Facebook Twitter Linkedin Instagram
Tecnologia 5 de setembro de 2019

App usa IoT para monitorar e controlar veículos pelo celular

Se antes era necessária uma coleção de aparatos para gerir uma equipe ou frota, hoje basta um aplicativo para fazer o monitoramento e ainda controlar veículos, máquinas e equipamentos. O app Gtrace GO IoT transforma o smartphone ou o tablet em um rastreador com comunicador e usa Internet das Coisas para gerar informações em tempo real para uma gestão acertada. Desenvolvida pela Dusspy Tecnologia, a solução potencializa resultados e gera economia na logística e no agronegócio.

“O Gtrace GO IoT usa a expertise de 18 anos no segmento e apresenta os recursos de maneira integrada e modular para fazer os veículos mais conectados e inteligentes”, destaca Ruberley Silva, CEO da empresa. A IoT, tendência que deve movimentar U$ 561 bilhões em 2022, segundo a consultoria MarketsandMarkets, se torna realidade pela Dusspy, pioneira no sistema de rastreamento via internet.

A plataforma mostra pessoas, equipes, frotas, cargas e pets em mapa global interativo, assim como informações reais do computador de bordo dos veículos – através da interface OBD (On-Board Diagnostic) – e a análise comportamental e de dirigibilidade do condutor – com o acompanhamento de aceleração, frenagem e curvas bruscas.

Para o motorista, o rotograma falado funciona como um grande aliado ao alertar sobre regiões de risco, melhores caminhos e excesso de velocidade, enquanto o comando por voz e o botão de pânico garantem uma comunicação rápida e segura. O Gtrace GO IoT também faz leitura de QR Code e código de barras, registro da coleta ou entrega no smartphone e a assinatura para comprovação da remessa diretamente na tela, simplificando todo o processo.

O superaplicativo multifuncional, como é chamado, é resultado de três anos de desenvolvimento pela Dusspy, que aprimora os produtos de acordo com as necessidades do mercado. “Conseguimos, assim, melhoria do desempenho e da qualidade de serviços, aumento de produtividade, gerenciamento da manutenção da frota, diminuição de acidentes de trânsito e redução de custos operacionais”, diz Silva.

App auxilia agronegócio em áreas sem cobertura de rede
Caso haja falha nas redes de internet, informações são enviadas e recebidas via SMS e localização via satélite. No campo, onde os sinais de rede são inconstantes, a solução é de grande valia para mapear lavouras em áreas sem cobertura, gerenciar operações, controlar o plantio e a aplicação de agrotóxicos – ao registrar o caminho realizado pelo veículo –, fazer o controle de pragas e doenças pelo registro de fotos, áudios e vídeos georreferenciados e, por fim, auxiliar no transporte até o destino.

O Gtrace GO IoT tem interface intuitiva e similar aos apps de mensagens instantâneas, e está disponível para smartphones e tablets com Android a partir da versão 2.1 (Eclair), o que permite que seja instalado em dispositivos usados ou de baixo custo.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Business Park
Tokio Marine
Retrak
w6connect
Manufacturing Summit Brazil