Facebook Twitter Linkedin Instagram
Tecnologia 2 de setembro de 2019

Manserv Logística investe em tecnologia para medir produtividade de equipamentos e reduz custos em operações

Quando o assunto é a indústria 4.0 no segmento logístico, a telemetria é a tecnologia que exerce um papel importante na gestão dos ativos. Neste cenário, a Manserv Logística, empresa especializada em serviços de intralogística, movimentação, armazenagem e gestão de estoques, investiu no desenvolvimento de um sistema de medição de produtividade de equipamentos móveis utilizando dados de telemetria. A inovação representou uma redução de custos de cerca de R$ 500 mil ao ano para a empresa, logo no primeiro mês de implantação.

A Manserv trabalha com modelos de contrato por medição de produtividade, no qual o cliente paga o serviço de acordo com a disponibilidade física e horas trabalhadas de cada máquina. O sistema, chamado ManservFleet, foi desenvolvido com o objetivo de automatizar o fechamento destas medições e, também, proporcionar ferramentas de gestão operacional. Disponibilizado em maio deste ano, foi inicialmente implementado em 183 equipamentos de transporte rodoviário e logística interna, que atuam nos segmentos de Siderurgia, Indústria de Base e Centros de Distribuição, em clientes dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia.

Além de estar disponível em uma plataforma Web, existem duas versões de aplicativos, sendo o ManservFleet Analytics para gestão operacional e financeira, e o ManservFleet Driver, utilizado pelos operadores, através de Tablets acoplados nas cabines das máquinas. “Com essa tecnologia, conseguimos agilizar o fechamento das medições ocorrendo em tempo real, e aumentar a transparência na contabilidade de dados através das auditorias realizadas pelos nossos clientes”, afirma Caroline Pereira, gerente de engenharia da Manserv Logística.

Segurança e eficiência

A telemetria é uma grande aliada para aumentar a segurança nos processos logísticos. Com o monitoramento dos equipamentos é possível avaliar em tempo real como a condução é realizada, ativar o modo condução perigosa e também receber alertas de desvios. Além de contemplar tudo isto, o app ManservFleet Driver também disponibiliza testes de atenção para medir o grau de concentração dos operadores antes do início do turno, check list de equipamentos, consulta de instruções de trabalho e um módulo para apontar qualquer incidente que possa ter acontecido durante a operação. Neste módulo, o operador pode tirar fotos do ocorrido e em seguida fazer o upload no aplicativo para conhecimento de todos os envolvidos.

A tecnologia e a inovação são partes da estratégia de crescimento e transformação do modelo de negócios da Manserv, “Todas as nossas inovações têm como foco aumentar nossos níveis de eficiência, sem deixar de lado a segurança dos nossos colaboradores que é uma das nossas maiores prioridades”, explica Caroline.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Translifit
SDS
Business Park
Tokio Marine
Retrak
w6connect
Manufacturing Summit Brazil