais longa ou consistem em múltiplos ingredientes. Ao usar blockchain, uma tecnologia que registra todas as etapas da cadeia, é possível mostrar aos clientes como e por quem esses produtos são fabricados.

A Albert Heijn e a Refresco estão usando blockchain pela primeira vez com o suco de laranja. Os dados das etapas na cadeia de produção são vinculados e tornados transparentes. O blockchain foi desenvolvido em cooperação com o Supply Chain Information Management (SIM), especialista em visualizar e fornecer insights contínuos sobre cadeias por meio de pesquisa e bancos de dados.

Detalhes sobre o suco

Por meio de um código QR na embalagem, os clientes podem seguir todo o trajeto percorrido pelo suco de laranja antes de chegar ao carrinho de compras. Começa no Brasil nos pomares de laranjas administrados pela LDC Sucos, onde a fruta é colhida. Entre outras coisas, os padrões de qualidade que a LDC Sucos tem para a segurança alimentar e sustentabilidade são registrados lá. O blockchain também contém informações sobre as próprias laranjas, incluindo o intervalo de datas de colheita e o grau de doçura. Os consumidores podem ver esses detalhes na cadeia e até enviar um elogio aos produtores com a funcionalidade “Like2Farmer”.

Maarten Kusters, Diretor Administrativo da Refresco Benelux: ‘Esta é uma maneira única de reunir o produtor, processador, engarrafador, varejista e consumidor e tornar todo o processo de produção de suco de frutas rastreável e transparente. Estamos satisfeitos por podermos dar uma contribuição, desta forma, como parceiro da Albert Heijn. Por ser o maior engarrafador de sucos e refrigerantes do mundo, a Refresco está comprometida com um setor de suco de frutas sustentável. Buscamos atingir a marca de 100% de sucos de frutas de origem sustentável até 2030 para os produtos de nossos clientes. Para apoiar esse objetivo, co-fundamos Sustainable Juice Covenant no ano passado, junto com outros líderes do setor”.

Murilo Parada, Head da Plataforma de Sucos da LDC : “Este projeto tem sido uma grande oportunidade destacarmos as várias etapas da jornada do suco de forma transparente. Ver os detalhes, do pomar à garrafa, ajuda os consumidores a entenderem a cadeia de valor do suco sustentável da LDC. Concluímos o primeiro comércio de commodities agrícolas com blockchain em janeiro de 2018 e estamos convencidos de que há enormes oportunidades usando a tecnologia como um facilitador da transformação digital.”

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