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Conteúdo 28 de maio de 2007

Pesquisa global da IBM aponta as melhores práticas de gestão e planejamento na cadeia logística

Levantamento realizado pela área de consultoria da IBM, em parceria com a APQC – American Productivity & Quality Center e com a revista Supply Chain Management Review, identificou as melhores práticas nas áreas de planejamento de demanda e suprimentos, planejamento de vendas e operações e gestão de tecnologia. O estudo ouviu 138 empresas localizadas na América do Norte, Europa, Ásia Pacífico, América do Sul, América Central e África.

Segundo a pesquisa, a globalização está impactando na performance da cadeia logística, o que faz com que os varejistas e fabricantes procurem soluções sofisticadas e ágeis em toda a cadeia para enfrentar a concorrência – neste ponto, colaboração e visibilidade têm sido prioridades. Mais de 60% das empresas entrevistadas afirmaram que já possuem iniciativas em andamento para dar mais visibilidade aos negócios e 50% colaboram com as cadeias de suprimentos de seus parceiros.

O planejamento de operações e vendas (S&OP) é um diferenciador-chave: substituir os estoques por demandas de produtos, tomar as decisões com base em informações detalhadas, correlacionar oferta com demanda, tornar cada componente da rede ágil e responsivo e disponibilizar as informações para toda a cadeia são pontos que fazem parte do bom planejamento. Mais de 70% dos entrevistados disseram possuir um processo formal de S&OP em prática.

Ainda se acordo com a pesquisa, a maioria das empresas está ampliando seu planejamento de operações e vendas por meio das seguintes ações: reuniões formais com as áreas de vendas, marketing e operações da cadeia de suprimentos (72,2%); utilização de um plano de ofertas e demanda formalmente alinhado entre as demais áreas do negócio (60,5%); trabalhando em colaboração com os próprios clientes para planejamento da demanda (60,7%), com aplicativos integrados para o planejamento da oferta e demanda (59,3%); e por meio da colaboração com fornecedores para planejamento da oferta (58,4%) e gestão de transportes otimizada (49,5%).

O levantamento aponta, ainda, que a tecnologia ajuda as empresas a atingirem o melhor desempenho, o melhor ROI (Retorno sobre Investimento) e, também, suporta um processo de planejamento de operações e vendas (S&OP) integrado. No entanto, embora a performance do negócio seja o direcionador para a utilização da tecnologia, apenas 52% dos entrevistados calculam o ROI das implementações tecnológicas que tiveram sucesso. Já outros 42% responderam que tiveram retorno dos investimentos em softwares de planejamento em menos de 12 meses.

Quando questionados se outros setores da empresa foram envolvidos na seleção dos sistemas de tecnologia voltados para o planejamento da cadeia de suprimentos, a maioria respondeu que não para as seguintes áreas: planejamento corporativo (72%), finanças (70%), vendas e marketing (70%), manufatura (60%) e TI (54%).

De acordo com Marcelo Nacif, consultor da IBM Brasil especializado em supply chain, a pesquisa mostrou que a maioria das empresas está no caminho certo ao investir em planejamento para enfrentar a concorrência. “A tendência maior que estamos identificando é o aumento gradativo da integração dos processos de planejamento das empresas com seus fornecedores e clientes com objetivo de melhorar suas operações e seus respectivos indicadores. Dessa maneira, as empresas conseguem respostas mais rápidas às crescentes demandas e mudanças do mercado. E isso é importante, pois colaboração é a chave do sucesso nesse mundo globalizado”, completa Nacif.

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