Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Lançamento 21 de junho de 2018

Daily City 30S13: Um novo veículo leve profissional para motoristas não profissionais

Cobertura: Wanderley Gonelli Gonçalves

O leitor pode estranhar o título desta matéria, mas ele reflete bem uma realidade. O novo Daily City 30S13, que acaba de ser lançado pela IVECO (Fone: 0800 702.3443), é um veículo leve que atende o transporte de carga fracionada por pequenos profissionais – aqueles proprietários de pequenos negócios, em que o dono faz tudo, inclusive dirigir e caminhão, sem que precise de carteira de habilitação profissional. E que enfrentam grandes desafios nas operações urbanas, como preço do combustível – o novo veículo faz 7 km/litro de diesel – e restrição de trânsito nas grandes cidades.
“Na trilha da consagrada Daily 35S14, referência nos leves e líder há mais de 10 anos no segmento de chassi cabine no mercado brasileiro, apresentamos a versão 30S13, chassi cabine e furgão, que foi projetada para atender o transporte de cargas fracionadas, como o e-commerce, comerciantes e empreendedores”, afirmou Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da IVECO para a América Latina, ressaltando o slogan do veículo: “O Daily que é o seu número”.
“A nova linha apresenta a menor tara da categoria, 1700 kg, e a maior capacidade de carga, de 1800 kg”, ressaltou João Gomes, especialista de produtos da linha Daily.
A nova linha é fornecida na versão furgão em capacidades de 8 a 12 m³, com vão da porta de 1,90 m de altura, sendo a abertura das portas em 2700 mm, e na versão chassi cabine, com capacidade de carga volumétrica de 18,4 m³, ou 30% a mais que os concorrentes, segundo Gomes.
Já de acordo com Barion, os pontos que fazem da linha Daily sucesso de vendas são a versatilidade, a robustez, por meio da estrutura chassi, economia de combustível e o conforto, que proporciona ao motorista uma direção suave no transporte urbano. “Entramos para a disputa de um novo mercado com o lançamento da Daily City. O produto vem de encontro ao crescimento das cidades, e atende ao empresário de diversos setores que precisam de um veículo para entrega ou compra de matéria prima”, disse Barion.
O veículo tem PBT Técnico de 3,5 toneladas e livre circulação em grandes cidades por estar na categoria comercial leve, que permite ao motorista a utilização de carteira de habilitação B. O objetivo da marca é atender ao crescente mercado de distribuição urbana. Barion destacou que, até 2030, 90% dos brasileiros irão viver em áreas urbanas, onde 70% do PIB do país são gerados. “O aumento da demanda e do consumo impacta no surgimento de empresas para atender a essa nova realidade”. Estas mudanças também geraram o nascimento de novos empresários, justamente os que o Daily City pretende atender.
Ainda segundo Barion, o novo Daily atende às mudanças logísticas que ocorreram no mercado. Se antes as empresas mantinham grandes Centros de Distribuição na frente das cidades, hoje, com as mudanças nos hábitos de compra, as empresas estão trabalhando com CDs menores, espalhados pela cidade, para entregas nas lojas e porta a porta, o que requer caminhões menores, de livre circulação.
Por outro lado, a internet e a conectividade, principalmente por meio de smartphones, alavancou o crescimento do comércio eletrônico. Esse nicho de mercado cresce, em média, de 15% a 20% ao ano, e trouxe mudanças na logística de distribuição, com entregas mais capilarizadas e flexíveis. “Vamos ampliar nossa participação nesse segmento do transporte e consolidar, ainda mais, a IVECO como referência no mercado de leves”, completou o executivo.
A montadora tem uma gama versátil de veículos comerciais leves, que vai de 3,5 a 7 toneladas de Peso Bruto Total Técnico, nas versões chassi cabine simples, cabine dupla e furgão.

Novidades
Fabricada no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas, MG, a Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista à cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura.
O modelo é mais leve, com redução da tara para um aumento da capacidade de carga útil. A potência e o torque se devem ao novo motor da FPT Industrial, F1A de 2,3 litros, mais adequado a ciclos urbanos, proporcionando economia de combustível. “O propulsor, que une desempenho e economia de combustível, de até 10%, em comparação com os principais concorrentes, tem 130 cv de potência, com torque de 3200 Nm, de 18000 a 2500 rpm, e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla. Tem seis marchas, dual over drive, que proporciona maior economia nas estradas, e novo escalonamento de marcha, para economia de combustível”, completou Gomes.
Se a força está garantida, o conforto recebeu atenção especial. A nova suspensão dianteira, independente com mola transversal de última geração, melhora a dirigibilidade e amplia a sensação de direção de um automóvel. “Esta suspensão é do tipo A, muito usada em veículos esportivos”, informou Gomes.
Também foram usadas molas transversais que proporcionam mais conforto e dirigibilidade, além de excelente raio de giro.
Já a suspensão traseira é por molas parabólicas, que, conforme Gomes, oferecem maior conforto aos operadores e inclui barras estabilizadoras, o que reduz vibrações e torna a condução ainda mais suave.

Mercado
Na ocasião do lançamento da nova Daily, Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América Latina, comentou sobre o mercado de caminhões, ressaltando que a Fenatran já mostrou que o mercado se recuperava, depois de quatro anos ruins. “O ambiente de negócio era outro, com fechamento de pedidos. E um aumento de 20% no volume de negócios, o que surpreendeu.”
Tanto que a IVECO está fazendo investimentos de 120 milhões de dólares em novos caminhões, que serão anunciados em breve.
Hoje, ainda segundo Borba, vivemos um momento mais positivo, que reflete uma realidade mais real, o que não corria em 2016/2017, tanto em termos de indústria, quanto de varejo e serviços. Há uma retomada em diversos segmentos, como na agricultura, com uma safra de grãos batendo novos recordes, de 230 milhões de toneladas, o que provoca reflexo na demanda de caminhões extra-pesados. “Enquanto em 2016 as vendas alcançaram 58.3 k e em 2017 60.4 k, em 2018 as previsões são de 80 k”, comemorou Borba.
Também as exportações são positivas. A Argentina continua sendo o segundo melhor mercado da América Latina, com a produção de 33.000 unidades/ano, na fábrica da IVECO em Córdoba, que funciona desde 1969, e onde ela é líder no segmento de veículos acima de 16 toneladas.
Em termos de América Latina, o volume de vendas também triplicou, no caso do Astra, veículo fora de estrada muito usado nas mineradoras – já foram negociadas 180 unidades em 2018. Em termos gerais, a empresa prevê a abertura de novos mercados, onde foram vendidos mais de 820 veículos nos últimos 12 meses. Graças, também, à reestruturação das redes IVECO, atendendo a um mercado diferente, com produtos brasileiros e europeus. “Estamos exportando 76% mais que no ano a ano anterior, e obtendo o melhor índice dos últimos cinco anos, com 4200 unidades vendidas no ano passado”, completou o vice-presidente da IVECO para a América Latina.

Enersys
Volvo
Savoy
Globalbat
Retrak
postal