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Tecnologia 22 de junho de 2016

Nova solução da PC Sistemas utiliza big data e geolocalização para otimizar desenvolvimento de mercado potencial e entregas

Em um trabalho de colaboração com seus clientes, a PC Sistemas desenvolveu a solução Inteligência Geográfica, ferramenta que une geolocalização à big data, para que distribuidores conheçam e trabalhem de forma mais efetiva os clientes, potenciais ou ativos, de sua região de atuação.

O novo software, que será comercializado como serviço na nuvem, reúne dados de senso socioeconômico, demográfico e do CNPJ de 30 fontes diferentes, como IBGE e juntas comerciais, em uma base unificada, onde as informações são cruzadas e filtradas e as menos relevantes, descartadas. Essas informações, então, são exibidas em uma única tela, mostrando as regiões pré-delimitadas, os clientes que já são atendidos e os potenciais novos negócios.

“Identificamos que muitos dos nossos clientes têm dificuldade para definir as regiões de atuação de suas equipes de vendas e que uma ferramenta que os auxiliasse nisso seria estratégico para o desenvolvimento de seus negócios. Assim, desenvolvemos a Inteligência Geográfica que, por meio de um sistema com dados de potencial socioeconômico e demográfico, analisa o negócio sob uma perspectiva geográfica, auxiliando o distribuidor a explorar, com total precisão, as regiões em que atua”, explica Ademar Alves, diretor executivo da PC Sistemas.

A maior vantagem em ter uma visão completa do potencial comercial de uma determinada área é a possibilidade de uma tomada de decisão muito mais dinâmica. Além disso, o distribuidor consegue reduzir exponencialmente o custo logístico com o planejamento que a ferramenta possibilita, levando a entregas mais compactadas.

Outros benefícios para o usuário são o acompanhamento de todo o histórico dos clientes atuais, como quando foi sua última compra; o acompanhamento, em tempo real, da operação da equipe de vendas; e a possibilidade de adequar a agenda dos vendedores e entregadores, de forma a evitar visitas desconexas, que aumentam o custo de toda a operação.

“As principais consequências da adoção dessa ferramenta são o aumento de participação de mercado e de faturamento, mas outros efeitos podem ser sentidos, como uma melhora da qualidade de vida dos colaboradores, decorrente de um planejamento mais adequado”, completa Alves.

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