Facebook Twitter Linkedin
Modal Marítimo 5 de abril de 2018

Porto de Santos assina acordo com autoridade portuária do Canal de Suez

O Porto de Santos firmou, nesta terça-feira, 3, um acordo de cooperação com a Autoridade Portuária do Canal de Suez, Egito. O memorandum of understanding (MoU) foi assinado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e pelo chefe da delegação egípcia, o Almirante Abd El Kader Darwish. O encontro aconteceu na sede da Codesp, em Santos, e também foi acompanhado pelo diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Codesp, Cleveland Sampaio Lofrano.

O MoU tem como objetivo a troca de informações e conhecimentos técnicos entre as duas autoridades portuárias. “Com este acordo, vamos aumentar a relação irmã entre nossos povos, ajudando no crescimento mútuo”, disse o presidente da Codesp, José Alex Oliva, aos membros da comitiva durante a assinatura do termo. De acordo com Abd El Kader Darwish, do Canal de Suez, o Porto de Santos possui essencial importância no relacionamento bilateral: “sabemos do tamanho gigantesco do Brasil, assim como o Egito é um dos maiores países da África, Oriente Médio e do mundo árabe. É uma excelente oportunidade para discutirmos assuntos de interesse dos dois países”, disse ele, lembrando da recente aprovação pelo Governo Brasileiro do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, aprovada em novembro do ano passado.

A delegação veio composta de oito pessoas, entre representantes comerciais e políticos. Além do acordo, o grupo também apresentou a Suez Canal Economic Zone, um grande empreendimento de livre comércio que está sendo implantado junto ao Canal, combinando infraestrutura logística e portuária com área industrial, comercial e uma nova cidade planejada.

Após a assinatura do MoU, os representantes do Egito fizeram uma visita técnica embarcada ao estuário do Porto de Santos. A delegação veio ao Brasil para participar da Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que aconteceu na segunda-feira (02/04) na capital paulista.

O Canal de Suez é uma importante via artificial de navegação, que liga os Oceanos Índico e Atlântico, por meio do Mar vermelho e do Mar Mediterrâneo. Inaugurado no final do século 19, possui 193 km de extensão. A Zona Econômica do Canal de Suez tem 406 km2.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Maplink Toyota
GLP
Retrak
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Top do Transporte