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Tecnologia 14 de outubro de 2019

Cacau Show aposta em solução de voz para alcançar meta de mais de R$ 1,5 bilhão em faturamento

Para acompanhar o crescimento do comércio e varejo brasileiro – tanto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC quanto a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC apresentam estimativas semelhantes, em torno de 5% de crescimento em 2019 em relação ao ano passado – e para consolidar um crescimento de aproximadamente mais de R$ 1,5 bilhão em 2019, a Cacau Show está investindo muito além de na sua estratégia de expansão.

A rede varejista de chocolate conta, entre outras iniciativas, com a solução de voz da Seal Sistemas para reduzir custos operacionais e otimizar o processo logístico. O sistema de Voice Picking é uma tecnologia que permite ao colaborador trabalhar com as mãos livres, recebendo instruções do sistema via comando de voz e dando o feedback da tarefa da mesma maneira, estabelecendo uma “conversa” entre funcionário e sistema.

Ou, como explica Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas, também conhecido como solução “olhos e mãos livres para trabalhar”, o sistema de Voice Picking proporciona grande aumento de produtividade nas operações do chão de fábrica. “Ao liberar as mãos do operador para manusear os itens no estoque, o método pick-by-voice garante uma sequência de escolha de itens ergonômica e eficiente. Agora, o operador não precisa ler as instruções. Ele simplesmente as ouve e executa. O dispositivo – coletor de dados, coletor de dados por voz, coletor RF ou Android – faz a conversão de dados em voz e voz em dados. Assim, a inteligência é local e não sobrecarrega nenhum sistema de retaguarda.”

Ainda de acordo com Bernardes, a solução é constituída de um terminal portátil – coletor RF ou Android –, um head set, baterias, acessórios e o Kairos Middleware – middleware próprio da Seal Sistemas que integra com qualquer WMS/ ERP e monitora os processos, as atividades e a produtividade dos colaboradores.

 

Referência

Por seu lado, Robson Alves, coordenador de logística da Cacau Show, diz que a operação logística tem papel fundamental para que a Cacau Show continue sendo uma referência para o mercado e consumidores. E que o motivo pelo qual optaram pelo Voice Picking é que precisavam ser mais produtivos, manter os controles e a infraestruturra já existentes, enquanto o R.O.I teria que ser menor que seis meses. Além do mais, teria que ser uma tecnologia atual.

“Temos um único Centro de Distribuição em Itapevi, próximo à capital paulista, que distribui a mercadoria para o Brasil todo. O que significa que saem, por dia, 45 mil caixas de chocolate para nossos franqueados”, afirma Alves, destacando que hoje, a empresa é a maior rede de franquia de chocolate do mundo.

Está completando dois anos que a empresa atua com este CD, que possui 28 docas para expedição e mais de 55 mil metros quadrados. “Hoje temos capacidade de dobrar o volume expedido com essa nova estrutura e atendemos mais de 2.300 pontos de entrega, utilizando cerca de 30 carretas diariamente para entregas fora do Estado e uma média de 60 VUCs para São Paulo – Capital.”

E é justamente no momento de separação e logística de distribuição de produtos que a solução de voz da Seal Sistemas é utilizada, funcionando de forma integrada ao sistema de gestão e ERP usado pela empresa e assim, proporcionando maior agilidade nesse processo. Antes de usar a solução de voz, a Cacau Show já contava com coletores de dados da Seal Sistemas.

São aproximadamente 120 funcionários, divididos em três turnos, que cuidam de distribuição e separação. “Com esse crescimento acelerado, o alto número de lojas abertas e o aumento do volume da produção de chocolates, precisávamos de uma tecnologia que acompanhasse esse ritmo frenético. A área de logística precisava de agilidade para não encavalar e atrasar os negócios da empresa. E com a ajuda da expertise da Seal, somada ao que víamos do mercado, o Voice Picking seria o nosso próximo passo para suprir a necessidade que precisávamos na velocidade que precisávamos”, explica Alves.

Com o passar dos anos, ainda usando o coletor de dados, a Cacau Show foi aumentando significativamente o número de caixas separadas hora-homem, ou seja, quantidade de caixas que um funcionário consegue separar por hora. “Em 2014, quando adotamos o coletor, trabalhávamos com 120 caixas/hora-homem. Em 2017, já conseguíamos fazer 150 caixas/hora-homem. No ano passado, chegamos ao máximo do limite possível para o coletor: 166 caixas/hora-homem. Com todo o limite do coletor usufruído – havia a limitação da tecnologia, e já tínhamos extraído o máximo de produtividade homologada pela ferramenta –, migramos de vez para a solução de voz”, conta o coordenador de logística.

Como a empresa já utilizava os coletores de dados da Seal Sistemas, a transição foi mais simples e rápida. “Por serem nossos clientes, já havia uma relação de confiança entre Cacau Show e Seal, o que facilitou muito a implementação. Mostramos que além da agilidade numérica na separação das caixas, a solução de voz traria mais assertividade nessa tarefa, já que o funcionário está com as mãos e olhos livres para realizar as atividades, além de uma necessidade menor de treinamento”, explica Bernardes, da Seal Sistemas.

 

Implantação

Para a Cacau Show, a chave do sucesso da implantação foi o envolvimento dos usuários. Se com a solução anterior os operadores necessitavam digitar dados e navegar entre vários frameworks, agora eles precisam apenas da voz e da audição. Segundo Alves, “a adaptação foi muito rápida. Existe no primeiro momento uma preocupação, já que é uma tecnologia diferente da usual. Porém, após o treinamento, percebemos que nossos funcionários se adaptaram muito bem ao Voice Picking, deixando de lado a navegação nas telas dos coletores de dados para usarem a voz, algo que eles conhecem desde seu nascimento.”

A transição também foi facilitada porque a Cacau Show já tinha tudo pronto para receber a tecnologia, pois já utilizava padrões exigidos para o uso dos coletores.

“Além do mais, temos uma equipe de gerenciamento de projetos que trabalhou em conjunto com o time da Cacau Show todo o tempo, pré e durante a implementação. Foi uma implementação bastante tranquila e segura”, comenta o CEO da Seal Sistemas.

 

Melhorias

Em apenas três meses de uso da nova solução, a Cacau Show já conseguiu identificar uma melhora de produtividade de 10% na tarefa de separação. “Hoje, já conseguimos chegar a 12% de aumento de produtividade, representando um número aproximado de 185 a 190 caixas/hora-homem. E a nossa expectativa que esse número bata na casa de 205 caixas. Essa otimização nessa atividade representa não só melhoria da produtividade como uma redução de perdas financeiras. Cada erro ou atraso de caixa representa um prejuízo muito grande para a empresa”, comemora Alves.

Além do faturamento e do número de caixas por hora-homem, outro índice que a Cacau Show persegue, e conta com a ajuda da Seal Sistemas, é a disponibilidade do produto no momento de separação e linha de produção. “Hoje já temos 99% de controle de que um determinado produto está no ‘posto’ na hora que o operador chegar lá. Com a solução de voz, conseguimos sinalizar para um funcionário se o produto já está no local correto ou se ele deve ir mais tarde para não ter retrabalho. Com isso, nossa meta é melhorar essa porcentagem para 99,5% de que produto e funcionário estarão no local e momento corretos e assim manter a excelência desse processo”, conta Alves.

Assim, em ternos de benefícios trazidos pelo novo sistema, a Cacau Show tem melhor performance em produtividade, assertividade, ergometria operacional e flexibilidade para o uso. “Internamente, o voice deixou o trabalho da nossa equipe mais fácil e rápido, além de ser menos cansativo e evitar retrabalhos. Nossa métrica de inversão reduziu significativamente de 7,78% para 1,78% comparando o mesmo período do ano anterior. E com essa assertividade na separação, nossos pedidos chegam corretamente aos nossos franqueados garantindo que eles tenham uma boa experiência com a marca e que assim, a própria experiência dos clientes finais também seja positiva”, acrescenta o coordenador de logística.

Sobre os próximos passos da Cacau Show no sentido de implementar a TI na sua logística, Alves lembra que hoje têm um transelevador e, agora, a tecnologia de vóz auxiliando na gestão de armazém. “Os próximos passos serão voltados para a distribuição. Com frotas e software para também melhorar nossas entregas em todo pais.”

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