Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 19 de agosto de 2019

Gargalos logísticos são superados através de modelos com base tecnológica

As deficiências do setor de logística começam a ser supridas por modelos com base tecnológica – startups que oferecem soluções para lidar com problemas que envolvem desde altos custos, armazenagem e até a falta de transparência no processo de entregas.

Porém, apesar deste movimento de inovação ser grande, os gargalos da logística ainda geram perdas no setor, devido a problemas como a infraestrutura rodoviária, segurança, alta taxa de tributação, falta de cuidados durante o transporte, dificuldade de transportar produtos com medidas maiores que as padrões e, até, a sazonalidade das próprias empresas, que gera complicações corriqueiras, como o atraso das entregas. Nesse cenário, esferas com falhas usuais na logística recebem novas iniciativas, que modernizam os modelos antigos, geram mais qualidade a todas as etapas do processo de entrega e impulsionam o setor para a necessária adaptação à era tecnológica.

 

Coleta e entrega

A Movetogo – plataforma de serviços de coleta e entrega – é uma das empresas que está contribuindo para essa mudança no setor. Atua em 88 cidades brasileiras, sendo uma opção para quem precisa contratar um transporte com segurança, substituindo o tradicional “carreto”. Conta com uma proposta diferenciada de entrega de produtos com medidas e pesos não convencionais, além de oferecer um modelo de contratação totalmente online, com processo de acompanhamento da entrega em tempo real, bem como pesagem e aferição das medidas do produto no local da retirada.

“O nosso papel é levar transparência a todo o processo logístico, pois em logística, a cadeia é extensa, e deixar o cliente informado sobre precificação ou rastreamento é fundamental.”

Ainda de acordo com Cláudio Alvadjian, CEO e founder da empresa, a proposta foi criada com o intuito de facilitar a cotação e contratação de clientes que precisam de uma coleta, em decorrência da demora do feedback por parte das transportadoras. O peso por volume é até 100 kg ou 500 kg consolidado, considerando coleta em São Paulo para outras cidades, e de São Paulo para São Paulo é até 500 kg por volume ou consolidado. As medidas máximas por volume são 100 x 140 x 100 cm.

A aferição do peso é feita através de uma balança sem fio com capacidade de 200 kg. É realizada a conferência das medidas das encomendas para verificar se não tem cubagem, ou seja, a precificação é realizada através de peso ou medida (cubagem). Os locais de entrega são definidos através de prazo da própria entrega e, principalmente, localização, com o intuito de garantir um lugar seguro para retirar a encomenda.

A empresa possui tecnologia de contratação e cotação e, depois de finalizado pelo cliente, é disparada a coleta para os motoristas e há um sistema interno de gerenciamento operacional. Além de ser uma empresa de desenvolvimento de tecnologia, a Movetogo tem veículos e Centro de Distribuição próprios. São dois tipos de veículos, com capacidade de 500 kg e 2000 ton. Já a interface com o cliente e o comprador na plataforma Movetogo é 100% pela web. Todos os atores recebem informação da entrega através de e-mail automático a cada etapa do processo.

“Investimos em tecnologia e outras soluções com o objetivo de tornar a entrega mais transparente e reduzir as despesas dos contratantes”, conta Alvadjian.

Ele esclarece que para uma boa gestão de logística na era tecnológica, é necessário que as empresas realizem um planejamento direcionado à otimização do processo de entrega e cumpram os prazos do consumidor milleniun. “Em nosso modelo de negócio, todas as informações são abertas ao cliente, e na própria plataforma é possível acompanhar o valor e o prazo de entrega em tempo real e escolher o período de coleta de manhã ou à tarde em São Paulo e Grande São Paulo, com o intuito de não gerar uma experiência negativa para o consumidor”, diz Alvadjian.

Ainda de acordo com o presidente da Movetogo, entender a relevância da tecnologia na gestão dos procedimentos é vital para a sobrevivência de empresas que mantêm o modelo logístico comum. “Ficar atento às movimentações no segmento, como o crescimento dos marketplaces, e desenvolver soluções específicas para as necessidades dele são essenciais”, comenta Alvadjian. Para se ter ideia da dimensão desse mercado, somente neste ano, o Mercado Livre anunciou um investimento de R$ 3 bilhões dedicados às suas operações no Brasil, a fim de incrementar a área logística e acelerar a velocidade de entregas das mercadorias.

Ele destaca, ainda, que para uma boa gestão de logística na era tecnológica, é preciso haver facilidade na contratação e, principalmente, rastreabilidade. “A informação é fundamental para o cliente. Temos tecnologia para realizar a integração com marketplace e, em breve, estaremos emitindo o CTE apenas dois segundos após o nosso motorista dar o aceite das coletas.”

A Movetogo presta serviços tanto para o consumidor final, quanto para empresas. Segundo Alvadjian, com o crescimento do mercado de marketplaces como OLX e Mercado Livre, a expectativa é que nos próximos 12 meses o volume de entregas para pessoas físicas represente 22% das contratações da startup. Já os serviços para pessoas jurídicas devem alcançar 38% das solicitações na plataforma. A empresa também investe na segurança dos produtos transportados e tem uma parceria com a Porto Seguro, para assegurar as mercadorias em até R$ 35 mil por nota fiscal.

“O seguro de encomendas é realizado pela Porto Seguro e elas são averbadas a partir do momento que emitimos a nossa nota fiscal, que em transporte se chama CTE, e as coletas são realizadas através de motoristas da nossa empresa. A maioria das coletas que são provenientes de marketplace o cliente pede a verificação da mercadoria coletada”, afirma o presidente.

 

Crescimento

A empresa está se preparando para o crescimento do setor desde 2016, com o intuito de absorver o crescimento, com compra pré-aprovada de veículos e seleção de motoristas.

“Lançamos no mês de maio último um serviço totalmente inovador no mercado de encomendas em São Paulo Capital e Grande São Paulo: o Movetogo A Jato. A única do mercado a dar garantia de entrega em 3 horas após a coleta da encomenda no cliente e deixar livre o peso que será transportado, considerando apenas a capacidade de 500 kg do veículo. Também temos o nosso produto de São Paulo Capital ou Grande São Paulo para mais de 88 cidades do Brasil. Um cliente em Manaus pode pedir coleta pelo sistema em São Paulo Capital ou Grande São Paulo apenas pelo sistema, e aguardar chegar a sua cidade, e ainda ter a opção de retirar em um parceiro homologado em Manaus.”

Alvadjian completa dizendo que, hoje, com a tendência em compras através de marketplace, muitas empresas deixam para o comprador ou vendedor contratar o frete e “hoje somos a única empresa do mercado com capacidade operacional de pequenos e grandes volumes e com facilidade de contratação pela web”.

 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal