Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Investimento 31 de outubro de 2019

Extra investe cerca de R$ 3 milhões em Fortaleza em novas lojas

O modelo de negócio “Mercado Extra” chegou com força ao Nordeste na última semana. Em Fortaleza, todas as três lojas da rede varejista anteriormente abertas na bandeira de supermercado agora receberam tons de roxo no layout, nova organização dos corredores e maior foco em atendimento. Cerca de R$ 1 milhão por unidade foram investidos em infraestrutura, como ar-condicionado, balcões, casa de máquina e comunicação visual, totalizando R$ 3 milhões.

“Tem também uma área nova para o colaborador, que tem um espaço com área de descanso, refeitório e banheiros reformulados”, ressalta Cézar Ferreira, gerente geral de toda a estratégia e planejamento do Mercado Extra.

Mais do que mais espaço, esse formato permitiu também novas contratações. “Tem loja que quase dobrou de funcionários. Estamos falando de lojas que tinham 40 e 50 funcionários e agora estão com 70 a 80”, pontua. Na capital, foram 20 a 30 a mais por loja dependendo da unidade. Então, foram quase 100 a mais somando as três lojas.

“As áreas que mais tiveram incremento de gente foram os ‘eiros’ que a gente chama, os especialistas, como padeiros, açougueiros, esse pessoal da área de atendimento teve aumento significativo, como o setor de hortifruti, açougue, frios, padaria e frente de caixa. A gente tem hoje pelo menos dois colaboradores por caixa”, acrescenta.

Para receber a nova disposição de corredores e layout, concentraram a reforma em menos de 25 dias. Nesse período, fecharam as portas somente nos dois últimos dias para não perder dias de vendas. Aliás, com a chegada desse formato, a expectativa do Cézar é aumentar as vendas e o fluxo de clientes em mais de 30% de crescimento, até mais do que constatado em São Paulo.

“O crescimento de vendas foi sustentável que fez com que o nosso presidente de vendas falasse que tinha que virar o mais rápido possível toda a bandeira. Por isso começamos com quatro lojas em maio do ano passado e já iremos finalizar com 100. E no Nordeste a expectativa é bem superior. A gente deixou a região depois para o momento em que a gente tivesse o negócio bem mais maduro, entendendo todas as modificações para hoje chegar muito melhor no Nordeste”, aponta.

O Mercado Extra substituiu as unidades Rodoviária, Seis Bocas e Oliveira Paiva, todas inauguradas na manhã desta terça.

“A ideia for dar um impacto. Por isso, a gente fez toda a virada de Fortaleza de uma só vez, até para não ter uma confusão com o consumidor de não saber se vai virar ou não vai virar essa loja, fazer comparativo de lojas ou migração entre lojas”, completa.

Layout

A aposta nessa nova estratégia começou em maio de 2018, com apenas quatro lojas em São Paulo. O objetivo principal é diferenciar ainda mais a bandeira do hipermercado com a do supermercado dentro da rede varejista, as quais geravam confusão entre os consumidores. Por isso, mudaram a comunicação visual para o roxo, em uma mistura do azul e vermelho típicos da marca, e deram um novo fluxo nas compras da loja.

Desde a entrada central é possível logo ver ao fundo a Rua do Mercado com os produtos perecíveis, o qual é o foco da casa, com frutas, verduras e área do açougue. No caminho até lá, chamado de Rua do Comércio, os corredores são cada um identificados com os principais produtos de cada setor.

Ao todo, são cerca de 7 a 8 mil itens oferecidos.

“A gente enxugou o mix. É menor, mas é mais focado. Produtos regionalizados foram incluídos, tirando marcas que tinham menos expressões em cada praça e otimizando para ter na gôndola produto em quantidade e precificação bem adequado para o consumidor. A gente tem uma força muito grande em perecíveis e bebida, então são setores muito fortes que a gente enfatiza mais, principalmente nesse início de virada”, explica.

Foco no Nordeste

Além do Ceará, o lançamento foi simultâneo nesta terça (22) em outras praças do Nordeste, em municípios da Paraíba, do Piauí e de Pernambuco.

“No Nordeste a gente gastou até um pouco mais do que nas outras praças, porque a gente viu a importância de trocar os ativos, de ter toda a reformulação da loja. O Mercado Extra tem um conceito de proximidade, um conceito de bairro, de melhora em atendimento. A gente resgata o atendimento de açougue. A padaria foi toda reformulada. Tem muito mais funcionários, 30% a mais”, afirma Cézar.

De acordo com o César, o Nordeste é um mercado muito expressivo para a rede. “Mas, especificamente Fortaleza, é uma praça que nos últimos dois anos até a concorrência cresceu bastante. Então, vimos o crescimento e a importância, então nada melhor que reforçar a praça, para mostrar ao consumidor como a gente está preocupado em atender bem, em diferenciá-lo”, enfatiza.

Ao todo, desde as primeiras quatro lojas inauguradas em maio de 2018 em São Paulo, a empresa já soma 92 lojas nesse novo molde de negócio. A previsão é fechar 2019 com 100 unidades abertas, com mais 8 em São Paulo. Para o próximo ano, ainda no primeiro semestre, a expectativa é lançar mais 50 lojas, focado em São Paulo e Rio no primeiro momento. E em 2020 está previsto também uma reformulação no Extra Hiper.

Fonte: Diário do Nordeste

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal