Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Oportunidade 3 de novembro de 2015

Consultor de vendas revela dicas para potencializar as chances de contratação no fim de ano

Para quem diz que a crise não afeta o emprego, os números provam o contrário. Nos últimos doze meses foram mais de 1,2 milhões de demissões e o mês de setembro foi o pior desde 1992, onde as demissões superaram as contratações em mais de 95.000 segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

 São diversos os motivos que geram demissões. Os principais são:

  • Empresas fechando.
  • Reestruturação do quadro de funcionários.
  • Baixa qualificação profissional: empresas trocam dois ou três funcionários despreparados por um profissional qualificado.
  • Chuvas fortes em diversas regiões do país que podem prejudicar as produções.
  • Substituição de pessoas por máquinas na linha de produção.
  • Inadimplência no comércio.

Segundo o IBGE, em agosto deste ano a taxa de desemprego no Brasil subiu para 7,6%. No mesmo período em 2014 a taxa estava em 5%. O consultor e coach de vendas Jaques Grinberg Costa diz que a crise gera concorrência por vagas temporárias, que neste período aumentam e a oferta é maior do que a procura. “As contratações para o Natal já começaram, mas as vagas para vendedores são menores do que no mesmo período de 2014, até para as lojas dos shoppings centers. As vagas de vendedores, as mais aguardadas para este período, sumiram! As lojas não estão contratando, estão demitindo. Quem desejar um emprego temporário precisa se esforçar para conseguir neste ano”, afirma o especialista.

O consultor lista cinco valiosas dicas para potencializar uma contratação temporária como vendedor:

As empresas já estão contratando, cada dia que passa as suas chances ficam mais difíceis. Invista todos os seus esforços já!
Prepare um currículo profissional e objetivo, com foco para vagas de trabalho temporário. O currículo é a sua apresentação, o primeiro contato com as empresas. Surpreenda o recrutador com o seu currículo!
Esteja preparado e qualificado, acima da média. Leias livros de vendas e atendimento, participe de palestras e cursos.  Os advogados estudam a vida toda, os médicos também, nós vendedores não podemos ser diferentes.
Tenha diferenciais competitivos, técnicas e ferramentas que irão ajudá-lo a maximizar os resultados. O Coaching de Vendas é um dos grandes diferenciais do momento e ainda pouco aplicado no Brasil, tornando os profissionais que conhecem, profissionais diferenciados. É o que as empresas querem.
Conheça a Lei e as regras do trabalho temporário.  Demonstre interesse no assunto e que você busca e conhece informações além de vendas.

Para refletir: “Se existem profissionais da sua área ganhando dinheiro e com emprego estável, o problema é a crise ou é preciso mudar para fazer a diferença?”, finaliza.

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal