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Conteúdo 6 de junho de 2019

Nada substitui o fator humano

Por Josana Teruchkin, diretora executiva da Sulista

Por causa dos avanços tecnológicos nos transportes é fácil associar uma empresa como a Sulista a recursos físicos como caminhões, computadores de bordo, combustível, etc. Mas, apesar de serem indispensáveis, equipamentos de ponta de nada servem sem a inteligência e a execução do homem.

Em outros termos, também na indústria logística, o fator humano é crucial para o sucesso. Por mais que pareça óbvio, ainda não se dá o devido valor ao colaborador no nosso segmento. Mas, para nós, o capital humano é um diferencial. Temos uma equipe experiente, que se sente dona do negócio e faz acontecer. O cliente confia nas nossas pessoas. Sim, a tecnologia automatiza processos e oferece maior eficiência na cadeia logística, exatidão e confiabilidade nas informações. Mas são as pessoas que estão no comando para garantir a melhor entrega ao cliente.

Pode parecer um pouco paradoxal, mas é em função do crescimento do uso da tecnologia e dos processos cada dia mais automatizados que a gestão de pessoas se torna ainda mais importante dentro da logística. Envolver e desenvolver os colaboradores em toda a cadeia, de forma engajada e motivada, cuidando da capacitação e desenvolvimento é imprescindível. Os líderes devem cada vez mais saber tirar o melhor de cada um, trabalhar com a diversidade na equipe e, a partir das diferenças, conquistar uma operação eficiente e com um mínimo de falhas. E nada disso é possível se as nossas pessoas não estiverem satisfeitas com o que fazem e alinhadas com o propósito da empresa.

O olho no olho, hoje pouco utilizado, passa a ser um diferencial e ter grande relevância no nosso negócio. Somos convictos de que só as pessoas possuem o poder de decisão e a criatividade para gerar inovação. Por isso acreditamos que o colaborador é o cartão de visitas da Sulista e incentivamos a proximidade entre o cliente e a nossa equipe. Focamos cada dia mais nas relações de parceria , buscamos o ganha a ganha e queremos gerar uma boa experiência para nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

Porém esse não é um caminho fácil. Tudo é um aprendizado que ainda estamos conquistando , porque sempre fomos muito focados em resultados e trabalhamos em um ambiente de alta pressão, como é comum no meio logístico. Mas, aos poucos, estamos percebendo, com a consolidação da nossa empresa e o nosso amadurecimento como gestores, a importância de um ambiente mais flexível e com um pouco mais de “coração” .

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