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Rodovias 21 de junho de 2018

BB e Bradesco lançam a marca Veloe para entrar no mercado de pedagiamento eletrônico

Cobertura: Carol Gonçalves

Foi com a proposta de oferecer uma experiência totalmente digital, fácil e econômica que surgiu a Veloe, solução para pedagiamento eletrônico e meios de pagamentos para mobilidade urbana. Criada pelo Banco do Brasil e Bradesco, por meio de sua controlada Alelo, subsidiária do Grupo Elo Participações S.A, a nova plataforma foi desenvolvida para uso em pedágios, estacionamentos, postos de combustíveis e outros locais, sendo totalmente integrada a um aplicativo de fácil utilização.
No primeiro momento, a Veloe estará disponível para um grupo de clientes convidados e domiciliados no Estado de São Paulo, que já contarão com uma rede de aceitação de 24 concessionárias, com cobertura total no Estado, incluindo rodovias federais, e estacionamentos que contemplam os principais shoppings da cidade de São Paulo em localizações estratégicas.
A partir do segundo semestre deste ano, a operação iniciará seu processo de abertura ao mercado, com presença nas principais rodovias do Estado do Rio de Janeiro e se estendendo para as outras regiões do país e, até o final deste ano, a Veloe estará em todas as rodovias pedagiadas do Brasil. A previsão é que a marca atinja 1,5 milhão de usuários até 2020.
Seu funcionamento é simples: uma tag é colocada no veículo, vinculada ao CPF e à placa do carro do usuário. A leitura dessa tag é feita através das antenas localizadas nas praças de pedágios.
O objetivo da marca é alcançar novos usuários e criar uma cultura inovadora no uso da tag, com foco na experiência do consumidor. Toda a jornada será digital, desde a aquisição até a gestão e pagamentos, com usabilidade descomplicada e transparência nas informações. O aplicativo, por exemplo, tem como diferencial permitir a divisão de valores com outros usuários.
“Nossa entrada neste segmento pode trazer uma nova dinâmica para esse mercado, impulsionando a melhoria dos serviços oferecidos ao consumidor final”, afirma Raul Moreira, presidente da Alelo.
A expectativa é que novas funcionalidades, como pagamento em serviços de Drive Thru e lavagem automotiva, por exemplo, sejam integradas à ferramenta em um futuro próximo. “Várias soluções serão plugadas na mesma conta digital, de forma gradativa”, ressalta Moreira. Vale lembrar que se trata de uma ferramenta aberta, que pode ser negociada com vários postos e empresas.
Maria Izabel Gribel, executiva da EloPar responsável pela Veloe, salienta que este é um mercado muito grande. “Segundo a ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, são realizadas, por ano, cerca de 1.8 bilhão de transações em pedágios no país. Destas, 45% são através de pagamento eletrônico. Esse grande potencial torna a presença da Veloe relevante no mercado.”
Os serviços serão comercializados para pessoas físicas e jurídicas. São previstos planos para atender a diferentes perfis de clientes, que usam somente na estrada ou na cidade, além de planos que contemplam todo tipo de uso. Para empresas, estarão disponíveis planos para pequenas e grandes frotas. Segundo Marcelo Noronha, diretor vice-presidente do Bradesco, a plataforma é flexível e, oportunamente, poderá ser usada em outros modais.
“Com isso, complementamos nossa estratégia de diversificação em meios eletrônicos de pagamentos e avanços na oferta de soluções completas para nossos clientes, sejam pessoas físicas ou empresas”, complementa Marcelo Labuto, vice-presidente do Banco do Brasil.

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