Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 13 de agosto de 2018

Nova plataforma online facilita gestão de serviços de comércio exterior e conecta profissionais da logística

A GoldSoft, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o setor de logística, está lançando o CanalComex, plataforma online que vai facilitar a comunicação e a conexão entre empresas importadoras e exportadoras com operadores logísticos. Para os agentes de carga, despachantes aduaneiros e transportadoras é uma oportunidade de se conectar com seus clientes de forma simples e rápida e ganhar visibilidade no mercado, com possibilidade de envio e negociação de cotações com as empresas, tudo isso por meio de cadastro e utilização gratuita.

Para importadores e exportadores, a ferramenta oferece a possibilidade de gerir suas operações desde o pedido, passando pelas cotações de serviços de frete, despacho e transporte, comparando preços e condições recebidas de diferentes fornecedores. Além disso, o sistema permite acompanhar todo o processo logístico, desde a coleta da carga na origem até sua entrega no destino, possibilitando também a troca de mensagens com fornecedores durante cada passo da operação, facilitando o dia a dia de quem contrata.

De acordo com CEO do CanalComex, Ronaldo Tadeu de Lima, ainda hoje, muitos processos de cotação, contratação e gestão das etapas de um frete internacional são manuais, principalmente para as pequenas e médias empresas, o que pode gerar erros e retrabalho. “Nosso objetivo não é ser uma simples ferramenta de cotação. Oferecemos, em um único ambiente, um sistema completo de gestão do processo logístico de importação e exportação, facilitando a comunicação entre os players e levando agilidade e segurança às operações“, explica.

Para o CTO da companhia, Victor Luiz, o diferencial desta para outras ferramentas existentes no mercado está não só no custo (a partir de R$ 159,00 por mês, para o sistema de cotação), cobrado somente do lado do importador/exportador, mas, principalmente, na expertise oferecida pela empresa. “Temos profundo conhecimento do processo logístico, o que nos permitiu criar uma plataforma intuitiva, capaz de ‘prever’ todas as etapas e especificidades de um processo de contratação de frete internacional, o que auxilia na eficiência da operação, especialmente, do lado do contratante, que não é um especialista”, afirma.

Além disso, o CanalComex conta com a tecnologia para oferecer um sistema totalmente online, em um ambiente de cloud, por meio de soluções modernas com disponibilidade de 24 horas, sete dias por semana.

Vantagens para os operadores logísticos

Para agentes de carga, transportadoras e despachantes aduaneiros, a utilização do CanalComex é gratuita, tanto para o envio de orçamentos como para a gestão de processos e comunicação com seus clientes. A plataforma permite o cadastro de documentos como invoices, propostas e até guias de pagamento. O follow up com os clientes também pode ocorrer no mesmo ambiente, reduzindo tempo com o uso de e-mails e ligações telefônicas.

Vantagens para o importador

Com sistemas de gestão de pedidos, será possível programar embarques, controlar o saldo dos itens embarcados, gerar invoices e coordenar todo o processo de embarque. As informações referentes ao frete, despacho e transporte da carga poderão ser atualizadas pelo próprio fornecedor logístico.

O sistema ainda dispõe de controles de embarques programados e em andamento, relatórios de despesas provisionadas e efetivas, e até KPI’s com métricas parametrizadas pelo usuário.

Na ferramenta de cotações, importadores e exportadores poderão solicitar orçamento de frete internacional para diversos operadores logísticos, e comparar propostas por diferentes critérios como preço, tipo de transporte e tempo de operação. “O contratante tem total liberdade para eleger seu fornecedor, definindo o prazo máximo no qual deseja receber suas cotações e até apontando justificativas para suas escolhas. Além disso, o sistema permite uma comunicação direta com os operadores logísticos, por meio da qual é possível fazer negociações e tirar dúvidas”, explica Victor Luiz.

As empresas têm ainda acesso a todo o histórico de transações realizadas desde o início da utilização do sistema, o que facilita a contratação do serviço de frete, caso tenham que repetir uma ou mais operações.

BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal