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Evento 21 de novembro de 2017

FENATRAN 2017 sinaliza retomada do segmento de transporte rodoviário de cargas

Segundo os organizadores, a 21ª edição do Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas foi um sucesso, tanto de público quanto no resultado comercial. Acompanhe a seguir o balanço do evento, as principais novidades dos expositores e as expectativas de negócios.

O intenso movimento de visitantes com decisão de compra e os negócios fechados durante os cinco dias da FENATRAN – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas superaram as expectativas de expositores e da organização. A perspectiva desde o início era a de que a 21ª edição do Salão, que aconteceu de 16 a 20 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, SP, acompanharia os sinais positivos emitidos pela economia do país.
“Pelo retorno que tivemos dos expositores, essa edição foi uma virada para o setor, e se consolida como a melhor plataforma de negócios em transportes de cargas e logística”, avaliou Gustavo Binardi, diretor de eventos da organizadora, Reed Exhibitions Alcantara Machado. O setor de transporte e de logística é um dos principais sinalizadores de desempenho da economia e, considerando a movimentação registrada no evento, há fortes indícios da retomada do crescimento.
O público, que superou os 50.000 visitantes esperados, pôde ver as novidades em produtos e serviços preparadas pelos 350 expositores e especialmente pelos principais fabricantes de caminhões, implementos rodoviários, autopeças, empresas de gestão de frotas e postos de combustíveis. Todas as sete marcas de caminhões que participaram da FENATRAN fecharam negócios, segundo Antonio Megale, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, uma das idealizadoras do evento.
“O Salão foi um grande sucesso, tanto de público quanto no resultado comercial. As marcas estão aproveitando o momento de alavancagem da economia para retomarem a produção que estava parcialmente paralisada, e os frotistas estão aproveitando para renovar seus veículos”, afirmou.
Para José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística, também idealizadora da feira, o evento superou as expectativas. “Acredito que essa pode ser considerada a FENATRANn da virada. Um marco na retomada da economia após uma crise sem precedentes. Estamos todos muito otimistas e esperançosos de que dias melhores virão”, disse. Fernandes afirmou, ainda, que todos os segmentos envolvidos com o transporte rodoviário de cargas demonstraram intenção de voltar a investir.

MONTADORAS
As fabricantes de caminhões anunciaram diversas novidades na feira, desde os mais recentes modelos das linhas de uso urbano e extrapesada, até serviços de conectividade.

Primeiro caminhão autônomo foi novidade da Volvo
O primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real para o setor de transporte no Brasil foi apresentado no estande da Volvo. O VM Autônomo, concebido para atuar no segmento sucroalcooleiro, foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos na plantação de cana de açúcar. Conduzido sem a intervenção do motorista, o caminhão roda ao longo das linhas da plantação sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisão de 2,5 centímetros, ele reduz as perdas a valores mínimos”, explicou Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina.
A marca sueca também apresentou serviços de conectividade para oferecer mais possibilidades de rendimento e produtividade aos clientes. Um deles é a Manutenção Inteligente, uma central de monitoramento conectado e de planejamento, que permite, ainda, o agendamento de manutenções preventivas para os caminhões. Outro lançamento foi a Gestão de Combustível, uma consultoria remota de consumo de combustível, criada para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador.
Bastante entusiasmado com os resultados do Salão, o diretor da área comercial da Volvo Caminhões, Bernardo Fedalto, considerou o evento um marco. “Calculamos a venda de cerca de R$ 600 milhões em veículos, por volta de 1.500 unidades, que devem ser comercializados a partir dessa edição, fora os R$ 300 milhões em serviços. Destacamos também que a taxa de conversão dos atendimentos foi de mais de 50% em 2017, número inédito. Recebemos muitos clientes médios e grandes, com lotes de 20, 30, 40 veículos”, comemorou.

Modelos off road 2018 da DAF tiveram venda exclusiva na Fenatran
A DAF mostrou durante a feira seus inéditos modelos para estrada de terra: XF 105 e CF85, frutos de investimentos de R$ 50 milhões. Capazes de aguentar a severidade de indústrias como a canavieira e de celulose do Brasil, ambos os modelos são equipados com motor Paccar MX 13, de 12,9 litros: o CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv. Entre os destaques dos novos veículos está a tecnologia Hill Start Raid, botão que auxilia na partida dos caminhões em ângulos difíceis de rampa.
O presidente da DAF Caminhões Brasil, Michael Kuester, explicou que entre outras novidades, a empresa está estruturando seu banco de financiamento, com investimento de R$ 100 milhões. Além disso, com o objetivo de chegar a 33 pontos de atendimento até o final do ano, a DAF calcula ter investido mais R$ 200 milhões.
Atualmente, a marca possui entre 5% e 6% de market share no Brasil, mas a intenção é aumentar essa participação com estratégias, como o aumento de concessionárias. “No ano que vem, queremos chegar a 10% de atuação no segmento, e pretendemos ter 45 concessionárias nos próximos cinco anos”, revelou Luis Gambim, diretor comercial da companhia.
Sobre os resultados na feira, o profissional disse que a DAF conseguiu realizar vendas efetivas. “Todos os pedidos feitos durante o Salão foram de clientes com alto potencial de compra, e que certamente contribuirão para o crescimento das nossas operações no Brasil”, ressaltou.

MAN estreou primeiro caminhão 100% elétrico
A MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o primeiro caminhão 100% elétrico totalmente desenvolvido no Brasil. O e-Delivery foi projetado para entregas urbanas, tem autonomia de até 200 quilômetros e está disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas. Para o procedimento de recarga, abrange duas opções: a rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; e a lenta, que em três horas atinge a capacidade máxima.
Mais do que conhecer o novo modelo, o público visitante da feira pôde conversar e interagir com ele por meio de uma ação realizada com inteligência artificial, através da plataforma de computação cognitiva IBM Watson. Por meio de sua voz no Brasil, nomeada Isabela, o software interagiu como um integrante do time Volkswagen Caminhões e Ônibus, tirando dúvidas dos visitantes e contando tudo sobre o caminhão da marca – sempre em linguagem natural humana.
A MAN também demonstrou as novas versões da família Delivery, que vão de 3,5 a 13 toneladas, como o Delivery Express, para entregas urbanas, e os Deliverys 4.150, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180.
Outra família exposta foi a Constellation, com várias versões. O protótipo VW Constellation 33.440 Tractor, por exemplo, é destinado aos segmentos canavieiro, no transporte da cana-de-açúcar do campo para a usina, e no madeireiro, para levar toras de madeira reflorestada. A marca destacou ainda o 25.420 com suspensão pneumática para atender à demanda de cargas sensíveis, que necessitam de maior conforto no transporte, e o 17.280 Tractor, na versão 4×2 sem Arla 32. Ainda na família Constellation, a MAN fez a estreia do pacote Robust, à venda a partir de janeiro de 2018, que se soma às já conhecidas linhas Trend e Prime e promete robustez necessária para quem precisa de um caminhão com durabilidade e baixo custo de investimento.
Para o diretor de vendas de caminhões, Antonio Cammarosano Filho, o nível dos visitantes surpreendeu. “Teve um público muito grande que veio querendo fechar negócio, o que ficou muito acima da nossa expectativa inicial. O nosso estande ficou lotado de segunda a sexta”, afirmou. Segundo a empresa, esta foi a maior participação da marca da Fenatran.

Ford comemorou os 60 anos do F-600
A Ford aproveitou a feira para comemorar os 60 anos do caminhão F-600, primeiro produzido no Brasil com alto índice de conteúdo nacional. A empresa também apresentou o Cargo Connect, caminhão com configuração 8×2 equipado com tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Na área de segurança, o modelo traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
A montadora apresentou também o Boné Alerta, criado no Brasil, que dispõe de recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança. Seu objetivo é alertar o caminhoneiro aos primeiros sinais de sono ao volante para fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência.
O Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar sua chegada ao mercado e o aproveitamento de todos os seus benefícios.
Os resultados da montadora na Fenatran superaram as expectativas: a marca contabilizou cerca de 800 caminhões negociados durante os cinco dias do evento, principalmente no segmento de modelos vocacionais para aplicações específicas.
“Esse balanço não inclui os contatos iniciados com outros clientes visando a futuras vendas, que trazem um potencial de mais de 1.000 veículos adicionais. Mas, acima de tudo, o resultado simboliza o clima de reativação dos negócios que volta a ser observado no país”, disse João Pimentel, diretor de Operações.
“Atendemos mais de 1.000 interessados em nossos produtos de vários segmentos, incluindo praticamente todos os estados brasileiros, além de potenciais clientes da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Porto Rico”, contou Carlos Gazques, gerente nacional de Vendas.

Nova linha de caminhões da Mercedes tem inspiração nos anos 60-70
A linha de caminhões 2018 da Mercedes-Benz inclui quase 30 novos recursos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia para as famílias Accelo, Atego, Axor e Actros. Um dos destaques é o Actros Série Especial, uma edição limitada de 21 unidades do top de linha da marca, que ganha design “retrô” inspirado nos clássicos caminhões L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no Brasil em todos os tempos, segundo a montadora.
Outra edição comemorativa da Mercedes é a “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”, uma série limitada que ganha itens de segurança inéditos na linha, como assistente de partida em rampa e câmera de ré.
A fabricante também mostrou seus serviços de conectividade, com destaque para a nova funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard. Trata-se de um sistema de telediagnose que identifica, por exemplo, a necessidade de manutenção e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor da frota para avisá-lo e propor a melhor solução em eventuais defeitos no motor, câmbio, embreagem, freio e outros. A partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros comercializados no país sairão de fábrica com o Fleetboard ativado.
Com a FENATRAN, a Mercedes ampliou também os negócios com o TruckPad, aplicativo para smartphones que liga diretamente o motorista aos contratantes de fretes. Atualmente, 500.000 motoristas fizeram download do App, o que significa que 50% do universo dos autônomos conhecem esta ferramenta. Além disso, cerca de 8.000 empresas contratantes de fretes aderiram ao aplicativo.
Para o diretor de Vendas e Marketing para Caminhões da marca, Ari Gomes de Carvalho, a Fenatran “foi melhor do que a encomenda”. “Recebemos um fluxo de clientes maior do que esperávamos. O mercado despertou, e o evento simboliza essa transformação. O que posso adiantar é que, muito provavelmente, zeramos nosso estoque de 2.000 veículos que possuíamos antes do Salão”, comentou. Segundo Carvalho, os clientes foram ao evento com a intenção de renovar a frota ou ampliá-la por conta de novos contratos. “E a MOVIMAT, ao ser realizada simultaneamente, também atraiu para o pavilhão um público que não viria visitar os veículos”, afirmou.
Recentemente, a empresa anunciou investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil para o período entre 2018 e 2022. Os recursos serão direcionados à modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus da montadora em São Bernardo do Campo, SP, e Juiz de Fora, MG. Parte dos investimentos também vão contemplar inovações nas linhas de caminhões e ônibus.
Scania apresentou novos caminhões e serviços conectados
Cinco caminhões e dois serviços foram os lançamentos da Scania durante a Fenatran. Nos rodoviários, as novidades foram os veículos com novas motorizações, de 450 e 510 cavalos, que oferecem até 5% a mais de economia de combustível, de acordo com a montadora. Esses propulsores passam a ser equipados com um sistema de injeção de alta pressão, além de produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência a fadiga.
O Heavy Tipper traz para a gama fora de estrada dois modelos para a mineração, sendo o 8×4 capaz de transportar até 25% a mais de carga líquida, reduzir em até 15% o custo por tonelada transportada e aumentar em 30% a vida útil na operação, o que significa cerca de um ano a mais de trabalho – sendo três a vida média das opções atuais do mercado, também segundo a montadora. Outro lançamento foi a expansão da gama V8 com um cavalo mecânico apto a acoplar no inédito Super Rodotrem, composição de 11 eixos, capacidade de 91 t e 620 cv de potência, que inaugura um novo nicho para atender aos segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural. A primeira venda já foi feita para a Usina São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil.
Em Serviços, a fabricante apresentou o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal de parar para a manutenção. Com estes Planos, a Scania consegue unir sustentabilidade e rentabilidade e, ainda, reduzir em até 16% o custo de manutenção de cada unidade.
A nova solução de condução econômica, o Driver Services, orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no motorista e dispõe de treinamento e coaching personalizado, que proporcionam a evolução no modo de direção. Esse serviço pode diminuir até 10% o consumo de combustível.
De acordo com o diretor-geral da montadora, Roberto Barral, desde o início do ano a marca vinha registrando bons resultados e na Fenatran a boa expectativa foi totalmente comprovada. “Percebemos o sentimento de otimismo em todos os clientes que vieram ao nosso estande”, ressaltou.

Iveco lançou séries comemorativas dos 20 anos da marca no país
A Iveco completou 20 anos de operação no país e apresentou novas opções dos caminhões Daily e Tector, séries personalizadas da Daily e do Hi-Way, modelo extrapesado premium da marca. Na pré-abertura do Salão, a montadora anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos nos próximos 24 meses.
A nova Daily City 30S13 chega nas versões chassi cabine e furgão, pronta para atender o mercado de cargas fracionadas em centros urbanos com restrições de circulação. O modelo, que estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2018, tem altura reduzida, que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura.
Na linha Tector, a fabricante apresentou, além do recém-lançado Tector Auto-Shift, os modelos 80-190 e 110-190, de 8 a 11 toneladas, que serão comercializados a partir do último trimestre de 2018. Os veículos possuem a cabine mais ergonômica e confortável da categoria – de acordo com informações da fabricante – e contam com uma alavanca de câmbio no painel. A versão de 11 toneladas pode receber um terceiro eixo, permitindo que a capacidade seja aumentada para 13 toneladas, podendo rodar como VUCs. Com isso, a marca reforça a presença no segmento de médios, que engloba aplicações urbanas e específicas, como distribuição de bebidas e construção civil.
Para a Iveco, a FENATRAN deu uma boa injeção de ânimo no setor. “Esse salão trouxe o que não víamos há um bom tempo: gente sentando para fazer negócios e, principalmente, falar de coisas otimistas. Deu-nos uma grande esperança, a de que quem precisa dos nossos produtos está deixando a crise para trás”, disse o gerente de Marketing, Mauricio Correa.
Peugeot aproveitou a Fenatran para ganhar mercado de utilitários leves
Com modelos como o Peugeot Expert e Peugeot Boxer, a marca francesa mais conhecida no Brasil por seus modelos de passeio, quer crescer na linha de utilitários leves. Mas a ideia é ganhar público, também, com o oferecimento dos serviços de pós-venda.
O momento é bom para a montadora no país, já que entre 2015 e 2017 foram 28 novas concessionárias inauguradas no Brasil. Entre os atrativos está o Renova Peugeot, programa que garante recompra do carro pela marca na hora de trocar de veículo. “Na Europa, somos líder no segmento de utilitários leves e temos grandes planos para o Brasil, pois oferecemos o veículo certo para cada tipo de atividade. Aproveitamos a Fenatran, também, para lançar a nova fase do Total Care, o Total Care Pro, com atrativos especiais para donos de utilitários, como o consultor de veículos, garantia do veículo lavado pós-revisão e possibilidade de pagamento de parcelas por boletos”, disse a vice-presidente da Peugeot para América Latina e diretora geral para o Brasil, Ana Theresa Borsari.
O furgão Expert está disponível em dois modelos: o Expert Business 1.6 e o Expert Business Pack 1.6. Com carga útil de 1.500 kg e volume de até 6,6 m³, o veículo de 5,30 m de comprimento foi concebido para o transporte em trechos urbanos e pode acessar estacionamentos, docas e locais de carga e descarga com até 1,94 m de altura máxima.
Os modelos possuem o Moduwork, equipamento que possibilita o aumento de espaço para transportar cargas longas, elevando o assento lateral do passageiro para liberar espaço. E, ainda, podem se transformar em um escritório móvel ao abaixar os braços centrais.

ENTIDADES

Indústria de implementos avalia FENATRAN como evento positivo
O balanço da participação das 23 empresas associadas à Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários na edição 2017 da FENATRAN foi positivo. “A feira consolidou o movimento de recuperação que a indústria está experimentando nos últimos meses”, avaliou Alcides Braga, presidente da entidade.
No setor leve (carroceria sobre chassis) foram negociadas em torno de 150 unidades e, no pesado, (reboque e semirreboque) aproximadamente 2.000 produtos. Além disso, são esperados para os próximos meses a venda de cerca de 1.200 veículos, na sua maioria pesados.
Também fazem parte da Anfir as empresas fabricantes de componentes. A estimativa é que as associadas nessa categoria fecharam negócios da ordem de R$ 17,5 milhões. O volume corresponde a pedidos tirados durante o evento somados aos negócios que serão consolidados nos próximos meses decorrentes da Fenatran.
Com relação ao mercado, o presidente da entidade calcula que os fabricantes de implementos já têm atividade contratada para pelo menos o primeiro trimestre de 2018. De modo geral, a perspectiva é de crescimento de 5% sobre 2016 no segmento de implementos para veículos pesados. Para 2018, a alta deve ser de 10% a 15%. “Existe uma retomada do emprego em nosso setor. Passou a fase do risco”, comentou Braga.
Entre os principais entraves da indústria está a idade média dos produtos ainda em atividade nas estradas, que é de cerca de 30 anos. Umas das alternativas para os fabricantes é o investimento em equipamentos vocacionais e cada vez menos genéricos, além da entrada nos mercados externos. “Quem exporta é o fabricante de veículos, mas nosso produto está ali.”
Setcesp lançou livro sobre ex-presidente Manoel Sousa Lima Junior
O livro: “Manoel Sousa Lima Junior – O presidente da Transição” foi lançado pelo Setcesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região no estande da NTC&Logística durante a Fenatran. A obra eterniza as diversas batalhas e conquistas da gestão de Manoel, que esteve à frente do sindicato de 2013 a 2015 e atualmente também é colunista do Portal Logweb.
José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística, abriu a cerimônia de entrega da obra ressaltando que essa é uma homenagem mais que merecida. “Estamos vivendo um momento de transição, principalmente com a consolidação da COMJOVEM, e é ótimo que a nossa história esteja registrada para que esses jovens conheçam tudo o que foi feito nesses 81 anos de história do Setcesp.”
Manoel recebeu a publicação das mãos do presidente do sindicato, Tayguara Helou. “O livro está pronto há mais de um ano e decidimos lançá-lo na Fenatran porque esta feira representa a retomada do setor de transporte rodoviário de carga. Também não poderia deixar de ressaltar que durante os três anos que fui vice de Manoel aprendi muito com as suas batalhas e conquistas e também com a sua dedicação e inteligência emocional”, disse Tayguara.
Em seu discurso, Manoel agradeceu por todo o reconhecimento que recebeu em seus mais de 30 anos dedicados ao Setcesp. “Hoje, como transportador rodoviário de cargas, digo com orgulho que já recebi todas as homenagens nacionais do setor e inclusive duas internacionais, me sinto muito honrado”, afirmou.
Referindo-se aos ex-presidentes do Setcesp, que também estiveram presentes na cerimônia, Urubatan Helou e Francisco Pelucio, Manoel declarou: “Sinto-me como parte de um time de corrida de revezamento, pelo qual durante três anos me esforcei com o melhor de mim, numa jornada quase que diária, dando continuidade aos projetos de meus antecessores para deixar um legado àqueles que me substituiriam no maior sindicato patronal de transportadores de carga da América Latina”, concluiu.

OUTROS SETORES

Randon apresentou inovações em implementos rodoviários
Cheia de novidades, tanto na divisão montadora quanto em autopeças, a Randon fez questão de ressaltar na Fenatran que 60% da receita das empresas do grupo provém das inovações que a companhia vem fazendo nos últimos cinco anos.
Na Divisão Montadora, um dos destaques é a nova basculante 30 m³ para o transporte de minerais, como areia e brita, destinada a aplicações severas (Heavy Duty). Foi desenvolvida num chassi robusto para esta aplicação e no projeto foram usadas chapas de alta resistência, com revestimento interno da caixa da carga, com maior espessura e colunas mais reforçadas.
Já o semirreboque Top Sider Versátil é ideal para o transporte de cargas paletizadas ou acomodadas em rack, como autopeças, alimentos, produtos de higiene, limpeza e cargas em geral. Permite inúmeras combinações de fixação de carga, graças à amarração feita no chassi. Dentre os opcionais está a preparação para receber o ‘Top Sider’, sistema que eleva o teto do sider em até 30 centímetros para carga e descarga.
Por sua vez, o novo tanque cilíndrico Linha R, produzido em aço carbono, apresenta novidades como novo corrimão polimérico, que oferece o opcional de acionamento pneumático, e vem equipado com caixa de proteção do acionamento das válvulas, sistema bottom loading opcional, que aumenta a segurança no carregamento, e um novo porta-mangote, em material mais resistente.
Outro importante semirreboque é a Base de Contêiner, desenvolvido para o mercado peruano, onde a Randon está iniciando uma nova planta industrial. O produto, que serve ao transporte de rotainer (espécie de contêiner com menos de 20 pés), apresenta novos conceitos de engates de contêiner, desenvolvidos pela JOST, que passam de manuais para automáticos, o que permite maiores ganhos em produtividade e segurança, uso de suspensão pneumática super single e para-choque e barrotes parafusados, que não usam solda, o que facilita a exportação para montagem no exterior.
Mais um destaque foi o semirreboque graneleiro Linha R, que utiliza o painel Ecoplate 2, compósito exclusivo 100% reciclável, que garante ao produto benefícios como maior carga líquida, facilidade de operação, manutenção e higienização, versatilidade e intercambialidade com o modelo anterior.
Na Divisão Autopeças, foram 18 novidades somando as marcas Master, Suspensys, JOST e Fras-le. Entre elas estão câmaras, freios, eixo com freio a disco, 2º eixo dianteiro, suspensões pneumáticas e mecânicas, quinta roda, engate automático, discos e tambores de freio.
Durante a coletiva de imprensa, David Randon, diretor presidente, disse que o mercado inicia uma pequena e cautelosa retomada. “Estamos felizes e esperamos que a situação melhore ainda mais”, ressaltou.
Alexandre Gazzi, CEO da Divisão Montadoras, comunicou que foram retomadas as obras da fábrica que a empresa está construindo em Araraquara, SP, onde inicialmente serão fabricados vagões e semirreboques canavieiros para atender o mercado da região paulista vocacionada para o plantio de cana-de-açúcar. Com início de operação no primeiro semestre de 2018, a unidade recebeu investimentos de R$ 70 milhões em terraplenagem e edificações, de um total estimado de R$ 100 milhões até a conclusão. “Já a nossa quinta planta, que está sendo construída no Peru, ficará pronta entre março e abril do próximo ano, para atender às necessidades específicas deste mercado”, acrescentou.
Também presente na coletiva, Sérgio Carvalho, COO da Divisão Autopeças, expôs que a Randon está crescendo tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Como consequência, a planta da Fras-le Ásia ganhará novas, modernas e mais amplas instalações em Pinghu, na Província de Zhejiang, na China. Com inauguração prevista para 30 de novembro deste ano, a nova fábrica terá capacidade para produzir anualmente até 5,0 milhões de peças em pastilhas e até 10,0 milhões de unidades de lonas. Com ela, a Fras-le espera triplicar o faturamento em apenas quatro anos. “Além disso, antes do final do ano, vamos inaugurar um Centro de Distribuição na Colômbia”, anunciou.

Wabco lança no Brasil plataforma modular de sistema de frenagem
Fornecedora global de tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, a Wabco lançou, durante a feira, a plataforma modular de sistema de frenagem mBSP. Primeira no setor, representa um avanço tecnológico que permite a fabricantes de veículos equipar de forma flexível tanto caminhões quanto ônibus com freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) ou sistema eletrônico de frenagem (Eletronic Braking System – EBS), em qualquer lugar do mundo. Por ser intercambiável, ao permitir a integração de diferentes configurações de frenagem, a mBSP economiza tempo de desenvolvimento, reduz a sobrecarga de desenvolvimento de projeto e os custos de produção para os fabricantes de equipamentos originais.
Outra novidade foi o ESCsmart (Electronic Stability Control – ESC), primeiro sistema inteligente de controle de estabilidade da indústria automotiva para ABS para atender tanto ônibus quanto caminhão. É um sistema de segurança ativa que monitora a estabilidade rotatória e direcional dos veículos. Ele pode intervir automaticamente, independentemente do motorista, quando um alto risco de instabilidade é detectado, contribuindo assim para reduzir a probabilidade de acidentes, particularmente aqueles que envolvem capotamento, tombamento, derrapagem ou efeito canivete.
De acordo com Reynaldo Contreira, presidente da Wabco América do Sul, no Brasil, o número de acidentes envolvendo caminhões e ônibus vem caindo com o uso da tecnologia, mas ainda é pouco. “É preciso investir mais em soluções desse tipo.”
Novos pneus completam linha MaxSeries da Goodyear

A Goodyear apresentou na Fenatran quatro novos pneus: Armor Max MSS e MSD para o serviço misto, com foco em resistência, e Fuel Max LHS e LHD, para o serviço rodoviário, com foco em economia de combustível. Os modelos completam a MaxSeries, composta também pelos pneus Citymax, para o serviço urbano com foco em durabilidade, e KMax, para o serviço regional com foco em quilometragem.

Os Armor Max foram desenvolvidos para veículos que trafegam em serviço misto, que mesclam vias pavimentadas com vias de terra, como, por exemplo, fazendas, construção civil, usinas de cana ou coleta de resíduos. Esses pneus possuem uma carcaça com quatro cintas de aço, sendo a última construída com High Elongation Wire, que consiste na aplicação de cordonéis de aço mais resistentes e construídos de forma a proporcionar maior elasticidade e maior aderência ao composto de borracha. Além disso, o modelo conta com uma banda de rodagem que utiliza um composto especial, extrarresistente e com dupla camada de compostos.

O Armor Max MSS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada, e entrega até 9% mais quilometragem quando comparado ao seu antecessor, o Goodyear G686 MSS Plus. Já o modelo Armor Max MSD foi desenvolvido para atuar em eixos de tração.

Por sua vez, o Fuel Max LHS garante até 6% de economia de combustível e até 9% a mais de quilometragem no serviço rodoviário, quando comparado ao seu antecessor, o G657. Ideal para longas distâncias em vias retas e planas, onde os veículos se mantêm em velocidade constante por um longo período, o Fuel Max LHS é destinado aos eixos direcionais, livres ou de tração moderada, e o Fuel Max LHD, aos eixos de tração. Com índice de carga 154/149, podem ser carregados com 3.750 kg em eixo simples e 3.250 kg em eixo duplo.

Fabio Garcia, gerente sênior de marketing para pneus comerciais da Goodyear Brasil, ressaltou que tanto os Fuel Max quanto os Armor Max podem ser adquiridos opcionalmente com chip RFID integrado de fábrica. A utilização deste dispositivo combinada ao sistema Control Max permite um maior controle patrimonial da frota, reduzindo gastos com pneus e com combustível.

Alterações na linha graneleira estão entre os destaques da Librelato
Durante a Fenatran, a Librelato realizou quatro lançamentos, entre eles, do Graneleiro Linha Premium, que demandou, aproximadamente, R$ 1 milhão em projeto, ferramental e pesquisa. Sua caixa de carga possui novo revestimento em um material alternativo chamado Eco+, composto por alumínio e polietileno. A fixação dos painéis de revestimento é feita através de parafusos com porcas rebite, que eliminam saliências externas e, portanto, não danificam a lona de cobertura. Outras novidades são a iluminação 100% em LED e luz de indicação de direção sequencial.

Outro lançamento foi o Furgão Frigorífico, que possui um sistema de refrigeração com tecnologia de ponta. Já o Semirreboque Canavieiro é indicado para canas picadas, pois conta com um sistema de basculamento lateral, atendendo as demandas das usinas de produção de álcool e açúcar. Vale lembrar que está de acordo com a Resolução 640, que permite a logística de um PBTC de até 91 toneladas. Por fim, o Tanque Cilíndrico em aço inox, com capacidade para 47.000 litros de gasolina e que possui válvulas de fundo com acionamento pneumático, sendo totalmente preparado para a instalação do sistema botton loading com recuperador de vapor.

Durante a coletiva de imprensa, o gerente de exportação da Librelato, Rafael Bett, disse que o objetivo da empresa é fazer de 2017 seu melhor ano no mercado externo. “Há cinco anos exportamos de forma contínua e com visão de longo prazo. Paraguai, Chile, Bolívia e Uruguai são nossos principais mercados. Também estamos presentes na Argentina, Peru, América Central, Caribe e África.” Segundo ele, as exportações da companhia representam entre 15% e 20% do faturamento, e a previsão é crescer mais 20% na área.

E o otimismo não parou aí. Para Sprícigo, 2018 será um ano de muita liquidez, pois haverá muita oferta. “Prevemos um crescimento de 15%”, revelou.

Vipal Resolve ganhou destaque no estande da Vipal
Sustentada em seu conceito norteador “A Estrada Ensina a Vencer”, a Vipal Borrachas levou à feira seu mix de soluções para o transporte. A grande novidade foi a Vipal Resolve, conhecida como a “rede social do mercado transportador”. A plataforma interativa ajuda os profissionais do segmento de transportes na resolução dos dilemas da sua rotina de trabalho, além de conectar o mercado como um todo. Profissionais de diferentes áreas ligadas ao segmento do transporte podem participar, já que a plataforma não trata apenas do principal negócio da Vipal, que é a reforma de pneus. Qualquer pessoa ligada ao universo do transporte é bem-vinda para interagir e compartilhar experiências com os outros usuários.
Na Vipal Resolve, os usuários podem escolher entre assuntos como Gestão de Pessoas, Desempenho Quilométrico, Economia de Combustível, Gestão de Pneus e Manutenção para postar suas dúvidas e sugestões. Se surgirem questões cujo assunto não seja de domínio da empresa, a Vipal, como curadora do projeto e gerenciadora do sistema, convida empresas com expertise em outras áreas para colaborar com informações e ajudar a solucionar as dúvidas dos usuários.
A marca também apresentou: a linha de Bandas ECO, que proporcionam até 10% de economia de combustível e possuem menor resistência ao rolamento, segundo a empresa; as bandas exclusivas com desenhos da marca, que garantem alto desempenho quilométrico; e a linha de reparos para pneus e câmaras de ar, que ajuda a aumentar a vida útil do pneu.

Chapa antidesgaste da SSAB é ideal para material estrutural de caminhões e contêineres
A siderúrgica sueca SSAB lançou a chapa antidesgaste Hardox® 500 Tuf durante a feira, demonstrando sua aplicação em uma minicaçamba basculante. O produto é ideal para atuar como material estrutural em caminhões fora-de-estrada, contêineres, basculantes e em estruturas pesadas de descarregamento, pois possui alta resistência ao desgaste, deformação e vincos.
A empresa também apresentou amostras de vigas em Strenx e aço comercial, para que os visitantes pudessem comparar o peso de ambos. Segundo a marca, não é o aço que é mais leve e, sim, a estrutura que fica mais leve devido à redução da espessura do aço para manter a resistência.
O Strenx é projetado para os setores em que a alta resistência estrutural e a redução de peso são fatores competitivos importantes, especialmente na indústria de elevação de carga, movimentação e transporte. Também é ideal para agricultura, estruturas de máquinas de grande porte, transporte ferroviário, setores offshore e de construção.

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