Facebook Twitter Linkedin Instagram
Conteúdo 17 de agosto de 2009

Fontana Neto é o novo presidente da Rumo Logística

Dois meses depois de deixar o comando da ferrovia MRS, o engenheiro mecânico Júlio Fontana Neto assume a presidência da Rumo Logística, empresa controlada pela Cosan, maior grupo de açúcar e álcool do país.

A Rumo vai operar um corredor logístico de açúcar, derivados e grãos do interior de São Paulo ao porto de Santos. O negócio inclui terminais e terá como plataforma uma linha de 650 quilômetros de trilhos da ALL. Os planos futuros incluem terminais no exterior e até uma frota própria de navios.

Fruto de uma parceria comercial com a ALL, o projeto da Rumo prevê o transporte de 9 milhões de toneladas de açúcar em 2013, podendo chegar a 15 milhões após 2015.

O plano é investir R$ 1,2 bilhão, divididos em modernização e duplicação da malha de Itirapina a Santos, em pátios, locomotivas e vagões e na construção e ampliação de terminais. O projeto prevê a entrada de sócios estratégicos.

À plena capacidade, estima-se faturar US$ 500 milhões por ano. O início das atividades deve ocorrer no primeiro trimestre de 2010.

Desde junho, sob o comando de Marcos Lutz, vice-presidente comercial e de logística da Cosan, a Rumo faz apresentações do seu projeto a investidores no Brasil e no exterior, com assessoria do Credit Suisse. Agora, Lutz passa à vice-presidência do conselho, presidido pelo empresário Rubens Ometto, controlador da Cosan. Guilherme Quintela, dono da Estação da Luz Participações, envolvido com grandes projetos ferroviários no país, caso do trem-bala (TAV), também foi convidado a integrar o conselho.

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Tokio Marine
Retrak
Manufacturing Summit Brazil