Facebook Twitter Linkedin Instagram
Modal Marítimo 18 de março de 2019

Codeba investe em tecnologia de ponta e Bahia terá portos mais modernos

Os portos públicos da Bahia irão passar por um grande processo de mudança nos próximos anos. A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) está investindo em modernização tecnológica, automação e novas soluções para operação e gestão dos portos de Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus. As alterações buscam tornar o trabalho nessas estruturas mais eficiente e rápido, além de promover uma maior rotatividade de navios nos locais, aumentando a capacidade e reduzindo investimentos das empresas.

O processo começou em 2018 com preparativos para que as soluções fossem implantadas neste ano. Um novo sistema de gerenciamento de tráfego será implantado. Trata-se de um processo semelhante ao sistema de controle de tráfego aéreo. Está previsto ainda a instalação de softwares e hardwares para agendar o acesso de caminhões nos terminais para sincronizar as datas de chegada dos navios e das cargas nos portos, o chamado Sistema Portolog.

A Codeba ainda ganhará o Sistema Eletrônico de Informações, que vai gerir processos e documentos eletrônicos. Este sistema poderá ser acessado remotamente. É prevista uma integração da base de informações de gestão da Codeba com compartilhamento com todos os setores da companhia.

“Na gestão, a ideia é ter um sistema de gestão portuária integrado, juntando todos os controles e atividades-fins. Esse sistema vai se integrar tanto ao controle e segurança de tráfego de navios, a chegada, a cobrança, os controles de acesso terrestre, a pesagem, o agendamento, a base do cliente, dentre outros”, explicou o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale.

De acordo com ele, estes investimentos tornam a operação eficientes e rápidas, além de torná-las mais rentáveis. “O que se busca hoje é adotar soluções inteligentes e de gestão porque você consegue ampliar a capacidade de movimentação sem necessariamente ter que investir de imediato um volume significativo de recursos. É uma utilização eficiente de recursos”, afirmou o diretor-presidente da Codeba.

 

Fonte: Correio 24h

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Translifit Retrak w6connect Business Park