Facebook Twitter Linkedin
Caminhões 13 de junho de 2018

Scania comemora 1.500 programas de manutenção flexível ativados

Apenas oito meses após seu lançamento, a Scania alcançou a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível, que vem revolucionando o jeito de oferecer serviços no mercado de caminhões. O novo plano permite até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte. Meta para 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas dentre todos os programas de manutenção comercializados pela marca.

A Scania, marca líder na transição para um transporte sustentável, prioriza o desenvolvimento de soluções de serviços mais eficientes. A fabricante foi a primeira a lançar um “acordo de manutenção”, em 1994, no mercado. “E, desde outubro de 2017, estamos revolucionando o mercado mais uma vez”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “As vantagens são insuperáveis. A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso.”

Por essa razão, esse serviço com uso inteligente de dados é algo inédito no mercado nacional. A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas. Com quase um ano e meio de operação, a Scania já chega a marca de mais de 9 mil veículos conectados em todo o Brasil.

O novo sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.

Outro dos grandes diferenciais da Manutenção com Planos Flexíveis em relação aos programas tradicionais é saber o momento exato da parada preventiva, assim como tudo o que é necessário para a revisão conforme a operação de cada caminhão. Com essa antecipação, as manutenções passam a acontecer no momento correto.

A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania mundialmente. A arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia determinadas, e torna o pagamento mais dinâmico conforme a operação. Os veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services, também lançado em outubro. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão.

“Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Souza.

Cliente planeja economizar R$ 1 milhão por ano

A Cordenonsi Gestão de Cargas, de Xaxim (SC), tem uma relação antiga e de verdadeira parceria com a Scania. Foi da marca o primeiro cavalo mecânico comprado, um T 112 modelo 1991. Entre 2017 e 2018, a transportadora de cargas frigorificadas e secas comprou mais 40 Scania. São cinco modelos R 450, com motor de nova geração, e 35 do R 440, o caminhão mais vendido do Brasil. Atualmente, a frota da empresa conta com 90 pesados da fabricante sueca.

Em 2017, a parceria entre as empresas deu um salto com a chegada dos Serviços Conectados e da Manutenção com Planos Flexíveis. Soluções que vão ao encontro da essência da Cordenonsi: a manutenção preventiva. “Os planos flexíveis são uma revolução. A partir de agora só comprarei caminhão com esta modalidade”, diz Felipe Cordenonsi, gerente corporativo de Operações.

Nos Serviços Conectados, o pacote Análise, grátis por 10 anos, traz proventos eficientes. “Uma das benesses é conhecer o comportamento da frota com relatórios semanais. Analiso consumo, tempo parado com o motor ligado, quanto o veículo rodou e como utilizou a faixa econômica. Assim, ajo de modo proativo com a equipe para que o caminhão seja o mais rentável possível.”

Segundo o gerente, antes dos Serviços Conectados a equipe de gestão de frota precisava esperar que o motorista terminasse todo o ciclo da viagem para apenas na volta calcular a média de consumo e o quanto o frete foi rentável. “Esse processo lento é passado. Com o relatório semanal ligo para o motorista para a correção já durante a viagem.”

Com a compra dos veículos de 450cv e motor da nova geração Scania, e após os comprovados resultados do Análise, a Cordenonsi adquiriu o pacote Desempenho da conectividade. Escolheu experimentar em 10 caminhões – cinco R 450 e cinco R 440 – o pacote que tem custo, por ser mais completo. “O relatório de acompanhamento é individual por veículo e em tempo real. Portanto, consigo ligar na mesma hora, mantendo a segurança do motorista, quando algo saiu da ordem econômica de direção. É um avanço surpreendente, que está gerando mais rentabilidade.”

A Cordenonsi registra benefícios convincentes após cinco meses com a Manutenção Scania com Planos Flexíveis. São 48 caminhões ativos, sendo os 40 comprados recentemente e outros oito seminovos. “Quando ouvi o que ela promete, quis adquirir. A transformação na frota foi imediata. De fato, o caminhão só vai para a manutenção quando ele avisa e precisa. Já reduzimos em 50% as paradas. A Scania e a Cavese, concessionária local, nos informam com precisão a data para uma programação antecipada. A previsibilidade reduz custos”. Segundo o gerente, foi eliminada a perda de tempo e de combustível com deslocamento do caminhão até a concessionária local apenas para consertos. “Agora, posso aproveitar a viagem para fazer a manutenção em qualquer casa da marca. Isso representa mais disponibilidade e ganho real”, diz. Felipe Cordenonsi também elogia o modo de pagamento. “É muito fácil entender a cobrança. É calculado em detalhes o km rodado e a média de consumo. A fatura se molda ao veículo. Se mudar o tipo de operação, o plano se adapta automaticamente. É fantástico.”

Outro serviço Scania adquirido foi o Driver Service “Vamos ter o treinamento para os motoristas que dirigem os novos R 450, e também o Driver Coaching. Ou seja, a Master Driver da Cavese dará a formação e vai acompanha-los periodicamente. Percebemos que o condutor ao longo do tempo vai voltando aos velhos hábitos, por isso a importância da atualização constante.”

Há ainda a atuação de um mecânico da Cavese na própria estrutura da empresa na gestão compartilhada da oficina. A Cordenonsi já colhe os resultados. “O principal é o ganho de tempo real. Não preciso mais ter desperdícios de diesel levando o caminhão apenas para a manutenção na concessionária local. E, o profissional Scania conhece muito bem o produto, que precisa atender rapidamente nosso cliente”, conta o gerente.

A visão madura do empresário sobre a importância de serviços permite planos ousados para o futuro. “Estou investindo bastante em serviços para crescer 15% nos próximos cinco anos. Tenho clara a visão do resultado operacional melhor, de mais economia aliada a produtividade”, revela. “Contratamos praticamente todos os benefícios dos Serviços Scania. Em razão disso, projeto economizar, em toda a minha operação, R$ 1 milhão por ano, no mínimo”, conclui Cordenonsi.

Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Top do Transporte
Maplink Toyota
GLP
Retrak
Paletrans
Alphaquip
Assine a Revista Logweb
Assine a Revista Logweb
Top do Transporte