Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 23 de maio de 2018

Porto de Tubarão recebe segundo navio da nova geração de Valemax

O Porto de Tubarão recebeu, no final da noite desse domingo (20/5), o navio Ore Tianjin que, na ocasião, fazia a sua viagem inaugural. Este é o segundo exemplar da nova geração de VLOCs (Very Large Ore Carriers), embarcações com capacidade de carregamento de até 400 mil toneladas construídas a partir de uma iniciativa da Vale. A expectativa é de que a operação de carregamento das 388 mil toneladas de minério de ferro dure cerca de 35 horas e que o Ore Tianjin inicie a sua viagem rumo à Ásia por volta das 9h desta terça-feira, dia 22 de maio. A frota completa é formada por 32 navios que irão atender o transporte transoceânico de minério de ferro, cobrindo principalmente a rota Brasil-China.

Mais eficientes e sustentáveis, os novos VLOCs emitem entre 15% a 20% menos gás carbônico que os Valemaxes da primeira geração, cujas operações tiveram início em 2011. Esses, que fazem parte de um projeto pioneiro da Vale, já emitiam 35% menos CO2 que os navios da chamada classe capesize, cuja capacidade de carregamento é de 180 mil toneladas e que eram considerados até então embarcações padrão para o transporte de minério.

Os outros 30 navios de 400 mil toneladas serão entregues aos armadores até o fim de 2019. Além desses, a Vale negocia contratos que resultarão na construção de novos navios de 325 mil toneladas, os chamados Guaíbamax. “Consideramos que esses navios incorporam o estado da arte em termos de eficiência e de inovação ambiental na área. O Guaíbamax, por exemplo, será equipado também com um sistema de limpeza de gases de descarga que permitirá eliminar em até 99% a emissão de enxofre na atmosfera”, explica a diretora de Navegação da Vale, Renata Costa. Entre 70% e 74% dos grandes navios que transportam cargas da Vale – ou seja, com capacidade acima de 180 mil toneladas – fazem a rota Brasil-China.

Informações técnicas

Nome do navio: Ore Tianjin

Construção: Qingdao Beihai Shipbuilding Hi – China

Entrega: 22 de março de 2018

Capacidade de carga: 399,213 toneladas

Comprimento total: 361,9 metros

Boca: 65 metros

Calado: 23,04 metros

Enersys
Volvo
Savoy
Globalbat
Retrak
postal