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Conteúdo 26 de agosto de 2016

O Roubo de Carga e o Transporte Rodoviário de Cargas

Ao longo dos anos a principal preocupação do transportador rodoviário de cargas tem sido com o sistemático roubo de cargas que vem crescendo ano a ano, como pudemos constatar que em 2010 tivemos 12.300 delitos, sempre numa espiral chegando a 19.250 roubos em 2015, atingindo a inacreditável cifra de R$ 1.120 milhões de prejuízos no Brasil.

Desse total, 45% dos casos ocorreram no estado de São Paulo, estando entre os produtos mais visados, os alimentos, medicamentos e eletro eletrônicos.

Apesar de todos os cuidados como, seguro RCF-DC ( responsabilidade civil facultativa – desvio de carga ), cadastro de motoristas ( próprios e autônomos ), rastreadores, gerenciamento de risco e escoltas, os índices não diminuíam.

Há casos em que o investimento em segurança chega a 12% sobre o faturamento de uma empresa de transportes.

O que fazer?

É preciso fazer como na Argentina, onde a simples identificação de uma mercadoria roubada num estabelecimento, este além de perder a licença de funcionamento, que no Brasil é o CNPJ, o estoque inteiro é interditado e perdido pelo comerciante, além das sansões penais no proprietário do comércio.

Muito embora o setor, através do esforço de suas entidades representativas tenha conseguido o decreto 8.614 de 22 de dezembro de 2015, não pudemos sentir seus efeitos por ser a justiça no Brasil muito lenta e perdulária, para se acabar com a receptação que é a grande vilã.

Precisamos que haja vontade política para implementar o entrosamento entre as diversas polícias para que possamos diminuir este prejuízo, que no fim das contas acaba sendo pago por nós, consumidores.

Manoel Sousa Lima Jr. Manoel Sousa Lima Jr.

Diretor da RG LOG, ex-presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

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