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Logística 23 de setembro de 2019

Operações Logísticas – Ed. Dig. 34

Wilson Sons Logística faz parceria com a Envirotainer
A Wilson Sons Logística, empresa do Grupo da Wilson Sons, foi certificada pela Envirotainer como operadora de seus contêineres no Brasil – a multinacional sueca é uma das líderes no mercado mundial para transporte aéreo de produtos farmacêuticos e biológicos.
“Muitas empresas precisam enviar cargas que precisam ser protegidas das condições ambientais, como temperatura e umidade. São materiais biológicos usados em pesquisas ou medicamentos de alto valor agregado. Diante dessa responsabilidade, oferecemos soluções seguras e customizadas aos nossos clientes”, afirma Patrícia Iglesias, diretora Comercial da Wilson Sons Logística.
A Envirotainer oferece quatro modelos de contêineres, de diferentes tamanhos, com isolamento térmico e controle de temperatura (que pode variar de –25° C a +40° C). Com equipe treinada para operar esses equipamentos, a Wilson Sons Logística “é a única empresa no Brasil habilitada a desempenhar esse serviço com a empresa sueca, tendo em seu armazém estoque para troca, caso seja necessário”, complementa Patrícia.
A operação inicialmente está sendo realizada pela Plataforma Sudeste, em Santo André, SP, próxima a importantes elos logísticos, como os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. O Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) da unidade conta também com câmara fria, com capacidade para 1.800 posições-paletes, para armazenar produtos que necessitam ficar acondicionados em temperaturas controladas. O acesso ao local é restrito, realizado por leitor biométrico e monitorado 24 horas. Há ainda uma farmacêutica exclusiva para atender as especificidades de cargas do segmento de saúde.

Moove investe R$ 4 milhões em tecnologia e expansão. E também no transporte de produtos certificados pela ANVISA
Criada como um braço da empresa de logística Flash Courier, atuando com foco nos meios eletrônicos de pagamento e no transporte de encomendas urgentes, a Moove anunciou investimento de R$ 4 milhões no Hub do campus Martini, localizado em São Bernardo do Campo, ABC paulista. O aporte contempla a aquisição de uma esteira com 400 saídas, enquanto a anterior possui 110, além de obras para adaptar a expansão da empresa.
De acordo com o CEO da Moove, Guilherme Juliani, os novos investimentos em automação foram realizados para atender a forte demanda logística de diversos segmentos em todo o território nacional. Ainda segundo o executivo, os e-commerces e os produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devem receber atenção especial da empresa neste segundo semestre. “E-commerces e especialmente as amostras grátis de medicamentos representam uma fatia considerável da demanda reprimida, de modo que nosso foco no momento será centralizado nesses segmentos”, pontua o executivo.
A previsão é que até janeiro de 2020 todo o novo projeto já esteja em operação de forma plena, aumentando em oito vezes a capacidade de entrega por um custo 25% menor do que o atual.
Produtos certificados pela ANVISA – Com relação ao segmento de distribuição de produtos com certificação da ANVISA, a Moove tem infraestrutura e licença para a entrega desses produtos em quatro cidades: Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. A expectativa de Juliani é que o volume de entrega desses produtos cresça de 4 mil para 50 mil entregas/mês este ano e, até o fim de 2019, esse segmento represente 10% do faturamento total da empresa.
A Moove está focando, nesse primeiro momento, no transporte de produtos como suprimentos alimentares, dermo-cosméticos e amostras grátis de medicamentos. A expectativa do CEO é aumentar gradativamente o volume e o tipo desses produtos, incluindo a entrega de medicamentos até 2021.
Além disso, a Moove também vai apostar em expansão de mercado. A empresa está investindo na obtenção de licença para o transporte desses produtos em todas as capitais brasileiras e, aos poucos, ampliará sua atuação até que consiga fazer esse transporte em todo o País.
Entre os principais diferenciais da empresa está o Sistema de Gerenciamento de Armazém, que permite um controle preciso da movimentação dos produtos. Por meio dele, é possível saber quais produtos chegaram, em que momento e qual é o tempo limite de armazenamento sem oferecer risco à sua integridade. Dessa forma, a empresa aumenta sua eficiência e diminui erros.
DHL e Vestas expandem maior projeto de transporte de pás eólicas para exportação no Brasil
A DHL Global Forwarding foi escolhida novamente pela Vestas – multinacional dinamarquesa líder global em energia sustentável, projetando, fabricando, instalando e mantendo turbinas eólicas em todo o mundo – para gerir um novo projeto de transporte de pás eólicas no Ceará.
Em 2019, devem ser movimentadas centenas de pás a partir da fábrica da Aeris, localizada a 17 km de Fortaleza, até o Porto de Pecém, CE. Em 2018, a DHL realizou o transporte de cerca de 600 pás. O projeto abrange o pré-planejamento em Pecém, o transporte rodoviário, a recepção das pás na área de guarda, posicionamento no solo, armazenagem para procedimentos alfandegários, desembaraço aduaneiro, carregamento das pás no caminhão e transporte até embarcação.
Além do elevado valor, as pás eólicas são longas, pesam muitas toneladas e podem sofrer avarias imperceptíveis externamente, exigindo um planejamento operacional especial que observe as restrições de circulação e monitore o movimento do trânsito. Com experiência no transporte de cargas ultrapesadas e sobredimensionadas, a DHL montou uma solução envolvendo uma carreta especial extensível e guindastes especiais.
“O transporte de uma pá já é delicado. Multiplique isso por centenas e temos a real dimensão da relevância deste projeto. Temos que ter um procedimento cuidadoso e detalhado da movimentação individual e uma coordenação precisa da operação como um todo, a fim de manter a eficiência, os prazos e as condições que o cliente necessita. Tudo isso dentro de nossa política de dano zero, ou seja, sem avarias”, completa Cláudio Ramos, diretor de Projetos Indústriais da DHL Global Forwarding Brasil.

Mercado Livre tem novidades em logística
O Mercado Livre anunciou novidade em seus processos logísticos. Trazida pelo Mercado Envios, unidade de logística da empresa, se trata do programa Places. Ainda em fase piloto e com foco na capital de São Paulo, esse serviço viabiliza que locais habilitados pelo Mercado Livre recebam pacotes de vendedores do marketplace. Os produtos são retirados pela equipe de Cross-Docking da empresa, que dá seguimento ao envio ao consumidor da forma mais rápida.
“Neste projeto piloto, estamos com 10 pontos habilitados, entre eles, um próprio do Mercado Livre, na Vila Guilherme. O objetivo é, até o final do ano, chegarmos a 300 pontos”, afirma Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina. A Kangu é o parceiro logístico do Mercado Livre para Places, atuando como um agregador dos pontos físicos.
Bassoi também destaca uma parceria com a Azul Cargo Express para entregas de encomendas via aérea em todo o Brasil. Para o consumidor, isso significa entregas mais rápidas, utilizando a malha logística do Mercado Livre e a da Azul, que cobre todo o território nacional, com 900 voos diários. “Por meio dessa parceria, temos a expectativa de atingir números altíssimos de entregas em tempo cada vez menor”, destaca Bassoi.
O Mercado Livre ampliou recentemente a sua malha logística com a inauguração de um CD de Fulfillment em Cajamar, SP – um primeiro CD já havia sido inaugurado há dois anos, em Louveira, SP. Além disso, a empresa conta com três Centros de Cross Docking no Estado de São Paulo. Isso representa uma malha logística de mais de 200 m². “Atualmente, cerca de 30% de todas as entregas são realizadas por meio dessa nossa malha logística. Há um ano, eram apenas 5%. Também estamos avançando no percentual de entregas em até dois dias. Atualmente, 60% das entregas feitas por Fulfillment ocorrem neste prazo”, finaliza Bassoi.
Nova frota de 150 vans BYD eT3 e-delivery 100% elétricas já está em operação
A BYD Brasil colocou em operação mais 150 novas vans BYD eT3 e-delivery, que chegam com ainda mais autonomia – 300 km. A expectativa é que em 2020 esse volume quadruplique, chegando a 600 novos veículos. Antes desta nova frota, já haviam 30 unidades em operação no país, utilizadas para os serviços de entregas urbanas, food service, atacado, entregas refrigeradas, resíduos de serviços de saúde e monitoramento de rodovias.
Segundo Carlos Roma, diretor de Vendas da BYD do Brasil, “além de ter a maior eficiência energética do mercado, de 300 km de autonomia, a Van BYD eT3 e-delivery também possui a vantagem de realizar recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de autonomia. Assim, apesar de estar focada em operações urbanas, a rapidez na recarga também permite que a van seja utilizada no maior corredor elétrico da América Latina Rio de Janeiro X São Paulo, em que é possível fazer a recarga em seis pontos (São José dos Campos; Guaratinguetá; Queluz; Guararema; Piraí; Volta Redonda) e um segundo corredor entre São Paulo e Campinas nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes”.
O veículo tem capacidade de carga de 720 kg e volume de carga de 3.300 litros, assistente de partida em rampa que elimina rolagem traseira em aclives acentuados e duas portas deslizantes. Além disto, a van BYD eT3 e-delivery possui ar-condicionado automático digital, câmbio totalmente automático e o sistema KERS do motor-gerador do veículo que, em situações de descida de serra, regenera o equivalente a mais de 29 mil km/ano apenas com o aproveitamento da energia cinética e potencial.

JDA lança centro de controle que detecta e previne as interrupções de Supply Chain
A JDA Software lançou o Luminate Control Tower, centro de controle de crise end-to-end que permite que empresas tenham visibilidade em tempo real das informações da cadeia de suprimentos, permitindo que sejam tomadas ações corretivas antes que ela ocorra. A solução SaaS da JDA permite interpretar, detectar eventos inesperados, identificar o impacto dessas interrupções, agir e prever mudanças de demanda, através da integração de tecnologias de ponta como Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial (IA), analytics avançado e Machine Learning (ML).
Como explica Koushik Balasubramanian, executivo de soluções da JDA Software, as empresas podem armazenar na nuvem as informações dos principais sistemas de planejamento dos seus recursos empresariais, da demanda, da produção, do gerenciamento dos centros de distribuição e, em geral, de toda a cadeia de suprimentos nesta solução SaaS da JDA, o que permite automatizar a cadeia de suprimentos, prevendo interrupções ao longo dela, planejando e facilitando as respostas, em caso de eventos.
“Além disso, a JDA Luminate Control Tower é a única solução no mercado que permite o input de sinais digitais internos e externos – como mídias sociais, notícias, eventos, clima e IoT – do ecossistema digital, incluindo distribuidores, fornecedores e parceiros. Ao capturar e analisar feeds de dados, a partir da digital edge, as empresas obtêm uma maior compreensão do sentimento do consumidor, das condições de fornecimento, das percepções da demanda e de qualquer correlação com as flutuações do consumo.”
Ainda de acordo com Balasubramanian, esses recursos permitem que os profissionais de planejamento do Supply Chain possam prever o Tempo Estimado de Chegada (ETA) para entregas com base em atualizações em tempo real sobre clima, tráfego, congestionamento, entre outros, além de identificar posições precisas do inventário, com base nas ETAs de entrega.
“Com o JDA Luminate Control Tower, as empresas podem reduzir seus custos de remessa em até 30%, obtendo visibilidade em tempo real sobre os níveis de estoque; aumentar em até 60% a eficiência do seu planejamento, sendo capazes de ver as informações dos fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes em tempo real; e ainda reduzir em até 10% o investimento em estoque, e gerar recomendações que minimizam riscos, gerando muitas oportunidades”, finaliza Samuel Baccin, diretor de Alianças no Brasil, da JDA Software.

Amazon Transportes e Aurora EADI anunciam parceria
A Amazon Transportes firmou parceria com a Aurora EADI (Sorocaba, SP) e inauguraram um escritório no Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos maiores centros cargueiros do Brasil.
“A Amazon Transportes reúne uma grande frota, soluções logísticas integradas e serviços ágeis, além de um gerenciamento de informações que permite entregas sincronizadas com a produção das empresas. Esse apelo logístico passa agora a estar mais presente nas atividades ligadas ao comércio exterior, principalmente pela solução de negócios ao lado da Aurora EADI Sorocaba”, afirma Felipe Vieira, gerente geral da Amazon Transportes e Logística.
A empresa é habilitada a operar produtos químicos, alimentos e produtos de saúde, como correlatos médicos, cosméticos, saneantes e medicamentos. Possui ainda as seguintes licenças: Sassmaq, ANVISA, Polícia Federal e Exército.
“Nossas operações estão recebendo um incremento de movimentação, principalmente de cargas exportadas, com isso a necessidade de ajustarmos um serviço completo de atendimento aos nossos clientes, com o apoio do braço rodoviário”, destaca Henrique Debiazi, gerente executivo comercial da Aurora EADI.
Somente no primeiro semestre passaram pelo Porto Seco Aurora EADI, em Sorocaba, 10.532 toneladas em mercadorias processadas com destino ao exterior. Os setores de agronegócios e o farmacêutico foram os principais responsáveis pelo salto de 49%, comparados ao mesmo período de 2018, quando o terminal recebeu 7.058 toneladas de janeiro a junho.

Divisão de armazenagem da Yusen Logistics faz testes com drones, voice picking, RFID e outras tecnologias
A Yusen Logistics Brasil, através da divisão de armazenagem (Contract Logistics), está fazendo uma série de testes para adoção de tecnologias que facilitem a movimentação de cargas nos Centros de Distribuição, tanto na unidade própria em São Paulo, o CD Anhanguera, como em unidades dos clientes geridas pela Yusen em todo o país. A ideia é testar o uso de drones, já incorporados às operações na Europa, o Voice Picking, que automatiza boa parte do processo de coleta de itens no armazém, esteiras flexíveis gravitacionais e as chamadas esteiras automatizadas. Esta última foi muito bem avaliada tanto para o CD Anhanguera em um projeto específico para um cliente em que será adotada na fábrica, resultando em 100% de automatização do processo de movimentação da carga.
Uma das tecnologias em análise que deve ser implantada em breve é o RFID. Os estudos estão sendo conduzidos em dois clientes da Yusen Logistics no Brasil, um fabricante de linha branca, para uma operação in house, e outro, de eletrônicos. Neste, a ideia é levar produtos direto da fábrica para o armazém da Yusen.
Outras tecnologias que também estão no radar da Yusen no Brasil são o Pad Picking, o Sistema Push Pull, RFID e ainda o Armazém Automático Vertical.
Na gestão do pátio e de veículos da empresa, no CD Anhanguera, por exemplo, novas tecnologias estão sendo implantadas para gerir os veículos estacionados, com controle em tempo real e posicionamento dos veículos na planta.

Aurora Alimentos inaugura Centro de Distribuição em Passo Fundo, RS
A Cooperativa Central Aurora Alimentos inaugurou em Passo Fundo, RS, a sua nova unidade de vendas e Centro de Distribuição. O conjunto está localizado na rodovia federal BR 285, no bairro Sede Valinhos, próximo ao km 298, no sentido Carazinho.
A nova unidade fortalece a expansão em território gaúcho, onde a Aurora mantém indústrias de aves e suínos em Erechim e de suínos em Sarandi. Detentora das reconhecidas marcas Aurora, Nobre, Peperi e Aurolat, a empresa tem expandido sua atuação em território sul-rio-grandense.
O novo Centro de Distribuição de Passo Fundo atenderá parte da região Nordeste e Centro-Oeste do Estado, com produtos expedidos e entregues diretamente pela unidade, que corresponde a 142 municípios. Grande parte das vendas da região Sudeste será expedida pela unidade e entregue pelos distribuidores, em 140 municípios. No total serão atendidos 242 municípios.
Em um terreno com área total de 50.000 m² foi edificada uma estrutura de 6.149,57 m² e instalado o pátio para manobra de caminhões e veículos com 15.000 m² de área. A capacidade total de armazenagem corresponde a 1.035 posições-paletes. A capacidade de armazenagem de congelados é de 680 posições, de resfriados de 235 posições e de armazenagem a seco de 120 posições.
O prédio administrativo é formado por 12 salas, incluindo recepção, TI, sala de reunião, salas do departamento comercial, logística, RH, almoxarifado e arquivo definitivo. O local também abriga vestiários masculinos e femininos e rouparia; sala de recuperação térmica; balança para pesagem dos caminhões; quatro docas para carregamento; antecâmara com 403,99 m² de área útil e refeitório para funcionários.

Carrefour inaugura Centro de Distribuição para atender seu e-commerce e lojas físicas
O Grupo Carrefour Brasil acaba de inaugurar um Centro de Distribuição destinado a sua operação logística de eletroeletrônicos para os canais físicos e e-commerce. O investimento ocorre em um momento de expansão da empresa no segmento de e-commerce, que segue registrando importante crescimento, bem como na consolidação de sinergias entre os canais físico e on-line. No segundo trimestre deste ano, as vendas próprias do e-commerce alimentar e não alimentar do Carrefour registraram crescimento de 51% ante o mesmo período do ano passado.
Localizado em Cajamar, SP, o novo CD tem 64.000 m² e capacidade para armazenar mais de 300 mil itens. E irá centralizar toda a operação logística, que antes funcionava em Embu das Artes, SP, e parte no Centro de Distribuição de Osasco.
O local terá 300% a mais de capacidade para enviar pedidos diariamente para todo o Brasil, entre eles eletrônicos, ferramentas, artigos infantis, casa e decoração, cultura e entretenimento, perfumaria entre outros.
“Buscamos nesta nova operação, melhoria do nível de serviço aos nossos clientes, ganhos de produtividade e redução de custos com a consolidação de pedidos feitos pelos canais on e off em uma única plataforma logística” ressalta Marcelo Lopes diretor de Supply do Carrefour. O novo CD do Carrefour visa, ainda, aumentar a capacidade do grupo em ganhos de processos, volume de compra e estocagem, além de melhorar, cada vez mais, a experiência de compra dos clientes da rede.
Concluído em tempo recorde, o projeto do Centro de Distribuição foi finalizado em dois meses e envolveu uma equipe de 200 profissionais. Alinhado a um dos compromissos do Grupo Carrefour Brasil, o de reduzir o impacto de suas operações, o novo CD reutilizou diversos materiais, incluindo centenas de paletes.
“Diante do exponencial crescimento do e-commerce, precisávamos mudar a estrutura do nosso CD antes da Black Friday. Dessa forma, vamos garantir aos nossos clientes ainda mais agilidade nas entregas para todo o país”, afirma Luiz Escobar, diretor de E-commerce do Carrefour.
Iniciativas Omnicanal – O e-commerce foi o canal de maior crescimento no Carrefour no 2T19. O número de visitantes, pedidos e o ticket médio aumentou ante o mesmo período do ano anterior.
As vendas no marketplace também cresceram 102% no 2T19, representando 17% das vendas brutas totais em comparação com o 2T18. Já a operação de e-commerce alimentar registrou aumento de cinco vezes nas vendas no 2T19, em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhora nos serviços de entrega: 17 pontos de Retire de Carro e entrega expressa, em parceria com Rappi, disponível em 88 lojas.
O número de sellers e SKUs disponíveis no e-commerce Carrefour continua crescendo rapidamente. Atualmente, são 2,4 milhões e uma parceria com 2.600 sellers.

Açu Petróleo e Petrogal renovam contrato para transbordo de petróleo

A Açu Petróleo – joint venture entre a Prumo Logística e a Oiltanking – e a Petrogal renovaram até 2023 o contrato para transbordo de petróleo no Terminal no Porto do Açu, em São João da Barra, RJ. Com o novo contrato, a previsão é que a petroleira, que é cliente do terminal desde 2017, dobre o número de operações de exportação realizadas no terminal.
Em operação desde 2016, o Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo possui 25 metros de profundidade, três berços e capacidade licenciada para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo/dia. Desde o início de sua operação, o terminal já realizou mais de 95 operações. “O T-OIL é o único terminal privado no país com capacidade para receber navios tipo VLCC, que têm capacidade de armazenamento de até dois milhões de barris de óleo cru. As operações com navios VLCC já representam 40% do total movimentado até hoje”, diz Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

PLVB lança guia com aplicação de boas práticas na logística
O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), iniciativa que reúne 28 empresas de diversos segmentos com o apoio de acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) para o aprimoramento da eficiência e a implementação de medidas socioambientais na logística, lançou o “Guia de Excelência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga”. Para 2020, o Programa pretende lançar o Sistema de Credenciamento para o Selo Verde em Logística.
O documento apresenta resultados de 16 cases de aplicação de boas práticas por 24 Empresas Membros do Programa. Os projetos foram implementados em atividades ligadas à cadeia logística e de transporte, contribuindo para a redução de até 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), além de trazer ganho de eficiência operacional e redução de custos.
O Guia também aponta as práticas adotadas com mais frequência pelas empresas para a obtenção de melhora de processos ligados ao setor de transporte, independente dos gargalos logísticos e problemas de infraestrutura. Dentre estas condutas previstas no programa, estão renovação e modernização da frota, utilização de sistemas de informação para rastreamento e acompanhamento de frota, além de treinamento de motoristas com foco no “Eco-Driving”.
Outros destaques do documento são informações que apontam como cada boa prática pode impactar positivamente na redução de emissão de GEE. Diminuição de até 20% pode ser obtida por meio da otimização da ocupação do veículo e ganhos ainda maiores, de até 50%, podem ser alcançados com o uso de veículos com maior eficiência energética ou a realização de transferência do transporte de carga para modos mais limpos (transferência modal). A utilização de fontes de energia mais limpas, como etanol e eletricidade, pode reduzir a emissão de gases do efeito estufa e poluentes atmosféricos em até 90%.
Para fazer download do Guia basta clicar no link shorturl.at/oqEY5.

Parceria entre VLI e Fertilizantes Tocantins amplia volume de fertilizante na ferrovia
A VLI – companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos – já começou as atividades decorrentes da parceria com a Fertilizantes Tocantins (FTO), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Com o atendimento iniciado em maio, a VLI vai aumentar em 20% o volume de fertilizantes transportado na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A matéria-prima originada no porto de Tubarão, ES, passa pelo Terminal de Araguari e chega à fábrica da FTO por meio de uma interligação por correias transportadoras. Dos vagões, a carga pode seguir direto para a fábrica da FTO ou, se necessário, ser condicionada no armazém de fertilizantes da VLI. “Esse modelo de interligação e a integração entre porto, ferrovia, terminal e fábrica, sem a utilização de carretas, é inédito no Brasil e proporciona mais agilidade e qualidade à cadeia de abastecimento”, explica Ricardo Ferreira, gerente geral de Fertilizantes da VLI.
Em 2018, o terminal de Araguari movimentou mais de 700 mil toneladas de insumos para fertilizantes e para este ano a previsão é de alta. Os resultados da parceria já podem ser vistos: a ferrovia movimentou volume recorde para o mês de junho, quando alcançou mais de 120 mil toneladas de fertilizantes. “Vamos aumentar o volume descarregado e proporcionar ao cliente uma fila menor lá na outra ponta, no desembarque dos navios. Isso consolida nosso modelo de negócio, que conecta porto, ferrovia e terminal como uma solução eficiente e reforça a rota de fertilizantes entre Tubarão e Araguari”, completa Ferreira.

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