Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de outubro de 2016

Plataformas Logísticas

A última viagem técnica realizada em 2015, em minha gestão frente ao SETCESP ( Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região ), foi ao Japão, para conhecermos as vantagens das plataformas logísticas.

De acordo com levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, o custo dos congestionamentos no município de São Paulo, é de R$ 40 bilhões de reais por ano, sendo que 10% desse montante é absorvido pelo abastecimento da metrópole.

O conceito de plataformas logísticas, é o de se escolher uma área pública, por vezes abandonadas nos vários bairros da capital, que tenham pelo menos 2.000 m2, para se construir uma plataforma única, coberta, dividindo-a em módulos a partir de 60 m2, que servirão para armazenar os produtos contidos em carretas, que serão transportados durante a noite, para que no dia seguinte sejam distribuídos ao comércio local, através de VUC´s, ou veículos menores. Essas plataformas serão dotadas de pátio de manobras e estacionamento.

Os espaços que servirão de “ extensão “ das transportadoras e serão locados por dia, semana, mês, enfim, o prazo que mais se adeque ao interessado de acordo com a sua demanda, de maneira ágil.

Os recursos para viabilização do projeto virão através de PPP´s.

As vantagens são inúmeras para os envolvidos, conforme seguem:

Para a Prefeitura

Diminuição do número de caminhões cruzando a cidade durante o dia, buscando mais carga em suas sedes, para a distribuição local.
Utilização do sistema viário durante o período noturno, por veículos de maior porte, no momento em que as vias estão sub utilizadas.
Revitalização das áreas públicas.

Para os transportadores

Utilização dos veículos também no horário noturno, com investimento apenas em tripulação.
Diminuição no custo de entrega.

Para o comerciante

Diminuição no prazo de entrega

E para todos, diminuição do “Custo São Paulo”!

Manoel Sousa Lima Jr. Manoel Sousa Lima Jr.

Diretor da RG LOG, ex-presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

Enersys
Volvo
Savoy
Globalbat
Retrak
postal