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Evento 19 de outubro de 2018

Profissionais compartilham experiências no Fórum Internacional de Supply Chain e Expo.Logística

Considerado o principal encontro dos executivos da cadeia de abastecimento no Brasil, o Fórum Internacional de Supply Chain aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, SP. A Logweb apoiou o evento.

Realizado pelo ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain, o evento, que está em sua 24ª edição, abordou como temas principais: transporte de carga e infraestrutura no Brasil; transformação digital do Supply Chain; execução de estratégias de omnichannel; e startups: empreendedorismo e inovação em logística e Supply Chain.

A Expo.Logística complementa o ambiente propício ao networking, estimulando a troca de informações e experiência entre executivos e especialistas do setor. Confira a seguir os destaques das empresas expositoras.

 

Carvalhão

Com 58 anos de atuação, a Carvalhão (Fone: 21 2775.1712) oferece serviços de transporte geral, urbano ou interestadual, de contêineres e/ou carga solta pelo Porto e Aeroporto do Rio de Janeiro e em Regine de Trânsito Aduaneiro (DTA). Também realiza transporte de cargas especiais, por peso ou dimensões, e de cargas químicas e perigosas.

Na área de movimentação de cargas, executa içamentos com guindastes hidráulicos, articulados, empilhadeiras e outros equipamentos, seja na alocação de novas plantas ou em sua manutenção e modernização. Oferece, ainda, serviços especiais de remoção manual, incluindo trabalhos com pórtico e tesoura. Em armazenagem, dispõe de 34.000 m² em galpões e pátios externos, oferecendo soluções sob medida, inclusive in-house.

De Duque de Caxias, RJ, a empresa é presença constante na Expo.Logística, como revelou Jacqueline Oliveira, supervisora comercial. “Buscamos no evento captar novos negócios, principalmente na área de armazéns gerais. Podemos dizer que, nesta edição, tivemos abordagens excepcionais.”

Segundo Miriam Carvalho, diretora comercial, o fórum traz temas de referência, antecipando tendências. “Por isso, reúne profissionais de decisão, que vão em busca de qualidade e inovação”, ressaltou.

 

Grupo CMA CGM/Mercosul Line

Em dezembro de 2017, o Grupo CMA CGM (Fone: 11 3708.0088), que realiza transporte marítimo de longo curso, adquiriu a Mercosul Line, especializada em serviços de cabotagem e porta-a-porta. Juntas, elas participaram desta edição da Expo.Logística como patrocinadoras.

A CMA CGM apresentou seu novo serviço de proteção para a carga chamado Cargo Value Serenity. “Trata-se de um produto adicional ao transporte. Em 30 dias o cliente é ressarcido até o valor contratado, minimizando os transtornos que envolvem negociação de claims. Cobre, inclusive, fenômenos da natureza”, explicou Carolina Zampol, sales executive Brasil.

Já os destaques da Mercosul foram os dois serviços marítimos integrados a uma robusta rede de transporte intermodal, como demonstrou Alexandre Souza, chief comercial officer. As empresa interliga cidades e portos do Brasil e Argentina, oferecendo embarques semanais regulares e conexões rápidas. O serviço Braco faz o percurso Manaus-Itajaí; e o serviço Plata faz Pecém-Buenos Aires com combinação de rotas entre os dois serviços via transbordo.

Durante o evento, Danielle Almeida, regional sales manager da Mercosul Line, apresentou o case com a 3 Corações – Indústria Alimentícia, mostrando que a cabotagem pode ser uma boa opção em comparação ao modal rodoviário, principalmente em rotas de longa distância. A 3 Corações encontrou o mix ideal entre os dois modais, otimizando sua operação logística em âmbito nacional, buscando economias de escala e redução de custos logísticos. “Com o uso da cabotagem, o volume de cargas da empresa cresceu 130% de maio a junho deste ano”, disse Danielle.

Segundo ela, devido à greve dos caminhoneiros e à nova tabela de frete, as cotações para serviços marítimos cresceram 200% na empresa, mostrando que o mercado está buscando a cabotagem como alternativa para reduzir custos.

 

Cobli

Startup especializada em melhorar a gestão de frotas, a Cobli (Fone: 11 4508.0142) tem um sistema capaz de fornecer, em tempo real, mais de cinco mil informações sobre o veículo. Por meio de inteligência artificial, a empresa monitora e entrega relatórios sobre logística, rastreamento de veículos, roteirização e acompanhamento do modo de condução dos motoristas.

Com um bilhão de quilômetros monitorados, a Cobli está presente em 27 estados brasileiros, conta com centenas de clientes e carros monitorados, gerando uma economia de 30% em quilômetros rodados e 25% em tempo.

“As informações são coletadas por um dispositivo plug and play, como um pen drive, que é plugado na entrada OBD do carro. No caso de veículos pesados, é necessário fazer a instalação”, explicou Erik Vinturi, analista de vendas.

Durante o evento, a empresa apresentou o case da Supricel Logística, mostrando que, com os dados dos caminhões capturados e analisados, foi possível medir o potencial de economia de combustível para cada motorista, calculando o tempo de aceleração x total dirigido. Com o diagnóstico, duas ações foram propostas: os melhores motoristas dirigiriam mais quilômetros; os piores iriam para trechos menores e receberiam treinamento. Por litro, as ações trariam uma melhora de 15% no consumo de combustível por quilômetro, economizando R$ 650 por caminhão e aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

Thaís Meglior, marketing de produto, lembrou que a Cobli participou da edição anterior da Expo.Logística na área de startups e que, agora, expôs com estande próprio. “O evento gerou bons contatos para nós”, disse.

 

Unigis

Criado na Argentina há 20 anos, o Unigis (Fone: 11 9 8972.9688) – solução da UniSolutions – está há um ano no Brasil. Trata-se de uma plataforma que incorpora inteligência geográfica para administrar a distribuição e o transporte de forma integral e eficiente. Ela permite o controle dos processos em tempo real e a visibilidade permanente da operação com indicadores, reduzindo custos operacionais e melhorando o serviço de atendimento ao cliente.

Adrián Bacigalupo, gerente comercial, e Ezequiel Perez, líder sênior de pré-venda e projetos, explicaram que o Unigis é comercializado como SaaS (software as a service), que assegura o máximo benefício e valor para o negócio com o menor custo de investimento.

O Unigis integra-se facilmente às aplicações, dados e sistemas dos clientes para implementar uma única plataforma de mapeamento integral. O conjunto completo de soluções envolve as áreas de logística e distribuição, transporte, operações, planejamento, marketing, vendas, atendimento ao cliente, central de atendimento e suporte ao usuário. “Ele integra todas as soluções TMS em uma só”, resumiu Perez. Segundo o profissional, o Brasil tem muitas oportunidades para esse tipo de ferramenta, pois ainda são poucas as empresas que contam com essa tecnologia.

 

ViaSoft

A ViaSoft (Fone: 41 3018.7709) apresentou na Expo.Logística o Forlog, software com aplicações dentro da logística, incluindo módulos de planejamento e custos operacionais, WMS, BI, fiscal para armazém geral, gestão virtual das operações 3D, portal web cliente, portal web agendamento, TMS, cross-docking e gestão de pátio de contêineres.

O destaque demonstrado por Renata de Souza Salvia, gerente comercial, foi o módulo de gestão virtual das operações, que permite uma excursão virtual ao armazém e a interação com esse ambiente como se a pessoa estivesse realmente dentro dele, integrando dados reais de fluxo de material e filtragens diversas que detalham todas as informações dos produtos em estoque.

“Também trouxemos o viewer picking, que complementa as operações de voice picking, melhorando a mobilidade. Através dos óculos, o sistema indica a localização do produto e faz a leitura, sendo ideal para quem movimenta carga fracionada”, contou, ressaltando que esse device é uma tendência no setor de operações. O viewer permite maior acuracidade, substituindo o coletor de dados com custo igual ou menor.

Outra funcionalidade embutida no WMS é a otimização do quilômetro rodado dentro do armazém. A solução analisa qual o melhor caminho, possibilitando uma redução de 30% no trajeto. O módulo voltado para pátio de contêineres também possui essa função.

 

LET´S

Criada em março de 2018, a LET´S (Fone: 21 2532.7267) – plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição da Lojas Americanas e da B2W Digital – está construindo um modelo flexível de fulfillment (estoque + armazenagem + entrega) para capturar todas as oportunidades da operação multiplataforma. Diversas ações já estão em curso, incluindo a aceleração de importantes frentes, como a O2O (online to offline).

No evento, Luis Varela e Edson Shimada, da área de operações, apresentaram uma palestra sobre inovação e tecnologia para uma entrega eficiente. Eles contaram que a Direct, completa plataforma de distribuição para o varejo físico e digital, utiliza as mais inovadoras tecnologias para realizar entregas rápidas e seguras para os clientes da B2W Digital e seus sellers do marketplace, além de abastecer mais de 1.300 pontos de venda das Lojas Americanas em todo o país.

 

Grupo Canadense

Para reunir representantes do público brasileiro e canadense e do setor privado interessados ​​no comércio bilateral, a Corporação de Desenvolvimento de Negócios Comunitários da província de New Brunswick, em parceria com a Agência Canadense de Oportunidades do Canadá, a Global Affairs Canada, o Saint John Port e a Opportunity New Brunswick, estão promovendo, em São Paulo, o “Webinars & Forums – Novas Fronteiras no Canadá”, com o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Fez parte do projeto a participação do Port Saint John, de New Brunnswick, na Expo.Logística, como uma nova opção comercial e rota logística eficiente.  O porto é o maior do leste do Canadá e recebeu $ 205 milhões para um projeto de modernização nos próximos cinco anos. A gerente de desenvolvimento do Port Saint John, Shannon Blanchard, e autoridades diplomáticas do Canadá estiveram presentes, assim como John Kirkup, que coordena o projeto.

Shannon foi a moderadora da palestra “Intermodalidade: Brasil vs. América do Norte”, que traçou um paralelo entre a recente greve de caminhões no Brasil e a falta de caminhoneiros na América do Norte – Canadá, destacando a reação do mercado canadense aos novos desafios, as tendências e as tecnologias, estimulando a troca de conhecimento como e debate para o cenário brasileiro. Foram apresentados caminhões autônomos para terminais; AI e machine learning em cabotagem e terminais portuários; ferrovia multimodal para otimização de rotas, gestão de embarcações e tráfego de caminhões no porto; bem como alternativas aos entraves brasileiros relacionados a acordos comerciais, dentre outros. Participaram das discussões Marcelo Procopio, diretor comercial da Embraport, DP World; Cristiane Marsillac, CEO da Mercosul Line/CMA CGM; e Flavio da Rocha Costa, Head de Logística da Eldorado do Brasil.

 

Otimis

Há 13 anos no mercado, a Otimis (Fone: 47 3036.7800) representa a HighJump na América Latina. Seu objetivo é fornecer softwares para Supply Chain Management, com serviços e suporte especializados. Um deles é o WMS HighJump, configurável às necessidades evolutivas do negócio atacadista. Adaptável a vários modelos de negócio, ele ajuda a lidar com grandes volumes, alta rotatividade, fluxos intensos nas linhas de inbound e outbound e ressuprimento em larga escala. “Nosso WMS é reconhecido como o mais adaptável e flexível do mercado, sendo um dos três maiores do mundo”, disse o diretor de vendas, Stefan Furtado.

Durante a Expo.Logística, José Antonio Tormes, especialista em sistemas de TI do Grupo Renner, apresentou o case de implementação do WMS em parceria com a Otimis. Ele contou que, recentemente, a empresa unificou os sistemas de back office e não revenda da Renner e Youcom. Em abril de 2018, o sistema High Jump foi pioneiro nas operações de revenda, unificando o WMS da Youcom e Renner, por permitir o Multi-Cia e possuir uma interface flexível aos ERP’s.

Também adotado pelo Martins, quarto maior atacadista da América Latina, o sistema gerencia as operações nos oito Centro de Distribuição da empresa. Com a sua utilização, foi possível aumentar a produção em cerca de 18%, com a mesma quantidade de recursos.

 

Agrega Tech

A Agrega Tech (Fone: 11 3842.6646) oferece serviços de primarização para grandes empresas de diferentes segmentos de indústria e comércio, montando, administrando e operando uma estrutura de transportes dentro do cliente de acordo com as necessidades. Assim, elimina-se intermediários e obtém-se economia de até 20% no custo de logística, com sustentação do nível de ontime de 95% para a indústria.

Um dos clientes da companhia é a Bombril, que conquistou uma economia anual de R$ 15 milhões no custo do frete, além de aumento de nível de serviço, atingindo 97,2% (2017) nas agendas de entrega nos clientes finais. Este case foi apresentado no fórum, com a participação de Luis Guilherme Andrade, diretor de Supply Chain da Bombril, e João Moretti, CEO da Agrega Tech (Veja a matéria “Com primarização do transporte de cargas, Bombril economiza R$ 15 milhões em um ano”, publicada na página 12 da revista Logweb número 190, de junho/2018, em www.logweb.com.br – revista).

Para facilitar e automatizar todo esse processo, a Agrega Tech desenvolveu uma plataforma de contratação e gestão de fretes. O Agrega OnTime é uma plataforma backoffice para gerenciamento, programação e controle de contração de fretes. O Agrega Truck é um aplicativo para cadastro de motoristas, ofertas de cargas, acompanhamento de viagens, comprovação de entrega e liquidação financeira. Já o Agrega Brain permite o estudo e o acompanhamento desses dados, possibilitando o uso das informações de forma inteligente e contínua.

Sobre a participação na Expo.Logística, Vicente Alves, gerente comercial, elogiou o excelente ambiente. “Os visitantes são profissionais de decisão dentro das empresas, que buscam soluções diferenciadas”, disse.

 

Reply

A italiana Reply (Fone: 11 4862.7200) está desde 2011 no Brasil, contando com 300 colaboradores. A empresa oferece uma gama completa de serviços de ponta e soluções para a Supply Chain Execution, que vão desde consultoria em Supply Chain digital, até a entrega de aplicação sob medida e turnkey.

Na feira, foi apresentada a LEA – Logistics Execution Architecture, plataforma de tecnologia desenvolvida com o duplo propósito de facilitar o desenvolvimento de novos aplicativos e abordar os princípios subjacentes da Indústria 4.0. A plataforma é nativa em nuvem, permitindo a modularidade e a “app-lização”.

“O que mais despertou interesse nos visitantes da feira foi a solução LEA para última milha”, ressaltou Yuri Perra, senior manager. O Last Mile facilita as atividades de coleta final e de entrega, incluindo otimização das rotas, itinerário de viagens, atualização em tempo real sobre status de entrega, pagamento e assinaturas digitais. A LEA inclui, ainda, soluções para gestão de armazenagem, distribuição, colaboração e visibilidade, entre outras.

Durante o evento, Perra apresentou uma palestra sobre Logística 4.0, explorando a transformação digital e apresentando exemplos de inovação no âmbito organizacional e cultural, assim como novos paradigmas na concepção das aplicações.

 

Gera Sinergia e  4PL Solutions

Empresas parceiras, oferecem expertise logística para proporcionar a otimização da Supply Chain. A Gera Sinergia (Fone: 0800 721.0909) desenvolve plataformas para embarcadores e transportadores para gestão ontime de todas as informações, como WMS e TMS. As plataformas Oraculo, Webcol e Sinergia abrangem gestão de transporte, gestão de estoques, conferência e validação de fretes, gestão integrada com visibilidade de toda a Supply Chain e compartilhamento de cargas e recursos. (Veja a matéria “Solução inteligente da Gera Sinergia racionaliza processos e reduz custos na cadeia logística”, publicada na página 18 da revista Logweb número 188, de abril/2018, em www.logweb.com.br – revista). A 4PL Solutions (Fone: 11 4210.1003) conta com uma suíte de tecnologias que integra e simplifica o planejamento, o transporte, a gestão dos estoques, a execução dos processos e os pagamentos de fornecedores de serviços.

“As soluções permitem a visibilidade completa das cargas, com velocidade e acuracidade. O cliente do embarcador, inclusive, pode ter acesso às informações”, explicaram Renato Vaz Aguiar, gerente da 4PL, e Vinicius Narvaes, gestor de negócios da Gera Sinergia.

Esta foi a segunda participação das empresas na Expo.Logística. Para os entrevistados, esta edição atraiu um público maior, permitindo o contato com mais profissionais do setor.

 

Sequoia

Empresa de logística indoor e outdoor de distribuição para o consumo, a Sequoia (Fone: 11 4391.8800) oferece serviços especializados de armazenagem, manuseio, picking, packing, expedição, distribuição door to door, courier, rodo e lotação. “Possuímos expertise e conhecimento técnico para atender os negócios dos mais importantes segmentos da economia, incluindo serviços de fulfillment, transportes B2B e B2C, entregas expressas, marketplace e omnichannel”, disse Marcos Bagnolesi, diretor comercial.

Ele e Francisco Donato, CEO da BrasilCT, apresentaram a palestra “Apoiando a Indústria com a Estratégia do Omnichannel”. O case mostrou a parceria entre as empresas no processo de e-commerce, abrangendo os multicanais de logística através do omnichannel, desde a coleta no fornecedor, passando por adequações como montagem de kits/etiquetagens, campanhas sazonais de Black Friday, Páscoa e Natal, atuando na fidelização com resgate de pontos, com múltiplas opções de produtos, utilizando processos, automação e sistema próprio customizado e integrado.

“Somos uma empresa flexível, o que é fundamental para atender o mercado, que está em constante transformação”, disse.

 

Manhattan Associates

A Manhattan Associates (Fone: 0800 5914021) atua em cinco grandes áreas: WMS, TMS, gestão de estoques, omnichannel e PDV, tendo como clientes Pão de Açúcar e Via Varejo, entre outros. “Nossa mais recente novidade é que aplicamos inteligência artificial e machine learning em todos os nossos produtos”, ressaltou Marco Beczkowski, diretor de customer success.

Um dos destaques da empresa é o Manhattan Active Omni, portfólio abrangente de soluções e serviços que proporciona o comando de todos os aspectos das operações omnichannel, na sede ou na loja. Com ele, todos da equipe têm a mesma visão holística dos clientes e de suas transações, independentemente do canal, com gestão de caso integrada, monitoramento de mídias sociais e recursos de comunicação. Como as soluções Omni nascem na nuvem, o usuário tem acesso aos novos recursos assim que eles ficam disponíveis, com escalonamento automatizado para pico de demanda. “Estamos trazendo o conceito de lucratividade com omnichannell, com um sistema que ajuda a gerir os estoques”, contou.

Beczkowski apresentou duas palestras na Expo.Logística, uma mostrando como o Brasil pode aprender com os erros de omnichannel de outros países e outra apresentando as ferramentas necessárias para o sistema de gestão de pedidos (OMS) para execução do omnichannel.

 

Veja mais “Fórum Internacional de Supply Chain e Expo.Logística”, Startups, na revista Logweb Digital número 23.  www.logweb.com.br

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