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Tecnologia 13 de abril de 2017

ERP de logística é modernizado em menos de 2 meses com a criação de aplicativo de coleta e entrega

Para atender aos pedidos de seus clientes, a Sil Sistemas precisou reinventar um de seus principais ERPs, transformando seu sistema de gestão para empresas de transporte e logística de win para web e também criar um aplicativo mobile. O desafio era criar um diferencial para seu ERP de transporte em menos de 2 meses, entender as necessidades das empresas de transporte e dos motoristas para criar um app que fosse eficaz, mas com uma utilização extremamente simples. Tudo isso foi desenvolvido com sucesso utilizando GeneXus – ferramenta que permite desenvolver software em multiplataformas.

A Sil Sistemas é uma empresa com sede em Caxias do Sul (RS) e filial em São José dos Campos (SP) que atua na área desde 1982. A empresa tem 45 funcionários, mais de 150 clientes ativos para seus 14 sistemas. Um de seus principais produtos é o Sil Sintra, sistema de gestão completo e totalmente integrado, especialmente desenvolvido para empresas de transporte e logística que existe desde a fundação da empresa. O Sintra já era um sucesso, mas os próprios clientes passaram a exigir novas funcionalidades da ferramenta, como: aplicação na nuvem, possibilidade de rastrear onde estava cada caminhão e cada encomenda, além da criação de portais de acesso para que os clientes das transportadoras conseguissem sozinhos rastrear os produtos que estavam aguardando.

Aqui moravam dois grandes desafios: conseguir mudar todo o sistema sem que ele parasse de funcionar em nenhum momento e manter um layout exatamente igual para web da solução win. Isso era importante, pois muitas empresas utilizavam o Sintra há anos, muitos de seus colaboradores nem precisavam olhar para a tela para realizar o trabalho. Qualquer alteração nessa tela causaria muita dor de cabeça para a empresa.

Para realizar a conversão, foi necessário migrar de win para web e de FoxPro para .Net. A estratégia utilizada foi dividir a equipe da Sil Sistemas para que cada grupo ficasse responsável por um módulo (cadastro, finanças, etc) e ir mudando aos poucos. A conversão ainda está sendo realizada, mas a empresa já tem cerca de 85% do sistema finalizado. Hoje, o Sintra na web tem 5.872 objetos e 603 transações, tudo desenvolvido com GeneXus.

“A nova versão do GeneXus nos ofereceu funcionalidades, que nossos clientes já desejavam, como a criação de gráficos para garantir um controle e dinamismo maior das empresas”, explica Flávio Rogério da Silva, desenvolvedor GeneXus da Sil Sistemas e também responsável por pesquisa e desenvolvimento de projetos Smart Device Integrados ao ERP. “Com a mudança de win para web, começamos a evoluir também como empresa, ficando atualizados com as versões de GeneXus. Antes, ficamos alguns bons anos utilizando a versão 9. Passamos então a acompanhar as versões de GeneXus Evolution e chegamos até a GX Evolution 3. Foi quando começamos a estudar o desenvolvimento para mobile”, explica o desenvolvedor.

Versão mobile para rastrear coletas e entregas

Surgiu então a necessidade da criação de um aplicativo que permitisse ao próprio caminhoneiro registrar suas coletas e entregas e, assim, conseguir enviar essas informações para a empresa. Antes de começar o desenvolvimento em si, a equipe da Sil Sistemas foi in loco para conversar com os donos das empresas e os motoristas para descobrir quais as principais necessidades. Foram levantadas questões como: insatisfação dos clientes por não conseguirem encontrar sua entrega com facilidade, gasto alto com ligações das empresas para os caminhoneiros (já que as empresas ligavam para eles tentando localizá-los), baixa produtividade de processos de coleta e entrega e até mesmo informações falsas vindas dos motoristas.

Outro aspecto que vale mencionar era a existência de problemas judiciais, já que acontecia do caminhoneiro estar na porta da empresa esperando determinada carga ficar pronta e acabar sendo assaltado. O motorista entrava com processo contra a empresa e normalmente ganhava.

O desenvolvimento do app Sintra resolve esses problemas porque cria uma roteirização das entregas, consegue rastrear onde cada caminhão está e ainda envia para o motorista a informação de que a sua carga está pronta on-line, fazendo com que ele possa aguardar a sua carga em casa.

Um ponto interessante descoberto com a pesquisa, segundo Flávio, é que para os caminhoneiros a coleta era muito mais crítica do que a entrega. Foram criados três botões na tela do app para que o motorista pudesse marcar a atividade que havia acabado de realizar: coleta, entrega ou coleta e entrega ao mesmo tempo. É comum que eles precisam levar e buscar alguma encomenda no mesmo local.

Foi criado também um portal que permite aos próprios clientes das transportadoras pesquisarem onde está sua carga. Isso diminuiu drasticamente o número de ligações que as empresas recebiam e, por consequência, o número de ligações feitas para os caminhoneiros.

“Todas as telas precisavam ser o mais simples possível, para que o motorista não perca tempo. Desenhamos todas as telas e fizemos a validação com nossos clientes e com os caminhoneiros. Desenvolvemos também algumas tabelas dentro do aplicativo para fazer a captação off-line, pois o processo precisa continuar mesmo que esteja sem Internet”, explica o desenvolvedor.

Este foi o primeiro aplicativo desenvolvido dentro da Sil Sistemas, e mesmo assim, ele foi desenvolvido em apenas dois meses por um único profissional: o próprio Flávio. “Eu já havia realizado um curso sobre o assunto anteriormente em São Paulo, mas foram os conhecimentos repassados pela Comunidade GeneXus que realmente me ajudaram a concluir com sucesso esse projeto”, comenta o profissional.

Assim que instalado no smartphone, o app bloqueia o acesso para o usuário desligar o GPS. O motorista precisa informar seu CPF e a placa do caminhão. O sistema só reconhece aparelhos que possuem o token da sua empresa, impossibilitando que outras pessoas tentem utilizar ou enganar o sistema.“Todos os recursos do aplicativo são nativos do GeneXus. Como não dominávamos o assunto, optamos por utilizar o que já conhecíamos e deu muito certo. Com a última versão do GeneXus Evolution 3, criamos uma tela de acompanhamento para o pessoal que fica na central. Desenvolvemos também um grid que mostra quanta carga está dentro e o espaço disponível em cada veículo.”, finaliza o desenvolvedor.

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