A parceria de trabalho de quatros anos entre a Mundial (Fone: 11 2489.3000) e a Pepsico resultou em mais um negócio para ambas as empresas. Os planos de expansão da Pepsico no Nordeste culminaram com a criação do Projeto Mix Center, implantado na região, que terá toda a logística desenvolvida pela Mundial.
“A companhia presta atendimento para Pepsico há alguns anos e, devido ao nosso atendimento de alta performance, fomos escolhidos para este importante trabalho de centralizar o estoque para melhor administração e gestão logística, fazendo com que a Pepsico tenha o incremento de vendas aliado à diminuição de custos operacionais”, explica Mounir Kamal Ghobrial, diretor de operações da Mundial.
Por meio de concorrência realizada via edital, a companhia apresentou as melhores condições comerciais, contando, inclusive, com localização privilegiada e a infraestrutura local, fatores determinantes para que fosse escolhida para gerenciar o projeto seguindo as estratégias da Pepsico. “Em nosso projeto inicial tivemos o cuidado de garantir as normas exigidas pelo departamento de Qualidade Pepsico com relação à estrutura do armazém e, também, na questão de treinamento dos nossos funcionários”, avalia Ghobrial.
O Projeto Mix Center já está em atividade na filial da Mundial em Recife, PE, que, além de centralizar o estoque, também administra toda operação, desde o recebimento, conferência, triagem, expedição e armazenagem de uma gama de variadas linhas de produtos, como Elma Chips, Coqueiro, Amacoco, Toddy e Lucky.
Alocado na base da Mundial na cidade, o Projeto tem estrutura dedicada à Pepsico, com 4.000 posições/paletes e 1.000 m² para armazenagem blocada. Uma parte do centro também foi reformulada para receber a equipe administrativa da Pepsico. Para atender essa demanda, outros 1.000 m² de área administrativa foram disponibilizados no local.
A logística envolvendo os produtos da Pepsico segue normas e trajeto específicos.
O recebimento no centro é diário, feito por meio de carretas provenientes das plantas Pepsico. No Mix Center é efetuando todo trabalho de recebimento e conferência, além da montagem dos paletes por quantidades e tipo de produtos, seguindo as normas Pepsico. Após este trabalho, é feito o endereçamento físico e sistêmico do material através do sistema de gestão WMS.
Devido ao alto giro diário de entrada e saída de caixas, um inventário semanal e batimento de estoque por meio de um sistema de gestão e equipe operacional são realizados para garantir a segurança e observar se os trabalhos estão sendo feitos da maneira correta. “Temos um sistema de gerenciamento de estoque (WMS) com coletores de controle de entrada e saída que nos garante um domínio apurado de nossas atividades e alto índice de fiscalização de estoque. Também estamos alinhados com o cliente sobre a estratégia de crescimento da empresa nos próximos anos, o que garante tranquilidade para a equipe de vendas atingir sua meta”, explica Ghobrial.
Para que o Projeto Mix Center atingisse o sucesso esperado, com a Mundial atendendo à demanda prevista em 2 milhões de caixas de produtos/mês, foram investidos mais de R$ 2 milhões na contratação de pessoal e implementação de tecnologia, por meio do sistema WMS e coletores de código de barras.
Toda a infraestrutura, totalmente adaptada para viabilizar o funcionamento da área administrativa e comercial da Pepsico na base da Mundial, busca aprimorar o nível de serviço realizado, dar maior agilidade à distribuição de produtos, menor lead time e facilitar o gerenciamento de todo o processo.
A Mundial também se prepara para outros investimentos. O enfoque agora é avançar os trabalhos já realizados pela empresa nos segmentos de telefonia, eletrônico e farmacêutico, além de alimentos e bebidas.









