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Caminhões 8 de março de 2019

Caminhões com Allison se classificam entre os cinco primeiros no desgastante Rally Dakar 2019

Veículos equipados com transmissões Allison totalmente automáticas ocuparam o primeiro, terceiro e quarto lugares na categoria Caminhões no Rally Dakar, o evento off-road reconhecido como um dos mais difíceis do automobilísmo mundial. O teste de resistência que durou dez dias e percorreu em altas velocidades 5.537 km de estradas rochosas, desertos arenosos e dunas elevadíssimas atraiu a participação de quase 200 veículos entre caminhões, carros, motos e protótipos especiais de competição.

Como evidência adicional de robustez mecânica, um outro caminhão equipado com Allison também terminou entre os 10 primeiros no Dakar 2019. A transmissão usada por esses caminhões foi a Allison da Série 4000, projetada para fazer com que veículos pesados operem de forma suave e efetiva, proporcionando ao mesmo tempo uma combinação inigualável de desempenho e eficiência de combustível.

O Dakar 2019 teve início e término na capital peruana de Lima, na árida costa do Pacífico, e contou com 10 etapas especiais ao longo de trilhas de terra e desertos no sul do país. Cada caminhão contou com uma equipe de três pessoas ꟷ motorista, navegador e mecânico ꟷ em uma dura disputa que foi travada até o último dia. Os competidores tiveram que manter um ritmo de prova altamente acelerado, mesmo sob a pressão de saber que o menor erro de pilotagem ou de navegação poderia custar a perda de posições na tabela de classificação.

Dois dos caminhões equipados com Allison, que se classificaram entre os quatro primeiros, foram inscritos pela Petronas Team De Rooy Iveco, com o holandês multivencedor da prova Gerard de Rooy chegando em terceiro e o argentino Federico Villagra em quarto. A equipe de De Rooy optou pelas transmissões totalmente automáticas Allison em 2016, após ter problemas mecânicos com outras transmissões.

De Rooy explica:“O Dakar é muito duro para suspensões, eixos e transmissão. Temos perto de 5.000 Nm de torque do motor, mais a potência reversa que retorna dos eixos para a transmissão, e todo o sistema tem que resistir a infindáveis impactos. Nas superfícies muito irregulares, há uma forte oscilação do volante e uma grande vibração passa por toda a linha de transmissão. Em areia fofa, o que exige que a gente use baixa pressão nos pneus, muito calor é gerado na caixa de câmbio e no sistema de transmissão. É muito difícil para a transmissão, portanto, durabilidade é imprescindível. Se você tiver um problema mecânico, pode esquecer de conseguir um bom resultado.”

Além da transmissão ter que suportar os altos valores de torque do motor em condições de grande severidade de uso, De Rooy cita a dirigibilidade como outro motivo para escolher uma Allison. “Existem grandes vantagens em se usar uma transmissão totalmente automática”, diz ele. “Uma é que você tem potência constante e não perde tempo com mudanças de marchas, isso permite um bom progresso com um fluxo uniforme. Outra vantagem é que o retardador, além de melhorar os espaços de frenagem, economiza os freios. E é muito mais tranquilo na cabine. Você mantém as mãos no volante, não precisa pensar nas trocas de marchas e pode se concentrar apenas em pilotar e frear. Isso realmente ajuda”.

A Série 4000 da Allison Transmission foi projetada para operar com relações de marchas mais curtas ou longas e pode vir com até sete velocidades incluindo duas relações de overdrive e uma segunda marcha à ré. A tomada de força (PTO) acionada pelo motor está disponível como opcional, assim como o retardador de saída integral proporciona melhor frenagem do veículo e redução do desgaste dos freios. Toda a operação é apoiada pelos avançados controles eletrônicos Allison de 5ª geração, que também trazem recursos de prognóstico.

A Série 4000 é utilizada globalmente em uma ampla gama de aplicações vocacionais, incluindo agricultura, construção, distribuição, energia, incêndio e emergência, mineração, serviços municipais e públicos como os trabalhos em portos e coleta de lixo, além de veículos de recreio, como os motorhomes, e tratores.

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