Facebook Twitter Linkedin Instagram
Logística In-house 24 de julho de 2018

Empilhadeiras BYD proporcionam a Jingdong um novo horizonte na logística verde

A Jingdong, um dos maiores varejistas online chinês do mercado de consumo final, planeja investir em milhares de empilhadeiras 100% elétricas da BYD em 2018 a fim de aprimorar o seu sistema verde de logística e armazenamento. Com mais de um ano de operação experimental, as empilhadeiras da BYD foram bem avaliadas pela JD, como também é conhecida. A cooperação entre as duas partes serve de molde para que os parceiros com atividades upstream e downstream trabalham juntos na construção de um ecossistema de logística ecológica.

Incentivar a logística ecológica e alcançar a plena cooperação Referência do setor, a Jingdong Logistics possui as seis maiores redes de logística do mundo, além de redes de pequeno e médio porte. Com negócios de características B2B e B2C internacionais e de crowdsourcing, a JD construiu uma cadeia de fornecimento ecológico e inteligente que atinge níveis globais. Seu conceito de desenvolvimento sustentável está focado na construção de um sistema de armazenamento e logísticas ecológicos.

No campo de logística e manuseio, a Jingdong defende o uso de produtos com baixa emissão de CO2 e menor consumo de energia, e espera modernizar o setor de logística por meio da ligação com os parceiros que constituem a cadeia de serviços. Neste contexto, a BYD, com sua posição de liderança no setor de empilhadeiras 100% elétricas, tornou-se um parceiro estratégico da Jingdong no campo de logística e manuseio com suas empilhadeiras com baterias de íon de lítio de zero-emissão, não poluente e de alta eficiência energética, e pretendem manter estreita cooperação pelos próximos três anos. Ambas as empresas trabalharão em conjunto para promover a preservação ambiental no sistema logístico de armazenamento da Jingdong.

A amplitude e profundidade da cooperação entre as duas empresas é sem precedentes. A BYD oferecerá à Jingdong soluções de armazenamento com energia limpa, além de vendas, leasing e outros serviços de todos os produtos da linha, incluindo empilhadeiras contrabalançadas, paleteiras, transpaleteiras, etc. A empresa fornecerá também todo o processo de seleção, pré-venda, treinamento de uso e manutenção, pós-vendas, serviço one-stop, entre outros. Considerando que essa parceria é a primeira aplicação em larga escala de empilhadeiras 100% elétricas da Jingdong, a BYD irá providenciar os melhores recursos de suporte técnico para fornecer à JD um serviço técnico e operacional sólido.

As empilhadeiras BYD são reconhecidas pela sua tecnologia lítio

Na prática, dezenas de empilhadeiras da BYD iniciaram há alguns anos a etapa de testes nos armazéns e no centro de operação da Jingdong Logistics. Antes da chegada da empilhadeira da BYD, as usadas pela JD eram empilhadeiras elétricas tradicionais com baterias de chumbo-ácido. Este tipo de empilhadeiras possui um período longo de recarga – de 8 a 10 horas – que afeta seriamente a conveniência de uso. Este problema geralmente é contornado com o uso de uma bateria reserva para garantir a continuidade do uso, mas que ainda traz uma série de problemas para a operação. Além disso, a vida útil da bateria de ácido-chumbo é de apenas dois a três anos, enquanto a vida útil da empilhadeira é de cerca de dez anos. Essa incompatibilidade só pode ser resolvida com a substituição da bateria após o término de sua vida útil. Todos esses problemas são resolvidos com a adoção das empilhadeiras da BYD: o tempo de recarga é reduzido para cerca de apenas uma hora e a vida útil da bateria é estendida para 10 anos, totalmente compatível com a vida útil da empilhadeira. Ademais, em comparação com a garantia de um ano para as baterias de ácido-chumbo, as baterias de lítio da BYD oferecem até cinco anos de garantia.

Existem ainda outros benefícios proporcionados pelas empilhadeiras da BYD. A fim de garantir sua vida útil e resistência, as empilhadeiras elétricas tradicionais com baterias de ácido-chumbo usadas pela Jingdong devem passar pela adição de água destilada e eletrólito regularmente e produzem névoa ácida e outros riscos de segurança durante o processo de recarga. A bateria de lítio das empilhadeiras da BYD adota um design completamente selado, livre de manutenção, descarga zero e não poluente durante a recarga.

A bateria de lítio com a qual as empilhadeiras BYD são equipadas foi submetida a vários testes rigorosos, como curto-circuito, incêndio e colisão e, apesar de apresentar baixa capacidade de adaptação à temperatura, ainda descarrega normalmente abaixo de 40°C e não requer medidas de proteção adicionais quando os veículos operam em ambientes frios. Mais importante, as empilhadeiras BYD tem baixos custos operacionais e podem geram economia significativa nos custos de manutenção e operação da Jingdong. Para obter dados de análise confiáveis e profissionais, a JD definiu as condições de carga e trabalho padrões nos cenários de armazenamento e entrega de produtos de comércio eletrônico a fim de comparar as paleteiras com capacidade para duas toneladas da BYD com paleteiras de mesmas especificações de concorrentes.

Após 22 dias de coleta de dados com um grupo controle, referente à recarga e ao tempo de uso, verificou-se que o custo de usar as paleteiras da BYD era cerca de 50% do custo do uso de equipamentos concorrentes. Os produtos da BYD não apenas apresentam baixo custo, mas também não requerem manutenção – enquanto as paleteiras do grupo controle precisavam ser mantidas três vezes por mês, cada uma com duração de quase uma hora.

Durante o período de testes, que durou mais de um ano, as empilhadeiras da BYD foram reconhecidas em Jingdong como um produto confiável por sua força e eficiência, carregamento rápido e baixo custo de operação. As paleteiras da BYD transformaram a paisagem da Jingdong em um azul brilhante ao operar em seus corredores.

Criando um novo futuro para o armazenamento e a logística

Se pouco se falava sobre o conceito de “logística verde” há três ou cinco anos, hoje esse conceito tornou-se o objetivo comum da sociedade como um todo. As empilhadeiras da BYD aderem à missão de “satisfazer ao anseio das pessoas por uma vida melhor por meio da inovação tecnológica” e buscam ajudar no desenvolvimento da logística ecológica de custos reduzidos, fornecendo soluções novas e maduras em empilhadeiras 100% elétricas. Isto coincide com a visão de desenvolvimento sustentável da Jingdong.

Uma única arvore não é uma floresta, e uma flor brota com dificuldade. Uma vida estável, inclusiva e sustentável não pode ser alcançada pelos esforços de uma ou duas empresas – requer esforços conjuntos de toda a sociedade. Para Jingdong e BYD, que assumem a missão de desenvolvimento sustentável, a estreita cooperação entre as duas partes se tornará um modelo para os parceiros por toda a cadeia industrial e impulsionará o desenvolvimento de um novo mercado de empilhadeiras de energia limpa visando o desenvolvimento de um ecossistema sustentável.

O aquecimento global afeta profundamente nossa segurança e sobrevivência, com cerca de 210 milhões de pessoas sendo afetadas por desastres naturais causados pela mudança climática a cada ano. “Defender o céu azul, as nuvens brancas, a água translúcida e as colinas verdes” não é apenas um slogan. Todo empreendimento e cada indivíduo devem assumir a missão de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade, apoiar as políticas de proteção ambiental e reduzir o desperdício de recursos naturais para termos um planeta mais saudável e tornar a vida melhor!

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Forexsa
Toyota
Profishop 2018
Retrak LOGCP
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Revista Logweb