Facebook Twitter Linkedin
Conteúdo 14 de maio de 2007

Embalagens de papelão ondulado ainda têm competitividade

A incorporação de novos materiais para aumentar a resistência e proporcionar novos acabamentos tem permitido crescimento no mercado.

As embalagens de papelão ondulado têm se destacado como as mais adequadas para os produtos refrigerados, frigorificados e congelados, in-natura ou industrializados e, principalmente, para os produtos hortícolas. Para estas finalidades, são utilizados papéis especialmente tratados, colas e tintas resistentes à umidade, as quais, no entanto, não afetam a reciclabilidade e a biodegradabilidade dessas embalagens”, diz Paulo Sérgio Peres, presidente da ABPO – Associação Brasileira do Papelão Ondulado (Fone: 11 3831. 9844), referindo-se a este importante item da unitização de carga.

Ele também informa que o papelão ondulado no Brasil é bastante competitivo, principalmente quando se analisa a cadeia de suprimentos como um todo e não somente o preço individual de uma embalagem, no caso a de papelão ondulado. “Perda de produtos por embalagem não adequada ou mal dimensionada, manuseio em demasia, desperdício, falta de paletização ou paletização ineficaz com conseqüente aumento de custos de armazenagem e de frete, entre outros, são fatores importantes a serem avaliados em conjunto com o custo específico da embalagem. Infelizmente, muitas empresas ainda continuam a olhar somente para o preço da embalagem, sem ter a medida exata do custo total do processo”, lastima Peres.

Ainda segundo ele, a grande vantagem comparativa das embalagens de papelão ondulado está ligada às perdas e aos custos no manuseio e no armazenamento, ligados, também, aos custos de transporte. “As embalagens modulares, que seguem padrões internacionais, estão sendo utilizadas, com sucesso, pois atendem, de maneira simples, versátil e econômica, toda a cadeia de suprimentos dos produtos que embala, principalmente os hortícolas, evitando avarias e desperdícios. É uma solução vitoriosa, principalmente se considerarmos que no Brasil ainda nos deparamos com aquelas pirâmides de frutas que geram, a cada dia, perdas entre 13% e 17%, de acordo com estudo realizado recentemente”, diz o presidente de ABPO.

Perez diz ainda que o papelão ondulado, tradicionalmente uma embalagem de transporte por excelência, está vendo abrir-se o seu leque de utilização como embalagem primária, aquela que chega até o ponto de venda. Segundo o presidente, a tendência atual para as embalagens primárias é o uso de papelão ondulado fabricado em microonda, com capas externas brancas ou estruturas laminadas com papel cartão. “As vantagens estão nas impressões de alta definição com tratamentos superficiais, a fim de realçar as embalagens nos pontos de venda.”

MATERIAL DO FUTURO

Perez avalia que entender a embalagem como um dos elementos principais da cadeia logística de suprimentos, e não somente como uma simples caixa para se guardar um produto, pode representar estar dentro ou fora do mercado.

Felizmente – ainda segundo o presidente da ABPO – a indústria mundial de papelão ondulado se deu conta dessa necessidade mercadológica e vem oferecendo soluções inovadoras e completas de embalagens baseadas em novos processos e produtos.

“A indústria está constantemente desenvolvendo meios de dinamizar os processos de transporte, armazenamento, empilhamento, descarregamento e até mesmo exposição de mercadorias, e o papelão ondulado tem respondido a essas necessidades através de criativas e inovadoras embalagens. Esta é a razão principal porque o papelão ondulado é tão popular.

Levantamentos recentes mostram que mais que 2/3 de todas as mercadorias que transitam no mundo são embaladas e transportadas em papelão ondulado. Mais do que todos os outros tipos de embalagem juntos. Estas qualidades, que fazem com que o papelão ondulado seja considerado a primeira opção mundial em embalagem, também fazem com que ele seja considerado o material do futuro”, aponta Perez.

CRESCIMENTO

Em sua análise do setor, Marcelo Perucci, especialista de produtos e serviços diferenciados da Rigesa (Fone: 19 3869.9330), lembra, primeiramente, que entre as principais funções da embalagem de papelão estão a proteção e a exposição do produto. E que as embalagens industriais de papelão para transporte de produtos pesados e/ou volumosos estão se destacando devido ao grande potencial que possuem para substituir outros materiais, como madeira, metal e plástico. “Neste caso, as oportunidades estão em diversos setores industriais que possuem um perfil de negócio B2B, principalmente.”

Ele também considera que há uma grande tendência de substituição dos paletes e engradados de madeira por outros materiais em função da NIMF-15, Norma Internacional de Medida Fitossanitária que exige o tratamento térmico ou químico da madeira para evitar disseminação de pragas. “Como o papelão não precisa deste tratamento, acaba se tornando uma ótima opção, pois consegue alinhar resistência, baixo peso, reciclabilidade e custo competitivo.”

Perucci ressalta que especificamente no caso do palete de papelão ondulado, ainda há um desconhecimento em relação aos seus benefícios – sua resistência e seu desempenho –, o que impede sua maior utilização. “Por isso, é importante que os projetos de substituição sejam feitos por empresas sérias e com competência técnica nesta área.”

Maiores Aplicações

Produtos refrigerados, frigorificados e congelados, in-natura ou industrializados.
Produtos hortícolas.
Indústrias alimentícias, químicas, petroquímicas, eletrônicas, de alimentos e bebidas, mecânicas e automotivas.

Novas Aplicações

Como embalagem primária, com o uso de papelão ondulado em microonda, capas externas brancas ou estruturas laminadas com papel cartão.

Como embalagens industriais para transporte de produtos pesados e/ou volumosos, substituindo outros materiais, como madeira, metal e plástico.

Tendências na Área

Substituição dos paletes e engradados de madeira por outros materiais, como o papelão, em função da NIMF-15.

Maiores Problemas na Área

Especificamente no caso do palete de papelão ondulado, desconhecimento em relação aos benefícios.

Soluções

Contato com empresas especializadas.

Ações da Empresa para Solucionar os Problemas

Cuidar para ter equipe e equipamentos especializados para o desenvolvimento de embalagens.

Top do Transporte Fermad Retrak Hines

Portal Logweb – A logística se atualiza aqui

Faça como milhares de profissionais e se cadastre em nossa newsletter


CombiAM 3T Mais lida da Logweb
Combilift lança empilhadeira articulada compacta de 3 toneladas
leia também