Levantamento com caminhoneiros elaborado pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do País, mostra um cenário preocupante relacionado com dificuldades para o sono e alimentação inadequada. Hábitos que podem aumentar o risco de acidentes nas rodovias.
Mais de 5 mil motoristas foram entrevistados entre setembro de 2014 e agosto de 2015, durante as edições do Saúde na Boleia, campanha de conscientização promovida pela Arteris. “O principal objetivo da Arteris com esta ação é identificar os fatores de risco que podem favorecer a ocorrência de acidentes de trânsito e estimular mudanças de hábito e atitudes dos caminhoneiros”, afirma o gerente de operações da Arteris, Elvis Granzotti.
A pesquisa revela que é alta a incidência de sobrepeso, hipertensão e altas taxas de colesterol. Quase 33% dos motoristas ouvidos são obesos, 34% estão com sobrepeso, 14% apresentam colesterol alto, 11% sofrem com hipertensão, 13% com índice de triglicérides alto e outros 14% possuem glicemia alta. Cerca de 30% dos caminhoneiros possuem planos de saúde, mas muitos não podem usufruir, já que grande parte dos convênios atendem regionalmente.
O descanso dos motoristas também foi avaliado. “Nas campanhas realizamos testes com os participantes e registramos que 10% estavam na faixa mais alta na Escala de Sonolência de Epworth, o que indica um risco 70% maior de sofrer acidente automobilístico”, destaca Granzotti.
Os dados revelam também que 47% dormem fora de casa cerca de 20 dias em um único mês. Metade dos entrevistados afirmaram que dormem no próprio caminhão e apenas 3% ficam hospedados em hotéis na rotina de trabalho.
Outro agravante é o uso de anfetaminas. Para driblar o cansaço da profissão, 3% admitem utilizar os chamados “rebites”, condenado por todas as organizações de saúde.
Mês da Segurança Arteris
As campanhas Saúde na Boleia integram o Mês da Segurança Arteris, iniciativa que envolve as equipes das nove concessionárias administradas pelo Grupo em cinco estados das regiões sul e sudeste. Serão realizadas mais de 230 ações para conscientização de usuários e colaboradores sobre a prevenção de acidentes. Além disso, serão distribuídos aos usuários mais de 200 mil folhetos com dicas práticas de segurança. Em 2014, cerca de 840 mil pessoas foram impactadas pela campanha.