Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 25 de março de 2019

Caminhão conectado é destaque em evento de logística

Obter o máximo de eficiência, segurança e sustentabilidade. Esse é o objetivo de uma parceria entre a Ebmac Transportes e Logística, a Scania, a Wabco e os Furgões Ibiporã. Um dos 13 veículos da transportadora de Cambé (PR) equipados com as novidades estava exposto na Intermodal, feira de logística que se encerrou na última quinta-feira em São Paulo.

“O foco da nossa parceria é entregar qualidade, segurança, informação em tempo real e também sustentabilidade e redução de custos”, diz Wilian Zucolote de Oliveira, sócio da Ebmac. “Estamos falando de qualidade, de segurança, de telemetria, de informações em tempo real”, complementa.

O caminhão da nova geração Scania conta com o recurso dos serviços conectados da marca, carreta da Furgões Ibiporã e um sistema aerodinâmico fornecido pela Wabco. “Temos muita tecnologia embarcada na unidade tratora e na carreta. Estamos falando de sensores e atuadores que trazem eficiência e ajudam a evitar acidentes e avarias na carga”, conta.

Ele ressalta que, com a telemetria e os serviços conectados, é possível saber se o motorista está usando o veículo com eficiência, fazendo a troca de marchas e aceleração e frenagem da forma correta. “A aerodinâmica do sistema Wabco instalado na carreta gera economia de consumo e evita o efeito vórtice e arrasto do veículo.”
Segundo a Wabco, o OptiFlow Tail é uma solução para reduzir a resistência do ar localizada na traseira do semirreboque, por exemplo, sobre as portas do modelo furgão. Ele direciona o fluxo de ar. Ao diminuir a resistência, aumenta a eficiência do veículo na estrada, ajudando a reduzir o consumo de combustível.

Oliveira diz que os Furgões Ibiporã apresentaram um equipamento novo: é uma carreta sider com inteligência embarcada na qual é possível, por exemplo, ajustar o nível de suspensão e distribuir o peso da carga pelos eixos. “É possível memorizar a altura da doca do cliente. Toda vez que o veículo chega para embarque ou desembarque, a carrega se adapta exatamente no nível da doca”, explica. “Tem ainda o sistema EBS, que é antitombamento, e o ABS. Tudo isso na palma da mão do motorista. De dentro da cabine, ele consegue acionar via smartphone ou tablet”, garante.

O empresário ressalta que o veículo exposto na Intermodal não é um protótipo. “Já está em circulação.” De uma frota de 54 conjuntos da frota da Ebmac , 13 já estão dotados com o sistema fruto da parceria entre as quatro empresas.

Enersys
Volvo
Savoy
Globalbat
Retrak
postal