Facebook Twitter Linkedin Instagram
Editorial 7 de novembro de 2019

RDC 304 dá o tom no transporte farmacêutico

A nossa já tradicional reportagem sobre a logística no segmento farmacêutico encontrou, nesta edição, um tom comum às transportadoras e aos embarcadores: os impactos da RDC 304, Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, aprovada em setembro último e que visa a estabelecer os requisitos de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e de Boas Práticas de Transporte de Medicamentos.

De um lado, o representante do SETCESP, em nossa entrevista sobre o transporte neste segmento, é bem claro: “não podemos arcar com os custos que esta regulamentação imposta traz ao setor de transporte de medicamentos – o repasse destes será inevitável”. Afinal, a nova regulamentação impõe uma série de obrigações que, ao implicarem em investimentos pesados, obviamente, vai encarecer tanto o transporte quanto a armazenagem dos medicamentos.

Do outro lado, no caso dos embarcadores, e dependendo de sua atividade, a nova regulamentação é bem-vinda, no sentido de trazer ainda mais melhorias para o segmento. Cabe ao leitor acompanhar toda esta polêmica nesta edição especial.

Que contém, ainda, uma ampla cobertura das feiras Movimat e Fenatran, realizadas em outubro último em São Paulo, SP. Damos destaque aos lançamentos realizados, bem como aos negócios fechados e ao que foi mostrado.

E podemos constatar: o grande destaque dos dois eventos foi a tecnologia, tanto no gerenciamento das frotas e dos negócios logísticos como um todo, incluindo até os pneus, quanto a embarcada nos caminhões e outros veículos comerciais. E também nas empilhadeiras.

Ainda neste número de Logweb, foco nos novos tipos de paletes padronizados: o já amplamente utilizado PBR, em versão recentemente atualizada, e o novo PNG, ou Palete Nova Geração, com similaridade ao PBR. Novas oportunidades de melhoria do fluxo logístico, independentemente do ramo da atividade da empresa.

E já que falamos em TI na logística, não podemos deixar de apontar a matéria que trata da telemetria, aplicada ao monitoramento do transporte de cargas e para promover a segurança, com exemplos de empresas de transporte e distribuidora de combustível que já aderiram a ela.

E tem mais, mais matérias, cases e outras informações que, certamente, em muito auxiliam o profissional do setor. Aproveite.

 

Os editores

 

 

Newsletter
Cadastre-se aqui


Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
Toyota
Retrak
JLL
Manufacturing Summit Brazil