Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de abril de 2002

Carrefour terceiriza contagem de estoques

AWIS Boucinhas & Campos foi a escolhida para realizar a contagem dos estoques em metade das 22 lojas do Carrefour no Estado de São Paulo, já que a empresa aderiu à terceirização destes serviços.

“A terceirização da tomada de inventários de estoques pelos Supermercados Champion – do Grupo Carrefour – foi decidida após a execução, pela WIS Brasil Boucinhas & Campos, de alguns inventários de avaliação, que definiram a conveniência de se estabelecer procedimentos padrões de parceria, de acordo com as exigências de exatidão e isenção qualitativa e quantitativa dos resultados”, informa Rodrigo Grimaldi, diretor geral da WIS Boucinhas & Campos.

Solução focada no varejo

Surgida em 1998, a joint-venture entre a Boucinhas & Campos Auditores Independentes e a WIS – Washington Inventory Service, empresa americana do setor de inventários de estoque, tem por objetivo oferecer às grandes redes de varejo do país – lojas de departamento, supermercados, farmácia e material de construção, entre outras – um sistema com capacidade para contar 4 milhões de itens em apenas 8 horas.

Segundo Grimaldi, a partir do desenvolvimento de um aplicativo de interface dos sistemas do cliente da WIS Brasil Boucinhas & Campos, torna-se possível, com um coletor de dados, a captura por leitura ótica dos códigos de barra dos produtos existentes numa loja, total ou parcialmente, e o processamento destes dados por quantidade e descrição dos mesmos, bem como a emissão de um relatório ao final do inventário. Isto tudo com uma duração aproximada de 8 a 10 horas entre os horários de fechamento e abertura da loja, com um número de contadores adequados a qualquer que seja a quantidade de produtos a serem contados.

Vantagens

Segundo o diretor da WIS Boucinhas & Campos, a grande vantagem ao se contratar uma empresa na contagem dos estoques é que a loja não precisa ser fechada para balanço, para o serviço ser efetuado: “os auditores vão para a empresa e trabalham ao lado dos funcionários”. Ainda de acordo com Grimaldi, a vantagem principal é que, com este sistema, é possível evitar as fraudes, pois há condições de saber exatamente o que está sendo desviado do estoque e por quem.

Na verdade, são várias as vantagens apontadas com a terceirização dos serviços de contagem de estoques. Por exemplo, a acuracidade, já que os procedimentos de contagem são padronizados, com equipamentos de contagem especialmente projetados e pessoal especializado.

Também há o fator economia, segundo o diretor da WIS Boucinhas & Campos, pois é possível minimizar as horas extras de funcionários em treinamento e no tempo de contagem. “Desta maneira, o funcionário fica liberado para atender o consumidor, sem investimento em coletores de dados e desenvolvimento de sistemas.”

Outra vantagem é a rapidez, pois o sistema garante a conclusão no tempo estabelecido. Além disso, os procedimentos de contagem e de auditoria podem ser ajustados para situações especiais sem afetar a acuracidade.
Mais uma vantagem é a obtenção de resultados objetivos e independentes, pois a contabilidade do cliente tem a confiança de resultados que vêm de fonte independente da tomada de decisões.

Não às perdas

“Vale lembrar que, no Brasil, as perdas nos estoques chegam a 3%. Nos Estados Unidos, onde o processo de terceirização dos estoques é antigo, as perdas não ultrapassam 1%. E reduzir as perdas significa aumentar o lucro”, afirma Grimaldi.

Ele finaliza informando que, nos Estados Unidos, o inventário de estoques movimenta US$ 1 bilhão, e a WIS é responsável por um quarto (US$ 250 milhões) desse mercado. “No Brasil, a terceirização do inventário de estoques é nova e existe potencial para crescer 10 vezes. A expectativa é que o setor apresente crescimento de 30% ao ano”, conclui.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal