Facebook Twitter Linkedin
Conteúdo 21 de dezembro de 2017

O TRC, Sustentabilidade & Lucro

Durante a minha gestão como presidente do SETCESP, criamos o Prêmio Setcesp de Sustentabilidade para reconhecer as melhores práticas em três modalidades

– responsabilidade ambiental

– responsabilidade social e

– gestão sustentável

Constituímos uma comissão julgadora de alto nível, de personalidades com profundo conhecimento do assunto.

Atualmente, em sua 3ª edição, pudemos perceber que os temas não só tem o foco na sustentabilidade, como trazem lucro para as empresas.

Cito aqui, alguns exemplos :

Uma delas tem uma plantação de seringueiras, que é a árvore que mais sequestra gás carbônico da natureza. A plantação é suficiente para neutralizar a emissão de poluente de toda a frota, e como sub produto, ainda gera resultado com a extração da borracha.

Outro projeto foi a demonstração de que através do controle de combustível, regulagem correta do motor, treinamento e premiação dos motoristas, a empresa alcançou uma expressiva redução de gastos com o item que é o primeiro na planilha de custos do transporte rodoviário de cargas, além de uma sensível diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.

Outro agraciado montou uma oficina de costura e proporcionou ensino gratuito para as esposas dos motoristas, que passaram a complementar a renda familiar com a nova atividade, e dessa forma a empresa além de cumprir com o seu papel social, diminuiu o “ turn over “ de seus funcionários.

Anualmente estamos tendo cada vez mais “ cases “, tais como captação de água de chuva para lavagem dos caminhões, utilização de placas para geração de energia solar, lâmpadas de led nos armazéns, e dessa forma tornando mais difícil a cada ano a tarefa dos julgadores, mas sempre acompanhadas pela redução de custos, o que é extremamente interessante e necessário para um setor tão competitivo quanto o TRC.

Manoel Sousa Lima Jr. Manoel Sousa Lima Jr.

Diretor da RG LOG, ex-presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

Top do Transporte Kaunffman Paletrans Hines Logweb

Portal Logweb – A logística se atualiza aqui

Faça como milhares de profissionais e se cadastre em nossa newsletter


Mais lida da Logweb
Empresas devem entrar na Quarta Revolução Industrial para crescer
leia também