Facebook Twitter Linkedin Instagram
Modal Marítimo 18 de março de 2019

Codeba investe em tecnologia de ponta e Bahia terá portos mais modernos

Os portos públicos da Bahia irão passar por um grande processo de mudança nos próximos anos. A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) está investindo em modernização tecnológica, automação e novas soluções para operação e gestão dos portos de Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus. As alterações buscam tornar o trabalho nessas estruturas mais eficiente e rápido, além de promover uma maior rotatividade de navios nos locais, aumentando a capacidade e reduzindo investimentos das empresas.

O processo começou em 2018 com preparativos para que as soluções fossem implantadas neste ano. Um novo sistema de gerenciamento de tráfego será implantado. Trata-se de um processo semelhante ao sistema de controle de tráfego aéreo. Está previsto ainda a instalação de softwares e hardwares para agendar o acesso de caminhões nos terminais para sincronizar as datas de chegada dos navios e das cargas nos portos, o chamado Sistema Portolog.

A Codeba ainda ganhará o Sistema Eletrônico de Informações, que vai gerir processos e documentos eletrônicos. Este sistema poderá ser acessado remotamente. É prevista uma integração da base de informações de gestão da Codeba com compartilhamento com todos os setores da companhia.

“Na gestão, a ideia é ter um sistema de gestão portuária integrado, juntando todos os controles e atividades-fins. Esse sistema vai se integrar tanto ao controle e segurança de tráfego de navios, a chegada, a cobrança, os controles de acesso terrestre, a pesagem, o agendamento, a base do cliente, dentre outros”, explicou o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale.

De acordo com ele, estes investimentos tornam a operação eficientes e rápidas, além de torná-las mais rentáveis. “O que se busca hoje é adotar soluções inteligentes e de gestão porque você consegue ampliar a capacidade de movimentação sem necessariamente ter que investir de imediato um volume significativo de recursos. É uma utilização eficiente de recursos”, afirmou o diretor-presidente da Codeba.

 

Fonte: Correio 24h

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Clark Savoy Retrak Veloe