Facebook Twitter Linkedin Instagram
Negócio Fechado 17 de abril de 2015

GKO Frete dá suporte a e-commerce da catarinense La Moda em entregas feitas pelos Correios

A solução permite uma integração tecnológica entre a La Moda e os Correios para facilitar a rastreabilidade na entrega de produtos

A La Moda, detentora da grife Lança Perfume vem colhendo bons resultados com o GKO Frete, desenvolvido pela GKO Informática, para obter maior e melhor rastreabilidade na entrega de produtos de seu e-commerce, que expede através dos Correios. O projeto teve início em 2013 e está em plena produção.

Para atender à necessidade particular da La Moda, a GKO Informática desenvolveu, dentro do ambiente GKO Frete, um módulo que permite integrar, ao processo padrão de gestão de fretes de qualquer empresa, a forma particular que os Correios tratam as encomendas: não há emissão de CTe (conhecimento de transporte eletrônico) e o controle de entrega e cobrança é realizado por volumes chamados de objetos.

Tal particularidade, na La Moda, exigia a geração de controles paralelos. Entretanto, Aislan Ventura, analista de Negócios da GKO Informática, explica que esta necessidade foi eliminada com o novo módulo do software, pois a faixa de códigos de objetos dos Correios passou a ser cadastrada no GKO Frete por tipo de serviço: Sedex, PAC, e-Sedex, etc. Com isso, o volume descrito na nota fiscal recebe essa informação no sistema e são impressas etiquetas com dados de entrega, logomarca do cliente, dos Correios e a chancela do serviço contratado.

Os Correios, por sua vez, fazem a leitura dos códigos de barras das etiquetas, disponibilizam em seu site as ocorrências e também geram os arquivos de faturas no final do mês. Após a postagem desses produtos, o GKO Frete passa a monitorá-los no endereço eletrônico dos Correios e, se há alguma ocorrência, o software a registra em sua base de dados para que seja analisada pela área de transportes do embarcador e tomadas as devidas ações.
Ao receber a cobrança pelo transporte, a La Moda executa a conferência importando o detalhamento da fatura – isso permite identificar quais objetos estão sendo cobrados e se os valores correspondem aos serviços contratados, além de dar baixa nas cobranças das NFs transportadas.

“Da mesma maneira que já ocorre com os usuários do GKO Frete, a La Moda pode obter relatórios de desempenho das entregas, observar atrasos, comparar valores de fretes, entre outros parâmetros existentes na solução”, destaca Ventura. “O maior ganho para a empresa é a rastreabilidade dos produtos junto a um fornecedor de características tão personalizadas quanto os Correios, utilizando uma ferramenta tecnológica que permite integrá-lo a seu sistema corporativo. Já para o cliente da La Moda, o benefício vem em forma do pedido recebido pontualmente”, completa.

Resultados na La Moda

Até a adoção do GKO Frete e seu módulo para integração com os Correios em 2013, a La Moda não tinha qualquer tecnologia de comunicação com esse fornecedor, resultando na dificuldade de troca de informações vitais para manutenção da pontualidade das entregas. “Todo o trabalho era manual para coleta e acompanhamento dos produtos até seu destino final”, comenta Fernando José Waterkemper, Analista de TI responsável pela implantação do sistema na empresa.

Atualmente, 16% das entregas da empresa são realizadas pelos Correios. Com a implantação do GKO Frete, o profissional relata que a empresa automatizou toda a logística de coleta e envio de produtos aos clientes. Como consequência disso, alguns processos manuais foram substituídos, bem como criado um controle de numeração de chancelas para facilitar o rastreamento, as ocorrências em tempo real e o histórico de envio – com isso, o cliente recebe o que encomendou no prazo correto.

“Como resultado, tivemos uma redução no gasto dos fretes sobre faturamento de 2,6%, em 2012, para 1,76%, em 2013. Antes da entrada do GKO Frete não tínhamos a autonomia para acompanhar em tempo real nossas encomendas. Agora, ficamos independentes em relação aos atendimentos centralizados como call center, protocolos, entre outros, e isso nos poupa um bom tempo. Hoje, somos ‘donos’ da informação das nossas entregas”, encerra Waterkemper.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Brasil Log
Brasil Log
Brasil Log
Savoy Retrak w6connect
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Revista Logweb