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Conteúdo 18 de outubro de 2017

Desmistificando a Manufatura 4.0

O mundo tem sofrido fantásticas transformações. Em todos os segmentos. Na Medicina, nos negócios, na educação, no entretenimento e na forma com que as pessoas se relacionam umas com as outras. E a tecnologia tem sido o grande viabilizador destas possibilidades desempenhando um papel extremamente relevante nessa transformação. Desde os primórdios o homem tem buscado alternativas para desempenhar as suas atividades. Suas buscas, redundaram em importantes descobertas desde a pré-história até os momentos atuais. A descoberta do fogo iluminando as cavernas escuras e mesmo permitindo cozinhar a carne dando um sabor diferenciado a caça foi uma notável conquista do ser humano.

Darwin inteligentemente percebeu que o ser humano com a habilidade e a capacidade de se adaptar ao meio ambiente teria uma vantagem sobre aquele que era mais forte. A lei da sobrevivência, que ao longo destes anos todos, têm servido como elemento-chave para que o homem possa superar a outras espécies e a si próprios para se manter na concorrência que desde os primórdios sempre existiu.

Dando um salto significativo na história do homem, exploremos o nosso tema da Manufatura 4.0. No mundo dos negócios até o século 18, a produção era extremamente manual, com pouco ou quase nenhum apoio de equipamentos. Isso pode ser observado nas minas de carvão e no cultivo das plantações. A isso denominamos Manufatura 1.0. Na sequência com o advento das máquinas a vapor e produção em série nos voltamos para a manufatura 2.0. A manufatura 3.0 culmina com os circuitos integrados e já com grande avanço da tecnologia. Contudo nos dias atuais tal transformação tecnológica e digital leva as empresas a um outro estágio que denominamos manufatura 4.0 onde o uso da tecnologia de uma forma apropriada leva a uma condição de competitividade extremamente poderosa.

Fundamentalmente nasce na sociedade conceitos particularmente importantes apoiados em Inteligência Artificial, robótica, redes sociais e capacidade de armazenagem de dados e comunicação nunca antes vistos. Dados e informações são elementos cruciais na era em que vivemos. Aparelhos antes essenciais para manter uma função secundária como é o caso da televisão e do rádio passam a não ter a mesma importância de outrora. Os aparelhos mais inteligentes passam a ser mais atrativos devido a mobilidade e acessibilidade que os mesmos oferecem além das funções de vídeos, fotografias, socialização, mensagens entre tantas outras não menos importantes.

Essa mudança radical provocada pela tecnologia muda a forma como pessoas e organizações se comportam. Desde a maneira como irão divulgar os seus produtos até a forma como irão precificá-los e como irão reutilizá-los para proteger o meio ambiente.

E a manufatura 4.0 nada mais é do que o uso intensivo e inteligente da tecnologia para planejar, comprar, fabricar e entregar produtos, subprodutos ou componentes. Dentro deste contexto as partes se conectam e usam os dados para gerar informações que são extremamente úteis tanto no ambiente da manufatura como no ambiente de serviços.

Na conjuntura que estamos abordando, falar de manufatura 4.0 ou de internet das coisas que são conceitos similares, leva a um objetivo essencial onde as organizações entendem o uso da tecnologia e aplicam adequadamente para a vantagem competitiva.

No contexto da supply chain muitas empresas têm buscado posicionar-se na vanguarda através da otimização dos custos, agilidade dos serviços, visibilidade dos estoques e melhor serviço ao cliente.

Muito se comenta sobre as iniciativas visionárias da Amazon, Volkswagen, Microsoft, Walmart e mesmo a Apple buscando posicionar suas cadeias de abastecimento para melhor atender às suas necessidades e objetivos estratégicos. O Brasil ainda engatinha, pois o nível de investimentos tem sido baixos. E em meio a crise as empresas buscam conter os gastos.

Uma das funções críticas em logística até pouco tempo era ter a visibilidade dos estoques ao longo da cadeia de abastecimento seja no armazém, centro de distribuição ou nos próprios modais de transporte, envolvendo caminhões, trens, navios e aviões. Era traumático para muitos gestores não possuir em tempo real a informação do abastecimento do produto na gôndola ou a entrega a um consumidor final através de canais especificamente montados para tal finalidade como é o comércio eletrônico. Hoje a tecnologia permite a administração destes estoques ao longo da cadeia e a posição geográfica em que se encontram. Sem dúvidas há que se avaliar o nível de investimento a ser feito.

Nós seguiremos explorando nos próximos artigos o tema do Supply Chain 4.0, trazendo alguns exemplos importantes. Ainda que seja um tema pouco debatido no Brasil, lentamente está alcançando adeptos, ao menos conceitualmente. A adoção será uma questão de tempo. É a lei da sobrevivência.

Nos vemos na próxima oportunidade e que a força esteja contigo!

Paulo Roberto Bertaglia Paulo Roberto Bertaglia

Fundador e Diretor Executivo da Berthas, empresa de consultora especializada em supply chain e cofundador da Aveso, organização que atua conectando o ecossistema de startups, investidores e empresas em busca de soluções. Atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Ao longo da carreira tem se especializado nas áreas de Supply Chain Management, Gestão estratégica de Negócios, Liderança, Vendas e Terceirização de Serviços. Professor de pós-graduação em Logística, Gestão Estratégica de Negócios e Tecnologia da Informação. É Autor de vários livros, entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – Editora Saraiva, 4ª edição – 2020. Realiza palestras de temas estratégicos, cadeia de abastecimento e liderança empresarial para empresas e instituições educacionais, além de consultorias e mentorias. É fundador da Prosa com Bertaglia, movimento voluntário para a educação cujo acesso é: https://bit.ly/3VW9Anp

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