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Conteúdo 4 de maio de 2015

Para reduzir custos varejistas procuram eficiência na distribuição

O custo total de um produto consiste na combinação dos custos de produção e dos custos de distribuição. Durante décadas, as marcas de varejo têm trabalhado para reduzir os custos de produção, como forma de reduzir o custo total do produto, aumentando assim, suas margens de lucro. Isso para alcançar o sucesso em mercados cada vez mais competitivos. Quase todas as estratégias possíveis têm sido exploradas para reduzir o custo de produção, incluindo a redução dos custos de trabalho, automatização de processos, negociação do preço de materiais e assim por diante.

Como essa estratégia chegou ao seu limite, as empresas que desejam permanecer competitivas devem encontrar novas maneiras de reduzir custos, explorando a ainda complexa possibilidade de reduzir os custos de distribuição.
Enquanto qualquer embarcador pode se beneficiar da redução dos custos de distribuição, esta irá variar dependendo da resposta a uma pergunta inicial: “será que meu custo de distribuição representa uma parcela significativa do custo total dos meus produtos?” Se a resposta for “sim”, muitas são as oportunidades para reduzir os custos globais e aumentar as margens de lucro.

Mercadorias com os custos de distribuição significativos incluem desde jeans e outros produtos de vestuário até bobinas de aço industriais pesando 20 toneladas, entre tantos outros. Qualquer custo de tempo de distribuição representa uma parcela significativa no custo final das mercadorias; a partir daí existe potencial para impactar significativamente esses valores.

Em geral, independente do tipo de distribuição, seja ela empresa/consumidor ou entre companhias – e do custo de produção das mercadorias – sempre é possível uma redução nos custos.

Soluções a longo prazo

Instintivamente, as empresas tentam reduzir o custo de distribuição a partir da renegociação de valores com as transportadoras. Enquanto essa estratégia proporciona alguma redução de custos a curto prazo, a longo prazo ela se inviabiliza. Além disso, como fica a cargo das transportadoras arcarem com o aumento dos custos, o relacionamento entre empresa e transportadoras perde em possibilidade de negociação.

Então como fabricantes e marcas podem reduzir seus custos de distribuição sem pedir descontos junto às transportadoras? Ao encontrar formas mais eficientes de distribuir a economia pode ser alcançada em quase todas as etapas da distribuição, desde a gestão de estoque até o planejamento do transporte.

As transportadoras podem usar estratégias para operarem de maneira mais eficiente. Tecnologias de otimização e planejamento de rota podem ajudar a atenuar o impacto da falta de motoristas e o aumento do congestionamento rodoviário através de um exame detalhado dos pedidos e de suas variáveis, tais como volume da carga, tipo e destino e combiná-los com as variáveis locais, tais como área de restrições de tráfego e taxas para determinar as transportadoras ideais, tipos de frota e rotas.

Da mesma forma, tecnologias de monitoramento de execução e gestão de custos podem ser utilizadas para total visibilidade do desempenho da transportadora, possibilitando, por exemplo, uma adaptação rápida para atrasos não planejados, auditoria rápida e liquidação da fatura sem a necessidade de reconciliações; ajudando a preservar as relações e parcerias com operadoras e fornecedores. Mesmo com as melhores tecnologias de otimização e planejamento de rota, variáveis imprevistas, como acidentes ou tempestades severas podem causar atrasos. Informações em tempo real para esses atrasos permitem ajustes rápidos de rotas e comunicação imediata a todas as partes interessadas (empresa, veículos, clientes, etc.).

Mais eficiência pode ser encontrada em diversas áreas, incluindo desde a gestão de estoque até a consolidação de pedidos. Quando combinados com a otimização da rota e planejamento, acompanhamento de execução e eficiência de gestão de custos, as empresas podem reduzir seu custo de distribuição em até 30%, mantendo-se competitivas sem apertar ainda mais os custos de produção.

Lisa Henthorn – Vice-Presidente, Comunicação e Marketing da Eyefreight. 

Profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência em vendas e consultoria. Como vice-presidente de comunicação e marketing da Eyefreight é responsável pela comunicação da companhia globalmente.

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