O Roubo de Carga e o Transporte Rodoviário de Cargas
Ao longo dos anos a principal preocupação do transportador rodoviário de cargas tem sido com o sistemático roubo de cargas que vem crescendo ano a ano, como pudemos constatar que em 2010 tivemos 12.300 delitos, sempre numa espiral chegando a 19.250 roubos em 2015, atingindo a inacreditável cifra de R$ 1.120 milhões de prejuízos no Brasil.
Desse total, 45% dos casos ocorreram no estado de São Paulo, estando entre os produtos mais visados, os alimentos, medicamentos e eletro eletrônicos.
Apesar de todos os cuidados como, seguro RCF-DC ( responsabilidade civil facultativa – desvio de carga ), cadastro de motoristas ( próprios e autônomos ), rastreadores, gerenciamento de risco e escoltas, os índices não diminuíam.
Há casos em que o investimento em segurança chega a 12% sobre o faturamento de uma empresa de transportes.
O que fazer?
É preciso fazer como na Argentina, onde a simples identificação de uma mercadoria roubada num estabelecimento, este além de perder a licença de funcionamento, que no Brasil é o CNPJ, o estoque inteiro é interditado e perdido pelo comerciante, além das sansões penais no proprietário do comércio.
Muito embora o setor, através do esforço de suas entidades representativas tenha conseguido o decreto 8.614 de 22 de dezembro de 2015, não pudemos sentir seus efeitos por ser a justiça no Brasil muito lenta e perdulária, para se acabar com a receptação que é a grande vilã.
Precisamos que haja vontade política para implementar o entrosamento entre as diversas polícias para que possamos diminuir este prejuízo, que no fim das contas acaba sendo pago por nós, consumidores.