Magazine Luiza inaugura CD em Louveira, SP

18/12/2007

A rede de varejo Magazine Luiza (Fone: 11 4589.5000) acaba de inaugurar um Centro de Distribuição às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em Louveira, SP. Com 280.000 m2 de área total, sendo 62.000 m2 de área construída, o novo CD, que exigiu investimentos de R$ 57 milhões em obras e infra-estrutura, surgiu da necessidade de redimensionamento da malha logística da empresa para atender ao seu plano de expansão, além de dar suporte à cidade de São Paulo, que reúne o maior número de clientes do site www.magazineluiza.com.br.

“Este CD vai atender às cidades do sul de Minas Gerais, do litoral paulista e das regiões da Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba. Sua concepção foi baseada em modernos sistemas de logística, como o WMS, para gerenciamento do armazém, a radiofreqüência e o PBV – Picking By Voice, separação de pedidos por voz, novidade que proporciona mais acuracidade nas entregas e oferece condições de o operador trabalhar com as mãos livres”, salienta o diretor de logística do Magazine Luiza, Carlos Gomes.

O CD possui 79 docas, incluindo as de entrada e de expedição, e é em formato de “I”, ou seja, as mercadorias entram de um lado e saem do outro. Inicialmente, contemplará 45 mil posições paletes, mas sua capacidade total é de 70 mil.

Luiza Helena Trajano, sobrinha dos fundadores e superintendente executiva da rede, ressalta que um dos diferenciais do CD é contar com restaurante e área de lazer para os funcionários, já que, segundo a filosofia da empresa, as pessoas estão em primeiro lugar e, por isso, merecem total atenção e cuidados.

O novo CD foi erguido pela construtora WTorre e atende a vários requisitos de sustentabilidade ambiental, como tratamento de esgoto, reaproveitamento da água para irrigação, plantio de 10 mil árvores e retorno de material reciclável, como plástico, papelão e isopor.

Além do CD Bandeirantes, a empresa possui outras cinco unidades, localizadas em Ribeirão Preto, SP, Ibiporã, PR, Caxias do Sul, RS, Navegantes, SC, e Contagem, MG.

Parceiros

Abastecendo o novo CD do Maganize Luiza com equipamentos, a Paletrans (Fone: 16 3951.9999) disponibilizou 12 empilhadeiras retráteis PR20 10 e 22 transpaletes elétricos TE25, além de cinco carretas industriais fornecidas pela Paletrans Carretas. Augusto Zuccolotto, diretor de operações da empresa, acrescenta também que foram fornecidas 4 empilhadeiras retráteis PR20 para o CD Navegantes e mais 5 para o CD Contagem.

O transpalete elétrico TE25 tem capacidade para 2.500 kg. Dentre os fornecidos para o Magazine Luiza, quatro deles possuem garfos convencionais (comprimento de 1.150 mm) e 18 deles garfos longos (comprimento de 2.400 mm), para dois paletes. Já a empilhadeira retrátil PR2010 tem capacidade para 2.000 kg e altura de elevação de 10 metros.

A respeito do por que da escolha da rede varejista pelos produtos da Paletrans, Zuccolotto destaca: “podemos dizer que, além do melhor custo x benefício do produto Paletrans, nosso atendimento é irretocável e imediato. Também todos podem verificar que as máquinas saem personalizadas de fábrica”.

Já as estruturas de armazenagem utilizadas no novo CD são da Esmena, e os racks especiais – com modulação maior para paletes grandes – são resultado do desenvolvimento interno, em parceria com a Equação Industrial – Projetos e Equipamentos Industriais para Logística, de Ribeirão Preto, SP. Toda a logística da empresa é própria e a frota é parcialmente terceirizada.

Números

Dados gerais revelam os números do Magazine Luiza no ano de 2007: 273 mil entregas por mês, 45 mil veículos outbound, 21 mil veículos inbound e mais de 12.700.000 unidades movimentadas.

Frederico Trajano Rodrigues, diretor de marketing e vendas da rede, conta que em cinco anos, o Magazine Luiza triplicou de tamanho e quadruplicou o faturamento, gerando um crescimento de 26% de 2002 até 2007. Para 2010, a empresa prevê um faturamento de R$ 1 bilhão. Das 376 lojas da rede, 60 são virtuais (incluindo o site), estas responsáveis por 12% do faturamento anual da companhia, o que equivale a R$ 336 milhões.

Dentro dos planos para 2008 está a entrada na capital e grande São Paulo, onde devem ser inauguradas 50 lojas. “Com a inauguração do CD temos toda a infra-estrutura para entrar de maneira eficiente no mercado paulistano”, declara Rodrigues. Luiza Helena complementa: “para entrar em São Paulo tem que ser com 50 ou 60 lojas e ter uma logística forte porque a cidade é grande”. Sobre a concorrência, diz que no interior ela acaba sendo maior do que em São Paulo, ao que Rodrigues conclui: “já concorremos com grandes players no interior, porque não chegar em São Paulo?”.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo