Facebook Twitter Linkedin Instagram
Oportunidade 5 de novembro de 2018

Leroy Merlin abre inscrição para Programa de Estágio 2019

A Leroy Merlin abre, dia 1º de novembro, as inscrições para o Programa de Estágio 2019. São vinte vagas para estudantes de Arquitetura, Design, Publicidade, Marketing, Administração, Engenharias, Economia, Estatística, Matemática, Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunicação. Os universitários que estão concluindo o curso entre 2019 e 2021 podem se inscrever, até o dia 6 de janeiro, pelo site https://vagas.connekt.com.br/VagaConnekt?Id=93764&utm_source.

Todas as vagas são para São Paulo, onde está a matriz da rede que é a maior do país no varejo de material de construção. Os estudantes vão trabalhar nas áreas de Marketing, Desenvolvimento de Produtos, Supply Chain, Recursos Humanos, Expansão, Gestão Administrativo-Financeira e Tecnologia da Informação.

O processo seletivo está dividido em cinco etapas e inclui testes de lógica, entrevistas e dinâmicas de grupo. A contratação está prevista para março de 2019.

unnamed (2)

Programa rejuvenesce lideranças

Dos 35 estagiários que entraram na Leroy Merlin no ano passado, 9 começaram 2018 efetivados como colaboradores e não como assistente, que seria o cargo inicial. “Eles já entraram como analistas porque conseguiram entregar projetos relevantes e a empresa já entende que são talentos em ascensão”, explica Alexandre Cyriaco, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional e de Cultura da Leroy Merlin Brasil. Nesse ano ingressaram 36.

Diferente do Programa de Trainee, em que as inscrições terminaram dia 29, que busca interessados em ingressar nas lojas da empresa (são 41 no Brasil), o programa de estágio atende as funções nas áreas da Matriz. “São programas paralelos. O de trainee é para vendas e futuros gerentes de loja. O de estágio foi reformulado em 2016 para aquisição de novos talentos”, diz Cyriaco, que viu suas responsabilidades aumentarem quando a empresa aceitou dobrar o orçamento para o programa. Ele conta que até 2015 a Leroy Merlin abria, em média, 15 vagas de estágio para a área corporativa por ano.

Foi um processo de amadurecimento que começou em 2012. “A gente sabia que precisava mudar o perfil, deixar de lado um pouco o operacional e buscar gente nova que trouxesse mais agilidade e ideias para a empresa”, lembra o gerente, que hoje já tem resultados práticos para apontar. O novo programa vem rejuvenescendo as lideranças da Leroy Merlin. “Em 2014 a faixa etária dos nossos gestores era acima de 50, em 2018 está entre 35 e 45 anos”, diz Cyriaco.

Há três anos a Leroy Merlin tem uma universidade corporativa que coordena todo o programa de treinamento dos estagiários. A parte obrigatória e presencial é dividida em sete módulos. Além disso, há um evento com um diretor executivo do grupo pelo menos uma vez por ano. O contrato máximo de estágio na Leroy Merlin é de 24 meses e o programa paga cursos extras que podem ser solicitados pelos mentores se o estagiário precisar e se mostrar interessado.

“Na minha área de Cultura, por exemplo, eu aprovei que a estagiária pudesse fazer cursos de vídeo, Excel e comunicação interna porque isso é importante pra ela desempenhar melhor suas funções aqui”, exemplifica Cyriaco. Quem aproveita a oportunidade pode ver sua carreira deslanchar rapidamente, como o Gerente de Produto, Gustavo dos Anjos. Ele entrou na Leroy Merlin há cinco anos como estagiário e o programa de estágio acelerou sua carreira.

Critérios de seleção

“Procuramos pessoas que sejam inovadoras, criativas, gostem de trabalho em equipe, de ter autonomia e do dinamismo do varejo”, explica a Coordenadora de Desenvolvimento, Camila Conte, responsável pelos programas de captação de talentos. Para encontrar essas pessoas, a empresa organiza um processo seletivo composto por cinco fases.

Primeiro os candidatos se cadastram e completam testes online de raciocínio lógico e cultura. Depois, participam de uma entrevista digital. Só então começam as fases presenciais. Os universitários participam de dinâmica em grupo e são apresentados ao responsável pelo RH e gestores de suas áreas específicas. Por último, acontece a entrevista para que o estagiário seja direcionado para o setor que corresponde ao seu perfil.

A dica para quem também quer tentar o processo seletivo é comum entre as entrevistadas: “Agir normalmente, como você é de verdade. Aqui percebi que, desde o começo, eles te enxergam muito como pessoa, além de uma vaga”, diz Giuliana Heymann, que estagiou por nove meses até ser efetivada na área de Comunicação e Marketing, no primeiro semestre de 2018.

Além de trabalhar numa das maiores empresas de varejo do país, os estudantes selecionados têm experiências reais no mercado de trabalho, com voz ativa e desenvolvimento de projetos próprios. “Na Leroy Merlin, o estagiário trabalha como qualquer outra pessoa. Aqui não existe aquilo de pegar café e tirar cópias. A missão do estagiário é muito mais dinâmica, com muito mais responsabilidade e oportunidades que te fazem crescer muito”, completa Giuliana.

Segundo Camila Conte esse é o segredo do sucesso do programa. “Os estagiários estão cada vez mais proativos e autônomos. Isso faz com que eles toquem seus projetos de estágio com maestria, trazendo excelentes contribuições para a empresa, assim como melhoria nos nossos indicadores”.

Programa de Estágio Leroy Merlin 2019

Inscrição de 01/11 a 6/1/2019

Pelo site https://vagas.connekt.com.br/VagaConnekt?Id=93764&utm_source.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota Retrak LOGCP
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Revista Logweb