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Mercado 6 de janeiro de 2016

90% dos CIOs sentem-se ignorados pelas áreas de negócio em relação às decisões de TI

Praticamente todos os líderes de tecnologia (90%) são, ao menos eventualmente, ignorados pelos usuários em relação às decisões de tecnologia. Esta é uma das descobertas do Global CIO Survey 2015, estudo realizado pelo grupo Logicalis, fornecedor internacional de soluções de TI e serviços gerenciados, que conversou com mais de 400 CIOs ao redor do mundo e descobriu que os líderes de TI estão sob forte pressão do fenômeno conhecido como Shadow IT.

Segundo a pesquisa, quase um terço (31%) dos CIOs globais são frequentemente ignorados quando se trata de tomar decisões relacionadas a compras de TI, e apenas dois terços (66%) desses executivos detêm o poder em relação aos investimentos de tecnologia.

Por outro lado as áreas do negócio vêm ganhando relevância nas decisões da TI, o que vem exigindo dos CIOs um movimento para alinhar estratégias de modo a melhor atender às necessidades dos colegas de áreas do negócio. Além disso, um número crescente deles – 42% – está adotando um novo modelo de fornecimento interno de serviços, em uma tentativa de se manter relevante para os usuários.

Mark Rogers, CEO do Grupo Logicalis, acredita que “esses resultados sugerem que os CIOs chegaram a um ponto crucial. Eles estão tentando manter o controle geral dos gastos de TI, mas o poder dos colegas das áreas do negócio na tomada de decisão deve crescer e apresentar desafios cada vez mais complexos para o CIO.” Na visão do executivo, esse movimento traz implicações críticas para governança e segurança. Porém, as possibilidades tecnológicas que estão à disposição podem alavancar os negócios e não podem simplesmente serem relevadas”, destaca.

A transformação da TI em curso

O estudo da Logicalis sugere que os líderes de TI estão buscando formas de retomar o controle da TI – não ao emilinar a Shadow IT, mas abrançando-a. Os CIOs estão buscando transformar o departamento de TI em um fornecedor interno de serviços – organizações mais enxutas gerenciando portfólio de serviços, não tecnologia, e capazes de responder rapidamente às demandas das áreas do negócio.

Com a mudança, os CIOs estão se libertando das tarefas operacionais diárias, com 38% deles gastando, pelo menos, 50% do tempo em atividades estratégicas.  Expressivamente, CIOs de todo o mundo estão gastando quase metade do tempo (42%) em atividades consistentes com o desenvolvimento e a entrega do modelo de fornecimento interno de serviços – ‘engajamento com áreas do negócio’ e ‘definição e fornecimento de novos serviços de TI’.

O aumento no foco do fornecimento de serviços também se reflete nas respostas dos CIOs sobre o equilíbrio das atividades do departamento de TI, que sugere um equilíbrio 50/50 entre gestão de tecnologia e entrega de um portfólio de serviços. De fato, cerca de metade dos CIOs entrevistados (47%) relatou que ao menos 30% da TI vem de fornecedores externos.

Mark Rogers concluiu dizendo que “está claro que CIOs estão buscando formas de retomar o controle ao se estabelecerem como ‘fornecedores internos de serviços’ capazes de entregar as escolhas de serviços necessárias pela organização – sejam esses serviços internamente desenvolvidos e operados, terceirizados para parceiros ou consumidos da nuvem.”

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