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Modal Marítimo 25 de março de 2019

Aliança Navegação e Logística adquire frota de caminhões para ampliar o serviço porta a porta

Em razão do aumento da demanda pelo serviço porta a porta na cabotagem e no longo curso da Hamburg Süd e Maersk, a Aliança Navegação e Logística decidiu ampliar a sua frota de caminhões. O projeto “Aliança Trucking” contempla a aquisição de 50 conjuntos próprios da marca Volkswagen – cavalo e semirreboque –, que atuarão no Estado de São Paulo com motoristas contratados pela armadora. O investimento realizado gira em torno de R$ 20 milhões e a expectativa é que sejam realizadas, tanto pela frota própria quanto dedicada, 37 mil viagens ao longo deste ano, totalizando 15 milhões de quilômetros percorridos.  De acordo com Fernando Camargo, Head of Intermodal – South America East Coast da Aliança e Hamburg Süd, a frota atual é formada por 119 conjuntos dedicados (terceirizados), além das contratações sob demanda. Com a nova aquisição, serão 169 conjuntos para atender as operações no Porto de Santos. “Com o ‘Aliança Trucking’, seremos responsáveis por toda a frota dedicada, incluindo veículos próprios e terceirizados. O projeto também contempla a abertura de um terminal operacional em São Bernardo do Campo, SP, bem localizado geograficamente para acessar as duas margens do Porto de Santos.”

Ainda segundo Camargo, com este terminal, a Aliança espera otimizar as operações, uma vez que terá uma base estrategicamente localizada, onde serão armazenados contêineres vazios para atender a demanda da região, e também os cheios, que poderão permanecer no local até o momento ideal para realizar a entrega no porto ou nos clientes. “Continuaremos trabalhando com as transportadoras parceiras, pois os modelos de negócios se complementam. A parceria continua e o que queremos, com a nova frota, é estabelecer padrões de qualidade, que deverão ser replicados pelos parceiros”, afirma Camargo. Atualmente, os caminhões são fundamentais para o serviço porta a porta da Aliança. Na cabotagem, por exemplo, a empresa coleta o contêiner para levá-lo ao porto mais próximo. Após o transporte marítimo, o contêiner é retirado no terminal e conduzido ao destino final. Em mais de 90% dos casos, a armadora utiliza o transporte rodoviário nas pontas.

 

Aumento da cabotagem

Com a greve dos caminhoneiros no ano passado, a cabotagem começou a ser percebida como uma opção interessante por algumas empresas que priorizavam o rodoviário. Para atender o crescimento da demanda – 192 novos clien- tes em 2018 –, a Aliança decidiu que era o momento de investir em um projeto específico para o Estado de São Paulo.  “A decisão de aumentar nossa frota própria foi anterior à tabela de frete mínimo, pois sabíamos que era necessário investir em uma nova opção de atendimento na região. Além dos novos caminhões com tecnologia de ponta embarcada, estamos criando uma equipe especializada no modal rodoviário. Nossa frota própria é pequena e manteremos a parceria com as transportadoras com as quais trabalhamos”, explica Julian Thomas, CEO da Aliança e da Hamburg Süd.  “Há possibilidade de investirmos em mais veículos, considerando os volumes projetados para o futuro. Nossa estratégia é continuar operando com vários modelos, e a terceirização continuará sendo a principal fonte de veículos (94%). Ainda neste ano, pretendemos consolidar o projeto em Santos e iniciar os estudos de ampliação e renovação da frota de Manaus, AM, que tem atualmente 15 cavalos e 120 semirreboques. Outras regiões também serão avaliadas para receber modelos de negócios semelhantes”, finaliza Camargo.

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