Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 12 de abril de 2015

As opções para economizar na frota de veículos

Num momento de recessão econômica, as empresas estão buscando alternativas para reduzir custos em todas as áreas e num país com impostos tão altos, combustíveis caríssimos e estradas em condições que geram muita manutenção em veículos, é preciso encontrar opções mais viáveis também para as frotas, seja qual for o segmento em questão.

A grande maioria das companhias precisa de meios de transporte para fazer entregas, visitar clientes, prestar serviços in loco e outras necessidades que as fazem continuar na ativa. E é necessário escolher muito bem esse transporte, para que ele tenha o melhor custo-benefício, garantindo a satisfação dos clientes, o bem-estar dos colaboradores e a saúde financeira da empresa.

Já está comprovado: usar veículos alugados gera uma economia de pelo menos 30%. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Marbor Locadora de Veículos, com mais de 20 anos de atuação no mercado. Isso porque um carro não custa apenas o preço pelo qual ele é vendido. Deve-se somar a esse valor inicial gastos com manutenção preventiva e corretiva, substituição de pneus, lavagem, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas de trânsito, seguro obrigatório, seguro particular, licenciamento, assistência técnica, veículo reserva e outras despesas inevitáveis para quem é dono de um ou mais carros. E se tratando de uma frota, ainda que pequena, o custo fica ainda maior.

Sem contar os tributos, principalmente para o caso de pessoas jurídicas, e a desvalorização pelo tempo e pelo uso (aumento da quilometragem) do veículo e as paradas para manutenção, problemas mecânicos e outros problemas que acabam acontecendo e atrapalhando ou até impedindo a continuidade do atendimento, parando vendas e causando prejuízos imensuráveis.

Alugar um ou mais veículos – claro que de uma empresa séria, que ofereça um serviço de qualidade – é hoje a forma mais vantajosa de se manter uma frota nas empresas, que arcam apenas com o custo da locação. Todos os outros gastos ficam a cargo da locadora, que também se responsabiliza por toda a parte burocrática, como manter em dia a manutenção, oferecer assistência 24 horas em todo o território nacional, ter controle total das multas de trânsito e dos impostos, veículo reserva, assessoria jurídica em casos de sinistros e atendimento personalizado. Quem aluga ainda pode escolher qualquer tipo de modelo, cor e todos os outros detalhes de sua preferência.

Na ponta do lápis, não dá nem para comparar as vantagens e desvantagens entre comprar e terceirizar uma frota. É um cálculo que algumas pessoas ignoram por falta de informação, mas que pode fazer toda a diferença nas despesas da companhia. Pesquise, faça as contas! O resultado vai te surpreender e impactar positivamente nos gastos da sua empresa.

 Tatiana Borenstein

Diretora-administrativa do Grupo Marbor

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal