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Frete 11 de outubro de 2018

Marketplace de transportes faz match entre embarcadores e caminhoneiros

Peça valiosa no quebra-cabeça logístico brasileiro, as rodovias são o meio responsável pela movimentação de 75% da produção nacional, segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral – lição aprendida a duras penas no primeiro semestre deste ano, ao longo da greve de caminhoneiros. Para facilitar as negociações entre as pontas e otimizar o deslocamento de fretes no Brasil e na América do Sul, a Fretebras conecta empresas em busca de transporte para seus produtos – os embarcadores e transportadoras – a caminhoneiros disponíveis para realizar o serviço.

Com mais de 250 mil veículos cadastrados, o negócio oferece uma assinatura mensal a quem deseja fazer parte da rede para anunciar seus fretes – aos caminhoneiros a utilização da plataforma é totalmente gratuita. O cadastro das empresas é feito por meio do site e, uma vez que os dados sejam verificados, elas passam a ter acesso ao sistema. Os preços são acordados pelas partes envolvidas, embora os contratantes possam verificar se o valor que oferecem estão compatíveis ao mercado por meio de uma ferramenta exclusiva, desenvolvida pela Fretebras. A funcionalidade oferece um panorama com base em análises de rota, preço por tonelada movimentada por quilômetro, média de custo pelo transporte do produto em uma rota específica e outros elementos.

Ao anunciar um frete, é necessário que se especifique origem e destino da carga; informações sobre o produto a ser transportado, bem como o tipo de caminhão e carroceria desejados; e, opcionalmente, peso, volume e o preço do frete. Uma vez que o anúncio é postado, os motoristas interessados podem entrar em contato. “Caso se passe muito tempo e nenhum match aconteça, a própria companhia pode verificar quem está próximo do seu carregamento para negociar diretamente com os transportadores por telefone”, explica Ariadne Godinho, diretora comercial do negócio. A mensalidade para utilizar a tecnologia é de R$ 95 por filial e a utilização do serviço é feita por meio de uma página exclusiva.

Em 2017, a Fretebras intermediou o transporte de aproximadamente 3,7 milhões de fretes, sendo que cada um deles pode envolver dezenas ou, até mesmo, centenas de veículos. A empresa é especializada no atendimento a pessoas jurídicas, sobretudo no transporte entre centros logísticos e de distribuição. “Focamos no deslocamento de grandes volumes de carga, embora também atendamos o segmento fracionado em menor volume”, afirma Godinho.

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