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Setcesp 21 de junho de 2018

A distribuição nos Shopping Centers

O IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga realizou uma pesquisa, encomendada pelo SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, sobre as condições de recebimento nos Shopping Centers da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), buscando conhecer mais os desafios e oportunidades para melhorar a distribuição urbana de mercadorias. De 85 estabelecimentos entrevistados na região, 78 foram avaliados conforme critérios de infraestrutura e procedimentos operacionais, formando o Índice de Eficiência no Recebimento nos Shopping Centers. Os demais sete estabelecimentos não atingiram os critérios de polos de varejo estabelecidos para serem classificados como Shopping Centers, e foram denominadas “galerias”.
A grande quantidade de cargas fracionadas, aliada ao grande número de pequenas lojas que geralmente trabalham com estoque mínimo, exige que um volume de mercadorias considerável seja diariamente entregue por transportadores a esses centros comerciais. Segundo dados da ABRASCE (Censo Brasileiro de Shopping Centers 2016/2017), no Sudeste são quase 54 mil lojas localizadas dentro de Shoppings, uma média de 179 lojas por shopping – e a pesquisa do IPTC mostrou que as lojas recebem em média 2,33 entregas semanais. O grande número de agentes envolvidos no recebimento – transportador, administração do shopping, administração da loja – muitas vezes dificulta a comunicação, gerando diversas ineficiências no processo de entrega, e, consequentemente, custos adicionais. Além disso, ainda existe a relação com o cliente, dado que muitos shoppings centers vetam as entregas no horário de circulação de clientes por questões de segurança e estética.

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Além do volume constante de reposição nessas lojas, os shoppings carecem de estrutura e organização para o recebimento de tal volume de carga. O principal problema são as janelas, onde a administração do shopping permite o recebimento de mercadorias, que geralmente são concentradas na parte da manhã, antes da abertura do shopping para clientes. Nessa janela, é permitido o uso de carrinhos para a descarga das mercadorias, prática que é vetada no restante do dia, forçando os entregadores a carregar os volumes manualmente, ou então utilizar sacolas para o transporte do caminhão até a loja recebedora, o que atrasa e dificulta as entregas devido às limitações de carregamento e à frequente necessidade de conferência de mercadorias no ato da entrega. Outro ponto que foi constatado nessa pesquisa é a falta de uma política de estacionamento, ou mesmo de docas e infraestrutura para descarregamento. A maioria dos estabelecimentos possui uma área destinada para carga e descarga, porém esta não é demarcada e controlada, sendo assim frequentemente utilizada de maneira incoerente, enquanto poderia acomodar mais veículos de cargas e operações ao mesmo tempo. Ainda foram constatados shoppings onde não há elevadores de carga para a movimentação entre os pisos, forçando o descarregador a utilizar escadas, o que impossibilita o uso de carrinhos e dificulta as entregas.
A pesquisa permitiu traçar um panorama da situação das entregas nesses locais, relacionado os horários de entrega adotados pelos Shopping Centers, vagas de estacionamento para carga e descarga, número médio de recebimentos diários e quantidade de lojas atendidas. Com isso, verificou-se a necessidade de haver mais formalidade nas áreas de carga e descarga, integrando todo o processo de recebimento entre os agentes envolvidos, além da ampliação da mesma e compatibilização com melhores janelas de entrega disponibilizadas pelos shoppings. Os resultados finais e detalhados dessa pesquisa, incluindo o ranking de melhores shoppings recebedores e um manual sobre entregas em shoppings centers contendo diversas informações sobre as janelas de horário, os modos de operação e a infraestrutura individual serão divulgados pelo IPTC no 32º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, que acontecerá na sede do SETCESP em São Paulo, no segundo semestre desse ano.

Fernando Zingler: Diretor executivo do IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga

Conheça melhor os serviços do SETCESP em www.setcesp.org.br.

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