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Evento 21 de maio de 2015

Intermodal consolida-se como palco de lançamento de inúmeras novidades para o segmento logístico

Realizada no período de 7 a 9 de abril último em São Paulo, a 21ª edição da Intermodal South America reuniu inúmeras empresas do segmento, que apresentaram novidades em produtos e serviços. Veja a seguir uma pequena mostra do que foi mostrado e lançado no evento.

Transvip Brasil inicia transporte de cargas especiais

A Transvip Brasil (Fone: 21 3578.500), empresa de transporte de valores, acaba de lançar um novo serviço, o transporte de cargas especiais – envolvendo joias, metais preciosos, medicamentos e eletroeletrônicos. De acordo com o diretor geral da empresa, Marcos Guilherme Dias da Cunha, neste tipo de serviço, a carreta é rastreada por satélite, possui câmera, visualização remota e homens fortemente armados. Todos esses aparatos dispensam a necessidade de contratação de escolta e de uma gerenciadora de riscos, além do próprio seguro da carga, uma vez que a empresa garante o seguro total da carga contratada. “O melhor de tudo isso é que o serviço custa, em média, metade do valor do transporte de carga convencional”, diz ele.

Paletrans lança empilhadeira manual

A Paletrans Equipamentos (Fone: 16 3951.9999) apresentou, durante o evento, a nova empilhadeira manual da Linha LM, a LM1516, a primeira de uma série de lançamentos que a empresa vai fazer ao longo de 2015 e vem complementar a linha LM. Segundo informações da fabricante, o diferencial é a capacidade de carga de 1.500 kg, em relação aos modelos de 500 kg e 1.000 kg já existentes. Este equipamento, que pode utilizado para movimentação vertical e horizontal de cargas, é ideal para aplicações em pequenas empresas, supermercados, armazéns, transportadoras e pequeno comércio (padarias, lojas de materiais de construção, etc.), além de carga e descarga de veículos leves de carga e caminhões. Permite elevação de 1.600 mm e possui garfos com 1.150 mm de comprimento útil, tração e elevação hidráulica manual.

Combilift lança nova versão de sua empilhadeira multidirecional

Buscando atender uma necessidade global de estufagem e desova de cargas extrapesadas ou muito longas em contêineres fechados de 20’ e 40’, a Combilift (Fone: 51 3077.7444) desenvolveu uma versão de sua empilhadeira multidirecional de 20 toneladas. Com a nova versão, a CA 16T, a intenção é atender dois desafios: cargas de 16 toneladas em contêineres de 20’ e cargas de até 8 toneladas com comprimento de 12 m em contêineres de 40’. Segundo a companhia, a solução para as questões foi simples e consistiu em abrir a plataforma de apoio para uma largura maior do que a de um contêiner, o que leva o centro de gravidade de carga muito além de qualquer outro equipamento existente, permitindo que o sistema de elevação seja simplificado a um par de cilindros erguendo uma lança com pivotamento único. O equipamento é capaz de executar suas operações em contêineres tanto no nível do solo como carregados sobre carretas.

GRU Airport registrou crescimento em 2014

Segundo informações do diretor do GRU Airport Cargo – Terminal de Logística do Aeroporto Internacional de São Paulo (Fone: 11 2445.2945), Marcus Santarém, em 2014, o Terminal registrou um crescimento de 3% nas importações e exportações, enquanto o mercado nacional apresentou queda de 3%. “Ao longo do ano passado, o aeroporto movimentou 255.373 toneladas de carga, ante as 247.738 registradas em 2013. O desempenho consolidou a liderança do GRU Airport no setor, com market share de 36%, considerando exportações e importações no modal aéreo. Em 2013, a participação era de 34%.” Ainda segundo Santarém, o destaque do ano ficou por conta das exportações, que apresentaram aumento de 9% no volume, de 107.554 toneladas, em 2013, para 117.223 toneladas, no ano passado. O mercado total de exportações no Brasil cresceu 2% em 2014, com volume de 259.305 toneladas, e o GRU ampliou o market share de 42%, em 2013, para 45%, no ano passado. Outro dado importante foi em relação às importações. Em dezembro de 2014, pela primeira vez no ano, o aeroporto conseguiu a liderança nesse segmento, com 33% de participação no mercado. Ainda com relação às importações, o aeroporto registrou queda de 1,5%, de 140.185 toneladas, em 2013, para 138.151, no ano passado. No mercado total brasileiro, as importações de carga aérea caíram 5% – foram 447.367 toneladas, em 2014, e 472.192, no ano anterior. Mesmo com o resultado, GRU conseguiu ampliar sua participação em 1% nas importações, de 30% para 31%, no comparativo 2013/2014. “Considerando todas as modalidades do transporte aéreo de cargas (importação, exportação, carga doméstica e courier), o GRU Airport também manteve a liderança do market share, com 33% do mercado”, completa Santarém.

Columbia se destaca na logística de vestuários e mira outros setores

O Grupo Columbia (11 3330-6700) passou por uma intensa reformulação em sua estratégia corporativa no último ano. A empresa promoveu investimentos em tecnologia, processos e infraestrutura para voltar a ser um dos grandes players das operações logísticas no Brasil. Com um faturamento de R$ 2 bilhões em 2014, a aposta de agora é em setores importantes ao mercado interno, como o de vestuário e eletrônicos. “Somos integradores logísticos com soluções completas no gerenciamento da cadeia de suprimentos”, definiu Marcelo Brandão, diretor de Logística da Columbia. De acordo com ele, no ano passado a companhia investiu R$ 20 milhões em novos equipamentos e estruturas, como o Centro de Distribuição de Cotia, São Paulo, que já é um dos maiores do país em movimentação de roupas e materiais esportivos, além de um dos pioneiros na automatização customizada das operações de armazém. A meta é ampliar a liderança neste mercado e integrar toda a cadeia de suprimentos de moda e vestuário. Por isso, o grupo criou recentemente um novo negócio, o The Cotton Road, processo de busca e desenvolvimento dos fornecedores mais competitivos, especialmente na Ásia, para o varejo brasileiro. Segundo Brandão, o objetivo é atender a necessidade de internacionalização da produção de artigos têxteis de forma contínua, confiável e competitiva, além de potencializar os produtos e serviços das outras empresas do Grupo ao verticalizar diversas atividades para os mesmos clientes. “A Columbia conta com mais de 380.000 m² de área de armazenamento, com Centros de Distribuição em polos estratégicos”, frisou. Sobre o CD de Cotia, ele especificou que a operação tem um sofisticado nível de automação, com uso de esteiras transportadoras, um moderno sistema de gestão de armazém (WMS Manhattan), sistemas de armazenagem com uso de VNI (corredores estreitos) e o uso de selecionadora de pedidos para a realização de toda a movimentação mecânica. O diretor ainda revelou que o Grupo estuda atuar nos setores farmacêutico e de cosméticos. “Também estamos analisando o agronegócio, que possui um dos melhores sistemas de produtividade do mundo, mas encontra na logística um gargalo que impede um crescimento sólido”, prospectou, em referência ao objetivo da empresa de investir em armazéns e silos para essa finalidade. “Pretendemos começar com o café e o algodão”, contou. De acordo com ele, o crescimento da empresa em 2014 foi de 15%. “Mantemos o positivismo sobre os próximos anos. Por mais que a situação econômica do país esteja instável, o Brasil não vai parar de exportar e importar”, considerou. “Ainda há muita fragmentação no Supply Chain e, assim, temos uma grande oportunidade”, concluiu.

Prosegur oferece serviço de transporte de cargas especiais

O visitante da Intermodal pôde conhecer o serviço de transporte de cargas especiais da Prosegur (Fone: 0800 709.0220). Segundo o diretor geral de Logística de Valores, Alessandro Abrahão, o serviço nasceu para atender uma necessidade do mercado, principalmente para varejos, indústria, Operadores Logísticos e importadores, que têm um maior interesse em investir na segurança de produtos de alto valor, como eletroeletrônicos, por exemplo. Antes, uma empresa precisava contratar vários terceiros para cada uma das fases de operação: transportadora, para ter um veículo capacitado para o frete, uma empresa de vigilância para a escolta e uma seguradora e que muitas vezes exigia uma gerenciadora de riscos para o caso de sinistro. “Montamos uma solução para simplificar esses interlocutores. O transporte é realizado por um caminhão específico para cada produto, e inclui equipe de vigilantes com carro de escolta e seguro, o que reduz sensivelmente os custos do cliente contratante e garante um alto coeficiente de segurança para a operação”, ressalta Abrahão. Atualmente, a Prosegur conta com uma frota de 18 carros dedicados ao transporte de cargas especiais. Ainda com relação à Intermodal, a Prosegur levou suas soluções integradas de segurança voltadas ao universo portuário. Uma delas é o Proteus, uma trava para a porta de contêiner equipada com alta tecnologia para monitoramento e rastreamento (GPS, sensores de movimento, abertura e fechamento de portas, alertas de saída de cobertura, movimentação, etc.). Segundo explica o diretor geral de Soluções Integradas de Segurança da Prosegur, José Luis Rodrigues, o Proteus pode ser instalado logo após o contêiner ser abastecido ainda dentro do CD do cliente ou quando está no porto. O sistema permite ao cliente saber o horário e local exatos de fechamento e abertura do contêiner, diminuindo, assim, o risco de perdas durante o trajeto. Outra tecnologia em exposição no estande da Prosegur, e que pode ser um aliado para os clientes portuários, é o colete com microcâmera embutido. O acessório, já utilizado por clientes portuários e também em grandes eventos, conta com uma discreta microcâmera e um sistema de localização e transmissão, que envia em tempo real as imagens em alta definição para uma central de monitoramento, podendo identificar, assim, o quanto antes qualquer tipo de situação crítica.

Colliers lança Guia Logístico São Paulo

A Colliers International Brasil (Fone: 11 3323.0000) aproveitou a sua participação na 21ª edição da Intermodal South America para lançar o Guia Logístico São Paulo, que contém informações detalhadas do mercado de condomínios logísticos de alto padrão das principais regiões do Estado de São Paulo. Segundo comenta o CEO da Colliers, Ricardo Betancourt, com a finalidade de dar base para decisões estratégicas na escolha de lugares para operações logísticas, o Guia Logístico São Paulo apresenta de maneira muito visual que o inventário paulista foi se acomodando estrategicamente com a evolução e entregas do Rodoanel. “É possível perceber nos gráficos que já não há diferença entre operar em Cajamar ou em Guarulhos”, explica Betancourt. Além de fazer uma análise mais profunda do mercado logístico do Estado de São Paulo, levando em consideração os avanços de infraestrutura, o Guia Logístico também traz informações detalhadas, como tipo de condomínios, metragem, empresas e setores presentes, das seguintes regiões: ABCDM, Atibaia, Baixada Santista, Barueri, Cajamar, Campinas, Embu, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sorocaba e São Paulo (capital).

Hyster apresenta novo reach stacker

A Hyster (Fone: 11 4134.4700) levou um novo modelo de reach stacker (RS45-31 CH) para a Intermodal, estacionado no estande da companhia. Ideal para terminais que precisam movimentar contêineres, o modelo já tem frota de 60 equipamentos em operação. Segundo Fernando Cruz, diretor de vendas – Big Trucks, os bons resultados com o equipamento fizeram a empresa expor o modelo durante a feira. A capacidade é de 45 toneladas na primeira coluna, 31 toneladas na segunda e 16 na terceira. A tecnologia é mais avançada que o modelo anterior. “O coração da máquina é melhor. Há sistemas de alarmes, maior velocidade na subida, além da tecnologia can-bus, que monitora os principais sistemas da máquina. Quando algum problema é detectado, o painel indica ao operador o que foi encontrado. Com sistema de telemetria GSM, é possível saber em qualquer lugar do mundo o que acontece com aquela máquina específica”, disse Cruz. O modelo é produzido na Holanda e, além da compra, também pode ser locado por meio da rede de distribuição da companhia. O modelo exposto na feira foi vendido no segundo dia do evento para a G5 Soluções Logísticas, que vai utilizá-lo para movimentação de carga no Porto de Itaqui, no Maranhão. Outra novidade da companhia é sua nova fábrica, em Itu, SP. O processo de mudança para a nova fábrica começou em fevereiro último.

Gerente geral da Linde acredita que o momento econômico atual pode apresentar oportunidades

Mathias Papenburg, gerente geral da Linde Material Handling (Fone: 11 3604.4755), afirmou durante a Intermodal que o mercado retraído de 2015 mostra ser, também, um momento de oportunidades. “Esse pode ser um período de oportunidades, pois os clientes estão replanejando suas operações, cortando custos e buscando bons negócios”, continuou. A companhia espera que em 2015 o mercado em que atua feche como em 2014, mas acredita que talvez isso não ocorra. Juros altos e créditos mais difíceis atrapalham o setor, além da alta do dólar, que dificulta os negócios para o mercado de máquinas importadas. Sobre a feira, Papenburg afirmou que “a primeira Intermodal da Linde foi em 2008. Muitos dos clientes que representamos estão hoje na feira”. Segundo ele, a feira é um local importante para manter o relacionamento com os clientes. “Os presidentes de grandes clientes comparecem ao evento e nós somente conseguimos vê-los uma vez ao ano, justamente na Intemodal”, finalizou.

GLP também se apresentou, mostrando sua atuação na área de instalações logísticas

Considerada líder de mercado na China, no Japão e no Brasil no que se refere a instalações logísticas, a GLP – Global Logistic Properties (Fone: 11 3500.3700) tem um portfólio de 782 empreendimentos e 29 milhões de m² entre China, Japão e Brasil, e em fevereiro último adquiriu um portfólio de 11 milhões de m² nos EUA, através de um fundo com 55% da participação da GLP e 45% do GIC. O portfólio no Brasil conta com 3,4 milhões de m² de área total, 2,4 milhões de m² quadrados concluídos e 1,1 milhão de m² de projetos em desenvolvimento. A empresa está presente em 35 cidades de 11 estados brasileiros, sendo 88% dos empreendimentos localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os parques logísticos possuem sala de descanso para motoristas com copa e vestiário, ampla área de manobra para carretas e caminhões, sala multiuso, rede de telefonia, restaurante e cozinha industrial, ambulatório, sala de gerência e administração do condomínio, coleta seletiva de lixo, sistema para reuso de água, caixa d’água central para o condomínio, serviço de jardinagem, limpeza e manutenção das áreas comuns, cabine primária e distribuição de energia e área de convivência para funcionários. A segurança é feita com portaria e monitoramento 24 horas. Com o fornecimento de soluções flexíveis de multi-tenant, build-to-suit e sales-and-leaseback, a GLP se dedica à melhoria da cadeia de suprimentos de fabricantes, lojistas e empresas de logística terceirizada.

Emirates SkyCargo atende São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires

A Emirates SkyCargo (Fone: 0800 770.2130) é uma divisão de cargas da Emirates Airline, que voa para três destinos na América do Sul: São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. O voo para São Paulo foi inaugurado em 2007, já o serviço para o Rio de Janeiro e Buenos Aires foi lançado em janeiro de 2012. A Emirates SkyCargo oferece duas frequências semanais para Dubai a partir do Aeroporto de Viracopos em Campinas, SP. E opera 12 aeronaves, sendo 10 Boeings 777-F F2 e 2 Boeings 747-400 ERFs. No ano fiscal 2012-13, a Emirates SkyCargo transportou 2,1 milhões de toneladas de carga em toda malha aérea.

Gocil apresenta tecnologia de comando e controle de proteção

Com 30 anos de história e atuante em 10 estados brasileiros, a Gocil (11 2678-0600) expos seus produtos das quatro linhas de serviço em que atua: Segurança Empresarial, Pessoal, Eletrônica e Serviços. De acordo com Daniella Barbosa, gerente de marketing da empresa, a estrutura descentralizada da companhia viabiliza a operação em mais de 700 municípios, o que proporciona apoio ágil e eficiente aos clientes. “Temos, atualmente, mais de 23 mil funcionários e 3.500 pontos de atuação”, afirmou. Um dos principais motivos que levaram a empresa a participar do evento foi lançar ao público especializado a sua nova tecnologia, fruto de parceria com a 4D, marca norte-americana. Trata-se do sistema Wisdow, software para comando e controle de proteção de cidades e aplicável em vários segmentos de transportes e locais de movimentação de pessoas e cargas, como portos e aeroportos. “Em suma, ele transforma imagens em dados e faz as comparações necessárias. Pode ser instalado na entrada de um terminal, por exemplo”, explicou a gerente. “É um método mais rápido e confiável”, definiu. Segundo ela, o mercado de logística representa 17% do faturamento da empresa. Quanto à segurança empresarial, Daniella destacou que a Gocil é focada na proteção de patrimônios com o uso de projetos personalizados que analisam as reais necessidades e riscos dos clientes. Os vigilantes que prestam serviços utilizam, conforme ela, as armas não letais Taser, que possuem alto poder de imobilização, independente do porte físico de quem ela atinja.

Grupo Protege destaca o serviço Carga Segura e consolida-se no transporte de bens de valor

O Grupo Protege (11 3156.0800) apresentou um de seus principais serviços na linha de soluções em segurança: o Carga Segura. De acordo com Clóvis Guarnieri Filho, gerente corporativo de Relacionamento Comercial, ele foi criado para assegurar a integridade no transporte de insumos, eletroeletrônicos e artigos de luxo. “É um modal de transporte diferenciado que carrega produtos em caminhão blindado com guarnição composta de motorista e três vigilantes armados”, explicou. Durante a operação, a abertura e o travamento das portas são comandados pela central de monitoramento, o que diminui o risco de exposição da carga. Outros destaques do Grupo no evento foram os produtos de monitoramento e segurança eletrônica, que buscam unir tecnologia, discrição, conforto e confiabilidade para proteger patrimônios, empresas, casas e vidas. Guarnieri Filho argumentou que a integração de projetos de segurança patrimonial com serviços de segurança eletrônica, que racionalizam e aperfeiçoam recursos, garante aos clientes um pacote completo e diferenciado. A Protege tem 43 anos de experiência e conta com mais de 23 mil colaboradores, além de uma frota de 1.700 veículos, todos blindados, que cobrem 21 estados brasileiros. A empresa possui veículos que transportam até 14 toneladas e cerca de 20 unidades especializadas em carga paletizada. “Com a otimização da frota, o nosso faturamento tem duplicado a cada ano. Teremos, ainda, mais 10 novos veículos adquiridos esse ano”, ressaltou o gerente corporativo. De acordo com ele, o mercado de transporte de valores está longe de sofrer saturação. “Continuamos tendo espaço para nos desenvolvermos e temos buscado cada vez mais parcerias com operadores logísticos”, disse.

Localfrio lança sistema mobile para acompanhamento de carga

O acompanhamento de carga pelos clientes da Localfrio (Fone: 11 3049.6570) agora pode ser feito via mobile. O aplicativo quer facilitar a programação operacional, o atendimento aos serviços e a gestão empresarial. Leila Haddad, superintendente de Tecnologia da Informação da companhia, afirma que a ferramenta possibilita consultas rápidas e com mais mobilidade. Além da visualização do status da carga, com informações como a previsão de chegada da carga, o cliente ainda consegue solicitar serviços no aplicativo com qualquer celular cujo sistema seja Android ou IOS. Cerca de R$ 65 mil foram investidos na primeira etapa do aplicativo, já disponível para uso. Novos aportes ainda serão feitos ao longo de 2015 para desenvolver novos serviços, buscando atender as necessidades prioritárias dos clientes, analisadas por meio de pesquisa. Ainda em 2015, a companhia planeja aumentar os serviços integrados e expandir os serviços de transporte em dois dígitos. No primeiro trimestre do ano, a Localfrio investiu R$7 milhões em frota para a Unidade Suape, adquirindo 11 caminhões, semirreboques especiais e escoltadas credenciadas, para atender o transporte de cargas indivisíveis, como as cargas eólicas para a região Nordeste. Apenas com a nova frota, 700 viagens devem ser feitas até o fim do ano. Também em 2015 a companhia venceu o processo de licitação sobre a escolha de um parceiro logístico para atender as operações alfandegadas e transporte rodoviário do Grupo Dow, no Porto de Santos.

Globalstar lança novos produtos e investe na telecomunicação satelital

A Globalstar (19 4062.9140) expos pela primeira vez na Intermodal. De acordo com Guilherme Abad, gerente de marketing do Brasil e América Latina, a companhia possui 700 mil clientes ativos em mais de 120 países. Ainda segundo ele, um dos destaques levados pela empresa foi o GSP-1700, telefone móvel que trabalha com tecnologia 100% satelital e permite cobertura global, mesmo em áreas remotas e em algumas regiões oceânicas. Trata-se de uma ferramenta de comunicação para empresas com operações de campo e que precisam manter equipes remotas sempre conectadas. Produtos de rastreamento e gerenciamento de ativos, como o SPOT Trace, dispositivo de fácil instalação que possibilita o rastreio com envio de coordenadas GPS em intervalos de até 2,5 minutos, ideal para cargas valiosas, também esteve exposto. Já o SmartOne possui aplicação mais abrangente e, pela sua capacidade de comunicação serial, pode ser aplicado em soluções para obtenção de relatórios completos sobre os ativos, com informações como temperatura da carga e velocidade do veículo. O gerente de marketing contou que o principal diferencial da Globalstar frente às concorrentes é possuir representação física no Brasil, com um escritório no Rio de Janeiro. “Dessa forma, nossos produtos e serviços são comercializados com base no real. Não ficamos submetidos às variações do dólar”, ressaltou. “Estamos, inclusive, prevendo redução no valor dos equipamentos.” No primeiro trimestre desse ano, a empresa atingiu um crescimento de 17% da base total de clientes, em comparação com o mesmo período de 2014. “De 2010 a 2012, adicionamos 24 novos satélites. Atualmente, temos 72 satélites próprios. É a maior constelação mundial”, destacou. Para ele, mesmo em um momento político e econômico conturbado, a empresa tem investido no Brasil. Com promessa de manter a inovação no mercado de telecomunicações como premissa, a empresa realizou o pré-lançamento do Sat-Fi, revolucionário hotspot que permite conexão com qualquer smartphone através de wireless, fazendo com que o dispositivo conectado passe a trabalhar utilizando a rede da Globalstar. Assim, na prática, qualquer smartphone pode se transformar em um te-lefone satelital.

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