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Conteúdo 12 de julho de 2018

Mindset de software: automação como estratégia logística

Jean Carlos Pereira – CTO da Transpobrasil

A automação é um dos fatores que mais tem causado impacto sobre as rotinas de trabalho nas organizações. E é também um dos grandes avanços na área de logística. Estamos na era da transformação digital e precisamos fazer nossos planejamentos em conformidade com esse novo cenário, que exige das empresas velocidade, agilidade e foco na experiência do cliente. É hora de adotar o mindset de software: ter consciência de que as mudanças sempre vão acontecer e, em vez de temê-las, olhar para elas como oportunidades de aprendizado e evolução.

O foco no cliente é o mantra que possibilita às empresas conseguir responder melhor e mais rápido às demandas, tornando-se mais relevantes para o consumidor e fidelizando seu público.
Esse novo mindset é fundamental para que se consiga, com agilidade e simplicidade, progredir e melhorar constantemente a experiência que oferecemos aos nossos clientes, sempre com base nos dados e com atenção plena às interações e feedbacks.
Neste sentido, a automação traz agilidade, velocidade e confere mais valor à estratégia logística, facilita o gerenciamento e o controle das ações e tem, assim, forte impacto sobre as rotinas de trabalho. E quando falamos em automação, estamos nos referindo à adoção de sistemas de gestão e ferramentas que promovem a execução automática de processos que antes eram realizados manualmente, consumindo recursos humanos e tempo demais.
A automação nos permite passar de um modelo reativo para uma atuação preditiva e proativa, com a redução ou até mesmo a eliminação de controles e tarefas manuais. Essa transformação significa para as empresas, ter ganho de tempo nos processos e colaboradores voltados a ações estratégicas e ao relacionamento com os clientes, o que traz melhores perspectivas, possibilitando mais eficiência e custos mais favoráveis, além de reforçar o foco no pronto atendimento das demandas do público e do mercado.
Ferramentas para automação logística e suas vantagens
Falando em plataformas de automação logística, podemos citar os Warehouse Management System (WMS), que são sistemas dedicados ao controle das rotinas de estoque; os Transportation Management Systems (TMS), voltados para as rotinas de transporte, e os ERPs (Enterprise Resource Planning) que, apesar de não serem exatamente voltados à logística, são responsáveis pela integração das informações entre as áreas e os agentes do negócio.
Um TMS completo, como o transpoFrete, oferece módulos que abarcam todas as funções de gestão de transportes, proporcionando assim uma visão mais ampla do negócio, e agiliza procedimentos fundamentais que acabam sendo realizados em muito menos tempo. Gestão de fornecedores, auditoria de fretes, tracking de entrega e otimização de cargas são algumas dessas funcionalidades.
Uma única tela dá acesso às informações principais do sistema, o que permite mais rapidez nas decisões e no gerenciamento de ocorrências e crises. Com o BID de transportes, é possível organizar a captação de tabelas de fretes, com o envio das propostas sendo feito automaticamente pelo portal, sem necessidade de processos internos de digitação e controle.
Contando ainda com um módulo de roteirização integrado, nosso TMS também permite otimizar os percursos a serem realizados, possibilitando traçar as melhores rotas levando em consideração os diversos fatores como restrições e pontos de entrega, questões de tráfego e gasto de combustível.
Automação é o caminho
Fica claro, portanto, que tendo a automação como estratégia logística nós conseguimos acompanhar o desenvolvimento de qualquer rotina em tempo real e assim reduzir consideravelmente a necessidade de retrabalho, já que as tarefas passam a ser realizadas de forma automática, o que diminui a ocorrência de erros comuns nas operações manuais.
Cabe destacar, também, que ao contar com um sistema de gestão automatizada, a empresa passa a lidar com todos os seus dados centralizados, atualizados e organizados, o que facilita a busca e o gerenciamento das informações e colabora para a sua segurança. E assim, até mesmo os relatórios têm a oportunidade de se tornarem mais ricos, com bases de dados atualizadas e disponíveis, que terminam por oferecer melhor orientação para as decisões do negócio.
A partir da avaliação dos resultados, que ajuda a identificar onde há gargalos, localizar e estudar suas causas e determinar o que pode ser feito para solucioná-los, é possível estabelecer e manter um programa de melhoramentos constantes e contínuos. Afinal, vimos que sua empresa pode oferecer melhores serviços com a automação e, assim, atender sempre com mais qualidade às demandas dos clientes, fundamental para ganhar destaque e vantagem frente à concorrência neste mercado tão competitivo.
Como estratégia logística, portanto, a automação vem proporcionar benefícios e vantagens para o negócio como um todo, melhorando a gestão das rotinas operacionais às questões financeiras, aumentando a segurança e a precisão das atividades. Com o aperfeiçoamento dos processos e controles, sua empresa ganha pontos importantes para estar à frente da concorrência e em primeiro lugar na preferência dos clientes. Siga e adote o mindset de software: perceba nessas mudanças que impactam as rotinas da logística as oportunidades de aprender e evoluir. Seu negócio vai agradecer – e seus clientes também.

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