Facebook Twitter Linkedin Instagram
Reconhecimento 16 de maio de 2018

Infraero alcança nível máximo no índice de governança das estatais

Com base no novo indicador de governo, o IG-SEST, instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais, a Infraero entrou para o Nível 1 de governança, conforme resultado divulgado na última sexta-feira (11) pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Entre o primeiro ciclo, que se encerrou em novembro do ano passado e esse ciclo, a Infraero passou de uma média geral de 4,39 para 9,25, um avanço de 110% em menos de 6 meses, passando assim ao Nível 1, o mais elevado dentre quatro níveis de governança. A operadora de aeroportos conquistou a maior evolução entre todas as estatais avaliadas. Das três dimensões apuradas – (1) Gestão, controle e auditoria; (2) Transparência das informações, e (3) Conselhos, comitês e diretorias -, o destaque da Infraero ficou para a dimensão três, com nota 10, seguida das dimensões um, avaliada em 9,72, e dois, com pontuação de 8,13.

O presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, explica que a partir do resultado do primeiro ciclo foi feito um trabalho interno com o envolvimento de diversas áreas para a implantação das melhores práticas de governança alinhadas à Lei das Estatais. “O esforço conjunto foi o maior diferencial para conseguirmos um grande salto no resultado da segunda avaliação”, pontua o gestor. “Foram mais de 35 ações implantadas no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018”, acrescenta.

Para o diretor de Planejamento, Finanças e Relações com Investidores da Infraero, Ângelo Luiz Moreira Grossi, a internalização do indicador não traz somente o benefício sobre o resultado positivo da avaliação, mas a mudança de comportamento dos gestores em relação ao dia a dia de trabalho, com conduta e atitude voltada sempre para o bem de uma boa governança e mais geração de resultados, ou seja, agregando valor para nossa empresa. Por ser um indicador dinâmico, iremos trabalhar desde já para o novo ciclo que será realizado, monitorando e aprimorando tudo o que for necessário para que possamos manter sempre essa certificação de Nível 1”.

O IG-SEST, uma espécie de “selo de qualidade” para as estatais, tem o objetivo de apoiar e promover iniciativas para que todas as empresas possam aprimorar suas práticas de governança, sempre amparadas pela Lei nº 13.303 de 2016, a Lei das Estatais.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Maplink Toyota
LOGCP
Retrak
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Top do Transporte