Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 3 de outubro de 2017

Porto de Antuérpia irá investir US$ 10 milhões no Porto do Açu

A Prumo Logística, empresa que opera e desenvolve o Porto do Açu (RJ), assinou no final de julho um contrato com uma subsidiária do PAI – Porto de Antuérpia Internacional para catalisar o desenvolvimento de rotas comerciais entre os portos e acelerar o desenvolvimento do complexo industrial.
Pelo documento, o PAI irá investir US$ 10 milhões no Porto do Açu, responsável pela operação do Terminal Multicargas (T-MULT) e aluguel de áreas no complexo portuário. A empresa irá deter 1,176% do capital social do porto brasileiro, além de contar com um assento no conselho de administração da subsidiária. O contrato também prevê a opção de investimento de outros US$ 10 milhões, em até 18 meses, ampliando a participação do PAI para 2,352%.
José Magela Bernardes, CEO da Prumo Logística, conta que o Porto do Açu possui localização estratégica no sudeste brasileiro e já conta com nove terminais prontos e operacionais, movimentando diversos tipos de carga, como minério de ferro, petróleo, combustível marítimo, granéis sólidos e cargas de projeto. “Além disso, seu complexo industrial possui uma extensa retroárea disponível (90 km²) para receber indústrias de diversos setores. Já somos o sexto maior porto privado em movimentação de cargas no Brasil”, destaca.
Atualmente, o Brasil é o sexto maior parceiro comercial do Porto de Antuérpia, com cerca de 6,4 milhões de toneladas de carga trocadas anualmente. O Porto de Antuérpia, segundo maior porto da Europa, movimenta 210 milhões de toneladas/ano e tem mais de 800 indústrias instaladas nos seus 120 km² de área total.
A parceria reúne a experiência de mais de 200 anos do PAI em operação e desenvolvimento de um complexo porto-indústria com as oportunidades que o Porto do Açu oferece, como complexo portuário privado, operacional e com retroárea disponível. “Para os nossos parceiros, a presença no Açu é estratégica para reforçar a posição do PAI no mercado da América Latina. Ao mesmo tempo, a união da experiência internacional do PAI com a experiência local no Brasil do Porto do Açu atrairá novos investimentos e clientes, acelerando o desenvolvimento do Porto do Açu. Com essa união criamos também uma nova rota de importação e exportação de mercadorias entre Europa e Brasil, através dos dois portos”, ressalta Kristof Waterschoot, presidente do PAI.
De acordo com Magela, com isso, os embarcadores poderão contar com as melhores práticas internacionais na operação de um complexo porto-indústria, moderno, privado e com foco em segurança, eficiência e qualidade. “Os clientes instalados na área do complexo industrial terão uma grande vantagem competitiva logística com acesso direto para os seus bens e produtos aos terminais do porto”, acrescenta.
Sobre os próximos passos do acordo, segundo o contrato, o Porto do Açu terá, no curto prazo, representantes do Porto da Antuérpia na companhia para atuar em sinergia com os colaboradores no dia a dia, com o objetivo de acelerar o seu ritmo de crescimento.
Porto do Açu
O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), conta com 90 km², divididos em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore), além de área para ainstalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial.
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Em operação desde outubro de 2014, o terminal exporta minério de ferro para a Anglo American e movimentou 16 milhões de toneladas em 2016. Neste terminal também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL), parceria com a alemã Oiltanking, já em operação e que possui capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Com atuais 21 metros de profundidade, e expansão em andamento para até 25 metros, o terminal pode receber navios capesizes e VLCCs.
O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. As empresas TechnipFMC, NOV, InterMoor, Wartsila, Edison Chouest e BP Prumo (parceria da Prumo com a BP, e que comercializa combustível marítimo) já estão operando suas unidades no terminal. Além disso, também é neste terminal que está localizado o Terminal Multicargas, com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Atualmente, o terminal já realiza a movimentação de bauxita, coque, carvão e carga geral, entre outros.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal