Facebook Twitter Linkedin Instagram
Conteúdo 29 de novembro de 2017

5 dicas para economizar com combustível

Por BgmRodotec*

No último mês de Julho, os empresários do setor de transporte foram surpreendidos com a notícia de que o governo subirá a alíquota de PIS/Cofins sobre o diesel. Segundo a Confederação Nacional de Transporte (CNT), a decisão terá grandes impactos na atividade, principalmente, para aqueles que atuam no transporte de cargas, onde a previsão de aumentar até 2,5% o valor do frete.

O combustível continua representando uma fatia importante nos custos gerais do negócio e deve ser tratado com muito cuidado. Afinal, repassar diretamente o reajuste para os clientes pode tornar caro o frete. Neste artigo separamos algumas dicas para economizar com o abastecimento da sua frota e ainda reduzir os custos por meio de pequenas mudanças nos processos internos. Confira!

1. Envolva a sua equipe

A peça principal na economia de combustível é o motorista. Por isso, oriente sua equipe para atitudes que causam não só um maior consumo, como também maior desgaste das peças. Evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante um congestionamento, não usar ar condicionado quando não for tão necessário ou até a utilização de rotas alternativas para fugir de possíveis engarrafamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas. Já existem ferramentas no mercado que permitem que o gestor faça a avaliação de seu time.

2. Verifique o peso da carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza fiscalização constante, mas não é raro encontrar caminhões rodando nas estradas brasileiras com peso acima do suportado. Alguns pensam que estão economizando tanto na cubagem quanto com o tempo. Porém, esse tipo de prática põe em risco o caminhão, o condutor e a própria carga, sem contar que eleva muito o custo com o abastecimento.

3. Estude os preços dos postos

É normal que entre um estabelecimento e outro haja uma diferenciação no preço. Inclusive, existem aplicativos que podem ajudar na busca de um valor mais em conta e até postos que realizam parceria com empresas, oferecendo um preço diferenciado.

4. Fique de olho nos pneus

Pneus com pressão abaixo do limite indicado pelo fabricante pode elevar o gasto em até 4% com combustível. A calibragem correta ainda prolonga o tempo de vida útil dos pneus, ou seja, economiza duas vezes.

5. Invista em roteirização

Economia também é planejamento, por isso na hora que um frete for fechado é essencial traçar uma rota de viagem, com a finalidade de evitar caminhos ineficientes, que forcem o motorista andar um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas. No caso específico de carga, é importante a criação de banco de dados atualizado com frequência, com indicativos das rotas mais seguras e com melhores condições de trânsito.

*BgmRodotec é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para transporte de cargas e passageiros. https://bgmrodotec.com.br/

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Maplink Toyota
LOGCP
Retrak
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Top do Transporte