Facebook Twitter Linkedin Instagram
Modal Marítimo 23 de setembro de 2019

Aliança comemora 20 anos do renascimento da cabotagem no Brasil

Há 20 anos, a Aliança Navegação e Logística, então recém-adquirida pelo grupo alemão Hamburg Süd, retomava o serviço regular de cabotagem, que tinha sido abandonado gradativamente após a década de 1950, quando o foco do governo passou a ser o transporte rodoviário. Após o Plano Real e a privatização dos portos, a empresa vislumbrou que era o momento de apostar no mercado e investir no serviço entre os portos do Brasil.

O início foi tímido, com apenas um navio de 600 TEUs entre Rio Grande (RS), Santos (SP) e Manaus (AM). Aos poucos, chegaram embarcações com maior capacidade para atender a uma demanda crescente do mercado, que passou a confiar no potencial e na eficiência do transporte multimodal, especialmente na combinação do transporte marítimo com o ferroviário e rodoviário.

Atualmente, a Aliança conta com 13 navios no sistema Cabotagem e Mercosul, oferecendo cinco serviços semanais em rotas interligadas, conectando todos os principais portos entre Ushuaia, na Argentina, e Manaus (AM).

Ao longo desses 20 anos, a companhia transportou mais de 6 milhões de TEUs. Foram 2,4 milhões de contêineres entregues na porta do cliente e mais de 13 milhões de milhas navegadas, o equivalente a 517 voltas ao mundo, com 11 milhões de toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Este volume representa 4 milhões de viagens de caminhão de longa distância a menos nas estradas brasileiras, segundo o CEO da Aliança, Julian Thomas.

Desde 2008, o modal vem crescendo a uma média de 10% ao ano. Em 2018, a Aliança rompeu a marca de 700 mil TEUs embarcados na cabotagem. Neste ano, a expectativa é que a empresa cresça pelo menos 12%. “Recentemente, adicionamos Vila do Conde (PA) à nossa rede de serviços para atender ao mercado promissor de Belém, grande produtor de açaí e cacau. Também estamos testando o porto de Itaqui como porta de entrada para o Maranhão”, destaca Thomas.

O evento de comemoração aconteceu no dia 19 de setembro, no Buffet Fasano, em São Paulo. A Logweb esteve presente.

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
Retrak
Manufacturing Summit Brazil