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Conteúdo 11 de janeiro de 2017

Como a logística impacta no preço dos produtos no Brasil

Por Sidney Hamada, Gerente de Produto da HBSIS*

Um fator de grande impacto na definição dos preços de importação e exportação diz respeito à logística de armazenamento e transporte das mercadorias. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Custo Brasil faz com os produtos do país sejam 23,4% mais caros em relação aos seus principais concorrentes.

O valor mais alto é comparado com o custo de nações como Argentina, Chile, México, China, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Índia, Espanha, Reino Unido, Itália, Suíça, Alemanha, França e Japão, mercados semelhantes ao brasileiro, com produtos e estágio de desenvolvimento parecidos com os nossos. Um dos motivos que faz do Brasil um país de produtos tão mais caros é a alta carga tributária: somos um dos países que mais cobram impostos em todo o mundo. Segundo o estudo, nossa carga tributária eleva em até 13,8% o valor dos produtos fabricados aqui.

No ramo de logística, os dados avaliam fatores como a densidade e a qualidade da infraestrutura rodoviária, ferroviária e portuária. Nesse quesito, que impacta em 1,5% no preço dos produtos, o Brasil fica entre os últimos colocados. Somos ainda o país que pior cuida das estradas e com a pior estrutura portuária.

Outro ponto importante é a burocracia, fator que interfere ainda mais no valor dos nossos produtos. São necessários mais de 30 documentos e a aprovação de 16 órgãos públicos diferentes para se fazer uma única exportação. Em diversos outros países, o processo é mais rápido e mais barato, tornando a competição ainda mais complicada para o Brasil, considerando-se o comércio de produtos internacionais.

Uma forma de minimizar as dificuldades comerciais causadas por todas essas dificuldades é incentivar o consumo interno. Optando por produtos nacionais, fomentamos a movimentação da nossa economia e reduzimos a necessidade de importação de produtos. Cabe também às empresas de logística tentarem otimizar os processos para torná-los menos custosos e complicados, tornando-se mais competitivas no mercado. Uma saída é investir em tecnologias e ferramentas que facilitem as operações, reduzindo o tempo de transporte e evitando falhas nas entregas, por exemplo. Atuando nos processos internos de logística podemos começar a mudar as práticas brasileiras no setor, gerando maior confiabilidade dos clientes, reduzindo custos e valorizando os produtos fabricados aqui.

*A HBSIS é uma empresa de Santa Catarina que atua na área de tecnologia da informação, desenvolvendo soluções para logística, vendas e outsourcing. Entre seus 200 clientes estão grandes empresas brasileiras, como Ambev, BRF e Ultragaz.

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